O Planeta TV

Globo nega plágio em O Outro Lado do Paraíso

Trama de Gloria Pires remete à melodrama francês.

por Redação, em 07/11/2017

(Foto: Reprodução/Globo)

No capítulo de ontem (06), o público de O Outro Lado do Paraíso assistiu à "falsa morte" de Elizabeth, mais um desdobramento da trama de Gloria Pires que remete ao melodrama francês Madame X, escrito para o teatro por Alexandre Bisson, em 1908, e adaptado várias vezes para o cinema.

Assim como na adaptação mais famosa da história, o filme protagonizado por Lana Turner em 1966, Beth é casada com um homem com aspirações políticas que fica ausente durante muito tempo, período em que ela se encanta por outro homem. Quando o amante morre acidentalmente, Beth é chantageada pelo sogro (papel de Juca de Oliveira) para forjar a própria morte e abandonar marido e filha; no filme, a sogra é a chantagista e a protagonista é mãe de um menino. Outra similaridade é que a personagem do longa também simula a própria morte em um passeio de barco.

A TV Globo negou o plágio, em nota enviada ao jornalista Maurício Stycer (UOL). “A novela é produzida com base nas criações originais realizadas sob encomenda da TV Globo aos seus contratados. Como em toda obra, eventualmente podem existir referências comuns ao universo dramatúrgico”, argumentou a emissora.


Deixe o seu comentário