O Planeta TV

Esquenta! comemora novidades com festa ao som de Zeca Pagodinho

A partir deste domingo, o programa será exibido em novo horário.

por Jeferson Cardoso, em 27/04/2013

Arlindo Cruz, Regina Casé e Zeca Pagodinho - Foto: TV Globo/ João Januário

A partir deste domingo, dia 28, o Esquenta! vai ficar na grade de programação da Globo até o fim de 2013. O programa, que, nos dois anos anteriores, entrou no ar de dezembro a abril, em sistema de temporada, também vai mudar de horário e passará a ser exibido após o ‘Temperatura Máxima’.

A mistura de ritmos, temas, personagens e culturas está na essência da atração comandada por Regina Casé. A apresentadora, que, no decorrer de sua carreira, percorreu o país fazendo de pessoas comuns os seus principais personagens, levou a sua marca para o auditório, promovendo encontros tão genuínos quanto inusitados. Esse é o grande diferencial da atração, segundo o diretor de núcleo, Guel Arraes. “O Esquenta é a perfeita tradução da Regina. Neste programa, ela usa toda a sua experiência de apresentadora e entrevistadora adquirida em trabalhos anteriores e faz, ao mesmo tempo, uma volta às suas origens, que é o teatro. Mistura de auditório, com show, com teatro, o programa é uma festa, mas vai além disso, tratando de assuntos relevantes com emoção e clareza”, define Guel.

Educação, inclusão, integração e diversão. Gente e assuntos distintos juntos e misturados, a cada edição, tornam o Esquenta! um programa único na atualidade. “Como tudo o que essa equipe vem fazendo desde o Programa Legal, o Esquenta vem revelando um Brasil que andava meio invisível na TV”, completa o diretor de núcleo.

"Nós recebemos esse convite da Globo de prolongar o programa desde a primeira temporada. Na segunda, estendemos para quatro meses. Nesta, passaríamos para seis, mas o público gosta do programa e essa decisão se impôs", comemora Regina Casé. A apresentadora adianta que a permanência nas tardes de domingo permitirá ao programa ampliar ainda mais a gama de assuntos em 2013: "Apesar de sempre ter sido muito diverso, acho que, agora, o programa, sem precisar abandonar a sua base, que é o samba, vai abraçar cada vez mais e mais gêneros musicais, festas e temas do ano todo no calendário. Ou seja: se isso é possível, o Esquenta! vai ter ainda mais diversidade.”

O papel do programa como promotor da integração do público com a cultura popular brasileira despertou o debate entre intelectuais, poetas, músicos e jornalistas. Personalidades como o cantor Caetano Veloso e o antropólogo Roberto Da Matta, que já estiveram no palco da atração, são fãs declarados. “Acho o programa importante, pois é uma coisa nova, muito brasileira. Abre um espaço na televisão para falarmos de coisas importantes dentro deste espírito carnavalesco, em uma situação agradável, onde todo mundo se diverte”, declarou Da Matta, estudioso das paixões nacionais, ao participar do Esquenta! em fevereiro deste ano.


Deixe o seu comentário