"Ainda Estou Aqui" vence o Prêmio Platino de Melhor Filme na Espanha

Longa brasileiro recebe as estatuetas de melhor filme ibero-americano, melhor atriz e melhor direção na 12ª edição da premiação.

Publicidade
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ainda Estou Aqui segue arrebatando prêmios ao longo do mundo. Neste domingo (27) foi a vez de sair com três premiações na 12ª edição dos Prêmios Platino, que acontece em Madri, na Espanha e homenageia as melhores produções da América Latina, Espanha e Portugal.

O produtor do filme, Rodrigo Teixeira, subiu ao palco para receber a estatueta. Rodrigo discursou em espanhol e enalteceu o elenco e a equipe responsável pelo primeiro filme original Globoplay.

"Muito obrigado, é uma honra muito grande levar esse prêmio para o Brasil. Quero agradecer a distribuidora Vertigo aqui na Espanha, que fez um trabalho incrível, quero agradecer muito a Maria Carlota, que produziu esse filme comigo, quero agradecer a todo elenco, Fernanda, Selton, Valentina, a Video Filmes. E quero dizer que é muito importante que nós, latino-americanos e ibero-americanos, trabalhemos em conjunto, para tratarmos melhor onde estamos, porque nosso cinema, nossa televisão, é grande e muito maior do que, por exemplo, as pessoas do Estados Unidos pensam. Então, isso é um prêmio para todos os países latino-americanos, não só para o Brasil, porque nós todos trabalhamos muito para ganhar prêmios como este. Do cinema do México ou Uruguai, merecem sempre estar ganhando prêmios porque fazem cinema e televisão de alto nível. E, por último, esse prêmio não existira se não fosse a pessoa e a generosidade de Walter Salles, que é um professor a quem devo muito, o cinema latino-americano também. Essa é uma nova onda do cinema latino-americano, guardem isso! Boa noite!"

Ainda Estou Aqui foi indicado a três troféus dos Prêmios Platino. Esta é a primeira premiação após a realização do Oscar, no último dia 2 de março, que rendeu a estatueta dourada de Melhor Filme Internacional ao Brasil. Ao todo, o filme Original Globoplay foi indicado a 3 categorias: Melhor Diretor, com Walter Salles; Melhor Atriz, com Fernanda Torres; e Melhor Filme Ibero-Americano.

Outros brasileiros

Entre as outras obras brasileiras indicadas ao Prêmios Platino 2025, a minissérie “Senna” venceu na categoria melhor criador de série. A estatueta foi para os criadores Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patricia Andrade.

"Senna" e outra produção brasileira, "Cidade de Deus: A Luta Não Para", também receberam indicações para melhor minissérie ou série cinematográfica, mas o prêmio ficou com a colombiana "Cem Anos de Solidão".

Gabriel Leone, que interpretou Ayrton Senna na produção lançada em 2024, e Alexandre Rodrigues, o Buscapé de "Cidade de Deus", concorreram como melhor ator em série ou minissérie, mas a estatueta também ficou com "Cem Anos de Solidão" - o vencedor foi Claudio Cataño.

Já Andréia Horta foi indicada como melhor atriz em série ou minissérie por “Cidade de Deus: A Luta Não Para” - o prêmio ficou com Candela Peña, da minissérie espanhola “O Caso Asunta”.

Outra obra brasileira indicada ao Prêmio Platino foi "Arca de Noé", coprodução Globo Filmes e Telecine, como melhor filme de animação. A vitória na categoria ficou com "Mariposas Negras", uma coprodução espanhola e panamenha.

Premiações

Ainda Estou Aqui repercutiu internacionalmente, ao ser selecionado para mais de 50 festivais e 26 premiações no Brasil e no mundo. A trajetória de sucesso iniciou com seu lançamento oficial no Festival de Veneza, em setembro de 2024, quando recebeu o prêmio de Melhor Roteiro.

Na temporada de premiações, a película também foi vencedora do Goya de Melhor Filme Ibero-Americano e 6 prêmios do Gold Derby Awards, um dos principais sites de crítica norte-americana. Fernanda Torres, por sua atuação na produção, também faturou o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz em Drama.

No Oscar, o longa de Walter Salles foi indicado a três categorias - Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional -, mas acabou vencendo somente nesta última. Os outros dois prêmios foram conquistados por Anora.

Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!