Globo muda programação e cancela exibição de O Rei do Gado nos dias de disputas de jogos da Seleção Brasileira .
A Globo surpreendeu suas afiliadas no final da tarde desta terça (22) com o anúncio de várias modificações em sua programação nos próximos dias. A emissora decidiu evitar voltar atrás em seu planejamento incial e cancelou a exibição de O Rei do Gado nos jogos em que a Seleção Brasileira foi disputar na faixa das 16h, em uma movimentação para tentar evitar um vexame histórico no seu principal horário de teledramaturgia, que é ocupado atualmente por Travessia. Com isso, o Vale a Pena Ver de Novo não será exibido em duas ocasiões, nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro.
De acordo com informações do TV Pop, a emissora alerta em um comunicado aos seus canais afiliados sobre o cancelamento da reprise. O horário em que a novela vai ao ar, será preenchido com uma cobertura especial do desempenho da seleção brasileira nos jogos, com a apresentação de Galvão Bueno. Com a duração de 35 minutos, o narrador fará análises dos jogos e mostrará entrevistas com os jogadores, além de fazer um giro de repórteres com imagens da torcida no Catar e em cidades do Brasil.
A Globo inicialmente planejava utilizar a reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa para manter a audiência que seria herdada dos jogos, para manter a atenção do público masculino, que não costuma acompanhar as novelas do Vale a Pena Ver de Novo, porém, a emissora não imaginava que a reprise poderia ultrapassar os índices que Travessia vem apresentando no horário das 21h. Havia uma expectativa de que a trama de Gloria Perez pudesse reagir durante o período da Copa do Mundo, recebendo do efeito cascata que disparou a audiência da grande maioria dos programas do canal. Porém, isso não ocorreu.
Os índices de Travessia não foi beneficiado com o aumento na audiência da emissora, como continuou apresentando resultados inferiores que o Jornal Nacional. Diante desse cenário, a diretora de programação da Globo decidiu evitar que a principal novela do horário nobre tivesse menos ibope que a reprise de uma trama exibida originalmente em 1996.
Uma eventual derrota de Travessia para O Rei do Gado se tornaria motivo de piadas dentro e fora da emissora. Para os executivos, derrotas do horário mais nobre da dramaturgia nacional são aceitáveis para o Jornal Nacional ou para novelas inéditas de outros horários, não para uma reprise do Vale a Pena Ver de Novo.