O Planeta TV

Jogos e TV: confira quais passatempos ganharam as telas do Brasil

por Redação, em 18/05/2023

Jogos e TV: confira quais passatempos ganharam as telas do Brasil

O que a televisão e os jogos têm em comum? A resposta é fácil: o entretenimento. Deixando de lado as notícias, os demais programas televisivos são desenvolvidos para oferecer diversão aos telespectadores, seja uma novela, um reality show ou uma atração de auditório.

E por falar nessa categoria, os programas de auditório são uma instituição da televisão brasileira. Um bom exemplo disso é o “eterno” Programa Silvio Santos”, no ar desde 1963, o show é comandado pelo Homem do Baú, Silvio Santos, e leva muita diversão aos fãs do SBT. Outro clássico foi o “Cassino do Chacrinha”, que fez muito sucesso na TV Globo nos anos 80.

Para manter a audiência ligada, essas atrações apostam na diversidade de quadros. Na escala estão entrevistas com convidados, apresentações musicais e competições. Muitas dessas disputas são inspiradas ou, até mesmo, inteiramente baseadas em jogos tradicionais, como o Jogo da Memória.

A seguir, listamos os jogos mais famosos presentes nos shows de auditório:

Em queda “quase” livre

No horário da tarde, os programas da televisão aberta apostam em diversos jogos e gincanas para manter o público entretido. Dentro dos vários títulos apresentados está o Plinko, que não era anunciado por seu nome original, mas que oferecia momentos de entretenimento e diversão.

O jogo é simples e consiste em uma placa vertical com diversas fileiras de pinos, que juntos desenham o formato de uma pirâmide, na base do triângulo está uma fileira de caixas com prêmios e bônus. Cada rodada consiste em deixar uma bolinha cair do topo da placa; o objeto vai descendo, chocando contra os pinos e mudando constantemente de direção, até aterrizar em uma das caixas.

Na televisão, o jogo ganhou destaque no SBT. O quadro chamado “Jogo das Fichas”, apresentado por Silvio Santos, era, na verdade, um grande tabuleiro de Plinko na TV aberta. Na dinâmica, um participante subia ao palco e tinha que girar quatro dados com valores em reais; em seguida, subia até o topo do tabuleiro e deixava cair três fichas; se acertasse as três nas caixas centrais, levaria a somatória do valor dos dados.

Mas não parou por aí…o jogo plinko também ganhou grande apelo na internet. Por meio de plataformas especializadas, a brincadeira se tornou uma das mais procuradas no segmento dos iGaming. A dinâmica na web é similar à vida real, com a diferença que o jogador faz uma aposta e as caixas de prêmios são multiplicadores, se a jogada terminar bem o valor apostado será multiplicado.

Memorizar para ganhar

O Jogo da Memória é um clássico. Seja com figuras ou com números, o desafio de memorizar a localização de cada objeto e, em seguida, indicar onde estão os pares é um passatempo muito divertido.

Exatamente por isso, o Programa Fantasia, um clássico de verão do SBT, apostava nesse quadro para prender a atenção dos espectadores. A dinâmica é a mesma do game no mundo real, a única diferença é que o participante é um telespectador que está jogando pelo telefone. No palco, os apresentadores mostram um painel com as imagens, algum tempo depois, as figuras são tapadas e o jogador deve indicar onde estão os pares.

Vale dizer que o título é outro dos que ganhou um sem-fim de versões na internet. É possível encontrar diversos modos diferentes, além de contar com muitas temáticas, algumas para adultos e outras para crianças. Até mesmo o Google tem o seu próprio jogo da memória para entreter os usuários do buscador.

Falando claro

Nos Estados Unidos, o “Password” (Senha, em tradução direta), fez muito sucesso e deu origem a um programa de televisão de mesmo nome, e que foi reproduzido em diferentes canais de TV brasileiros. O jogo em si é simples, são duas duplas de jogadores, o primeiro recebe uma palavra secreta e dizendo apenas uma palavra relacionada com a primeira deve dar dicas para o seu parceiro acertar e somar pontos.

Na TV brasileira, o Mega Senha foi o programa que melhor reproduziu o game. O show comandado por Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV! recebe participantes anônimos e também famosos, que disputam o prêmio final, que pode chegar a R$ 1 milhão.

Além de tentar acertar as palavras, os telespectadores também são brindados com algumas “pérolas” dos participantes, que por vezes fazem relações inusitadas ou com respostas totalmente fora de lugar. É um clássico que arranca risadas de todo mundo.

Esses são três dos games mais jogados na televisão brasileira. Ao buscar a emoção e diversão dessas modalidades, os programas de auditório apostam nessa dose dupla de entretenimento para conquistar pontos na audiência e notoriedade junto ao público.


Deixe o seu comentário