O Planeta TV

Fim de "Cara e Coragem" deixa Claudia Di Moura, intérprete de Martha Gusmão, impactada

A atriz celebra a trama da família Gusmão: 'Traz o povo preto para um lugar de soberania'; saiba como será o fim de Martha na novela das 7!

por Micael Constantino, em 28/12/2022

Fim de "Cara e Coragem" deixa Claudia Di Moura, intérprete de Martha Gusmão, impactada

Emoções à flor da pele nas semanas finais de "Cara e Coragem"! Enquanto a trama se desenrola para seu fim e aguça a expectativa do público, o elenco já começa a sentir saudades do trabalho e da convivência nos bastidores.

É o caso de Claudia Di Moura, que viveu um novo desafio ao interpretar a poderosa Martha, mãe de Clarice (Taís Araujo) e Leonardo (Ícaro Silva). A matriarca da rica família Gusmão é dona de si, vive sua vida independentemente dos filhos e sabe o quer - características que refletem um avanço na construção de personagens negros, de acordo com a atriz:

"A Martha, sem sombra de dúvidas, é um personagem icônico na minha carreira. Exigiu de mim um outro lugar na atuação (...). Ela representa mais um avanço na construção das personagens do povo preto. É uma mulher que está a serviço dos seus desejos, não está nem a serviço dos seus filhos, é uma mulher livre", analisa, em entrevista ao gshow.

"A família Gusmão traz o povo preto para um lugar de soberania, de potência." Claudia Di Moura

Com as gravações encerradas, resta a Claudia aplacar a ansiedade de ver na tela o resultado do trabalho. Na história, Martha dá a volta por cima e termina muito bem acompanhada, vivendo um romance ao lado de um novo personagem, interpretado pelo cantor Jamelão Netto, neto de Jamelão, em participação especial.

Mas e quanto ao final de Clarice, Leo e companhia, hein? A artista prefere guardar segredo, mas acaba soltando alguns spoilers de leve:

"Interpretar essa matriarca foi um grande desafio na minha carreira. Me proporcionou várias emoções, tem várias camadas. É uma trajetória de perdas. Ela surgiu já viúva, depois de perder o marido de uma forma super estranha e misteriosa. Aí perde a filha, perde outras pessoas da família – não posso dar spoiler (...) A Martha é uma mulher que não tem fim, apenas vai continuar a trajetória dela livre, curtindo a vida, curtindo a vinícola, brilhando com a filha, vendo a filha casar com o homem que ama."

"O fim da novela causou um impacto profundo em mim."

Não à toa, Claudia Di Moura faz questão de ressaltar a gratidão que sente por esse trabalho:

"O resultado é muito gratificante, porque é um avanço na construção dos artistas negros nesse país. Sair desse lugar da subserviência, de estar a serviço do alívio cômico... estou bem gratificada. É uma novela que precisa entrar pra história, e espero que outras personagens estejam sendo escritas também pelo povo preto, dentro da nossa narrativa, pra que a gente continue mostrando a nossa soberania.


Deixe o seu comentário