Os telejornais terão recursos de realidade aumentada para visualização dos gráficos.
O Jornal da Globo, o Jornal Hoje e o Hora 1, telejornais da Globo apresentados da redação da Globo em São Paulo, ganharão novos cenários a partir desta terça-feira (12).
A estreia acontece na noite de terça com o Jornal da Globo, apresentado por Renata Lo Prete. Na quarta-feira (13), estreiam o novo cenário do Hora 1, com Roberto Kovalick, e do Jornal Hoje, com Cesar Tralli.
Uma grande tela de LED curva e transparente é o destaque desta mudança, trazendo novas possibilidades com uso de artes, mapas e grafismos ainda mais vívidos e realistas, além de maior interação dos apresentadores com as imagens. A tecnologia é inédita no jornalismo da Globo e vai contar com recursos de realidade aumentada para visualização dos gráficos.
O telão de LED de 15 metros de largura por 2,7 metros de altura poderá ser completamente utilizado para exibir vídeos e imagens. Os telejornais seguem com sua identidade visual própria e um jogo de luzes e projeções diferencia cada um deles.
Primeiro telejornal do dia, o "Hora Um" informa os acontecimentos mais importantes do Brasil e do mundo para um público que acorda cedo para trabalhar. Com apresentação de Roberto Kovalick, direto de São Paulo, o telejornal tem foco na prestação se serviço, mostrando imagens ao vivo do trânsito nas grandes cidades, o funcionamento dos aeroportos e a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil.
O "Jornal Hoje" foi criado em 1971 e o objetivo, inicial, era ser uma revista eletrônica voltada para as mulheres. Dez anos depois, o noticioso tornou-se uma espécie de “Jornal Nacional do horário do almoço”, com espaço para comportamento, artes e espetáculos. Em 2015, investiu-se em um formato com ainda mais hard news, reduzindo quadros e séries. Atualmente é ancorado por César Tralli.
Apresentado por Renata Lo Prete diretamente de São Paulo, o "Jornal da Globo" é o último noticiário da grade da Globo, e vai ao ar por volta de 00h, dependendo da programação do dia. Ele amarra o que houve de mais importante no Brasil e no mundo e confere olhar analítico aos assuntos em pauta, principalmente os que dizem respeito à política e economia.