O Planeta TV

Globo Repórter: O que fazer quando a memória começa a falhar?

Isabela Assumpção em reportagem especial.

por Redação, em 01/08/2019

<strong>Isabela Assumpção. Foto: TV Globo</strong>

Esquecer senhas, nomes, rostos e fatos corriqueiros do dia a dia. Quem nunca passou por isso? Geralmente associados ao envelhecimento, os problemas de memória atingem cada vez mais os jovens e até as crianças. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 2, mostra alternativas que estão sendo adotadas para combater ou minimizar este déficit nos seus mais variados estágios e em pessoas de todas as idades. 

A ansiedade, a pressão e a agitação do mundo contemporâneo e o excesso de informação e estímulos são responsáveis muitas vezes pelo famoso “branco” que atinge muitos estudantes na hora da prova. A repórter Isabela Assumpção visita uma escola em São Paulo que adotou a meditação como suporte. “Mais tranquila, a pessoa tem melhores condições de ativar a memória. É evidente que isso não funciona só com jovens. Assim, temos uma nova possibilidade de melhora para quem sofre com problemas de memória”, explica Isabela.

O programa mostra alimentos que ajudam e que atrapalham a memória e lembra que exercícios físicos são considerados um grande elixir cerebral em qualquer idade, principalmente depois dos 60 anos. Além de fatores externos, a memória é afetada diretamente pela relevância emocional dos acontecimentos da vida. A emoção é a porta de entrada para a fixação de lembranças. Histórias e vivências dolorosas ou marcantes são difíceis de esquecer mesmo muito tempo depois de terem ocorrido porque são melhor armazenadas pelo cérebro

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 2, depois da novela ‘A Dona do Pedaço’.


Deixe o seu comentário