O Planeta TV

Figurino e caracterização de ‘Verdades Secretas II’: a moda em seu universo

A obra está disponível no GloboPlay.

por Redação, em 26/10/2021

Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

O visual ousado da novela Original Globoplay ‘Verdades Secretas II’ apresenta-se em diversos elementos que compõem a obra. Com uma forte linguagem de moda e uma grande liberdade estética, os personagens usam looks que carregam sensualidade, atemporalidade e que, por vezes, não fazem distinção de gênero. A monocromia está presente em boa parte das composições do figurino que criam a identidade de cada um – algumas mais realistas, outras nem tanto. Na paleta de cores escolhida pela direção de arte, cinza e preto predominam, mas também aparecem tons de marrom, vermelho e metálico. “De modo geral, a novela possui uma estética mais dark, sexual e atemporal. Nós usamos a expressão ‘neon noir’ para definir esse caminho que tomamos”, explica a figurinista Mariana Sued.

A passagem de tempo na narrativa – seis anos após a primeira temporada – introduz mudanças marcantes tanto na caracterização, quanto no figurino de alguns personagens, como Giovanna (Agatha Moreira) e Visky (Rainer Cadete), que tiveram transformações impactantes. A filha de Pia (Guilhermina Guinle) e Alex (Rodrigo Lombardi) chega com um novo corte de cabelo, bem curto e platinado. “A Giovanna vem quase como uma personagem de desenho japonês. Ela traz essa proposta moderna, irreverente e agressiva. Isso até complementa a personalidade contestadora, que gostar de causar”, comenta Marcelo Dias, que assina a caracterização junto com Carla Biriba. Já Rainer volta a dar vida ao booker, agora com cabelos azuis – mais modernos e atuais – e investe em itens de maquiagem como gloss, batom e glitter nos olhos.

Apesar de contemporânea, a beleza dos personagens tem um aspecto fantasioso e lúdico, bastante inspirada na noite, com muito brilho e cor. Esse traço se manifesta, principalmente, nos núcleos da agência e da casa noturna. Na nova temporada, Angel (Camila Queiroz) ganha um visual moderno e clássico, que não entrega sua sensualidade à primeira vista. Porém, em determinados momentos da trama, a protagonista vai despertar surpresas em relação à sua imagem. De volta ao ‘book rosa’, as perucas serão um diferencial que ajudarão a compor looks ousados para essas ocasiões, como se sua própria atitude se transformasse, dando vida a uma outra mulher.

Carla Biriba aposta na incorporação do brilho e das cores intensas no dia a dia. “Eu acho que vamos sair desse lugar de que só nos é permitido usar brilho e cores mais diferentes no carnaval e trazer essa coisa lúdica, que é uma delícia, para o nosso dia a dia, até para trabalhar. Quando a gente traz isso para o cotidiano numa cor, numa forma, acabamos alegrando o olhar do próximo. E quando vamos ver, já está todo mundo mais colorido, mais brilhoso. Eu acho que isso pode ser uma grande tendência de ‘Verdades Secretas II’”, pontua.

Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Como não poderiam faltar, os desfiles são eventos à parte na história. Nesses momentos de destaque na trama, a liberdade criativa alcança voos ainda mais altos. Estilistas brasileiros foram convidados a colaborar no processo de produção das roupas e sapatos para as apresentações. Entre eles, estão Rober Dognani, Koia, Mayara Bozzatto, Jal Vieira, Leandro Benites e a marca Bold Strap. Na ficção, é a estilista Betty quem assina as coleções, mas os designers convidados, responsáveis pelas peças, não vão deixar de estar presentes nas telas: eles podem aparecer nos bastidores dos eventos, como parte da equipe da personagem interpretada por Deborah Evelyn.

O primeiro desfile da trama, já disponível na plataforma, aposta no “peladismo”, um estilo em que há mais exposição do corpo nos looks, imprimindo o lado sexy que a obra propõe. Numa mistura de vinil com tule e náilon esportivo, as peças ganham transparência e volumes extremos. A aparência inesperada do visual é construída também pelos cabelos, que vêm com uma textura molhada, e nas maquiagens, todas pretas com destaques em roxo, azul e prateado. “Há uma evolução de onde a gente começou – no primeiro desfile – até o último. É lógico que nós estamos respeitando o DNA da Betty, que é quem faz os desfiles na trama, mas ao mesmo tempo, acrescentando coisas novas a cada evento. Está sendo legal ver essa transformação, de degrau a degrau”, analisa Dani Ueda, que assina o conceito de moda. Na cenografia do evento, o que chama atenção é a neve (projetada em um fundo de LED) e as árvores secas, que combinam com a coleção mágica do figurino. A inspiração para o cenário partiu do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, localizado na cidade de São Paulo. Seguindo a linha conceitual, outros desfiles da trama terão formato de performance, distanciando-se das apresentações convencionais.

Os shootings também são momentos que fazem parte do dia a dia da agência de Blanche (Maria de Medeiros) e, na história, vários modelos do casting participam de ensaios fotográficos usando peças que, em sua maioria, foram produzidas exclusivamente para a obra, assim como acontece nos desfiles. Os figurinos mostram uma quebra de padrões ao sair do tradicional com a liberdade de se encaixar em diferentes corpos. “Hoje estamos falando muito da moda no gender (sem gênero), algo que está acontecendo de verdade: uma roupa que é tanto para homem, quanto para mulher. Vamos falar bastante disso na nossa moda. Você olha e não distingue o que é de homem e o que é de mulher. Estamos fazendo peças que podem transitar”, destaca Ueda.

‘Verdades Secretas 2’ é uma novela original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, criada e escrita por Walcyr Carrasco, com Nelson Nadotti, Márcio Haiduck e Vinicius Vianna. A direção artística é de Amora Mautner, com direção de Isabella Gabaglia, Bruno Safadi, Fellipe Barbosa e Gabriela Amaral. A produção é de Barbara Monteiro e Isabel Ribeiro, e a direção de Gênero é de José Luiz Villamarim.

Sobre o Globoplay

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. O serviço reúne diversos conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só estão disponíveis online. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, GloboNews, Sportv 1, Sportv 2, Sportv 3, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Mais Na Tela, Megapix, Universal TV, Studio Univeral, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.

Com informações da Comunicação Globo


Deixe o seu comentário