O Planeta TV

Íris Abravanel aborda o bullying em "As Aventuras de Poliana"

A autora repete tema de suas novelas anteriores.

por Redação, em 24/07/2019

Foto: Lourival Ribeiro/ SBT

Interada nas questões presentes na vida de jovens e adolescentes, a novela As Aventuras de Poliana irá explorar o temabullying em seu enredo. Na trama o assunto é abordado  através dos personagens Luigi (Enzo Krieger) e Bento (Davi Campolongo), que sofrem maldades nas mãos de Hugo (Henry Fiuka) e Eric (Lucas Burgatti) devido aos seus medos e dificuldades. Luigi é frequentemente amedrontado pelos “valentões” que praticam agressões físicas e verbais, além de humilhações constantes  com a criação de inúmeros apelidos maldosos para o menino. Já Bento irá passar por um episódio traumático onde será exposto ao seu maior medo: o escuro. No capítulo 306, que será exibido na próxima quarta-feira (17), Hugo e Eric irão descobrir a fraqueza do menino e tranca-lo na rádio da escola com as luzes apagadas, deixando Bento em estado de pânico. A ação dos meninos trará consequências, e a diretora Ruth (Myrian Rios) irá esclarecer que não permitirá mais atitudes desse tipo no colégio, iniciando assim uma movimentação Antibullying.

O tema bullying é recorrente nas tramas de Íris Abravanel, e já foi tratado em outras novelas como “Carrossel” e“Chiquititas”. Segundo relatório da ONU sobre o assunto, metade das crianças e jovens do mundo já sofreram por essa prática, e tanto as vítimas quanto os perpetuadores desse tipo de violência na infância sofrem em termos de desenvolvimento pessoal, educação e saúde, com efeitos e consequências negativas que podem persistir até a vida adulta. Tendo conhecimento do potencial de alcance da novela, que atinge diversas famílias no Brasil, a autora se preocupa em desempenhar seu papel de responsabilidade social ao abordar questões presentes na vida escolar de milhões de crianças e adolescentes em todo o país.  

Foto: Lourival Ribeiro/ SBT

Nos próximos capítulos do enredo, o tema será intensificado com a criação do “Esquadrão Antibulliyng”, que se fará necessário após Luigi sofrer diversos ataques ofensivos que irão afetar a vida pessoal e autoestima do menino. Desse modo, Poliana e seus amigos iniciam uma campanha em repúdio a prática do bullying, e sugerem iniciativas para o grêmio e a diretoria da escola, que acabam abraçando a causa. Dentro da proposta dos alunos ocorrerão apresentações de dança, teatro e música que incentivam o amor, o perdão, a compaixão e o respeito ao próximo, valores dos quais  Íris Abravanel e a equipe de teledramaturgia do SBT visam transmitir através da novela.

“As Aventuras de Poliana” é exibida de segunda a sexta às 20h50 no SBT


Deixe o seu comentário