O Planeta TV

Entenda a história por trás de 'Rivaldo Pereira' em "Mar do Sertão"

José descobre quem tentou matá-lo no passado, mas essa pessoa tem o seu sangue; como ficará o destino do ex-vaqueiro de Canta Pedra?

por Micael Constantino, em 05/01/2023

Entenda a história por trás de 'Rivaldo Pereira' em "Mar do Sertão"

José (Sergio Guizé), também conhecido como Zé Paulino, sempre foi um homem corajoso, honrado e honesto. Noivo de Candoca (Isadora Cruz), ainda na juventude o ex-vaqueiro tinha o costume de enxergar o mundo com o coração – pelo menos antes de se envolver em um acidente que colocaria sua vida inteira de cabeça para baixo. 

A trama da novela das 6 começou com o amor do casal de protagonistas, Zé e Candoca (vivida por Isadora Cruz) sendo colocado à prova com as investidas de Tertulinho (Renato Góes), que se apaixonou pela filha da costureira quando o antigo vaqueiro e ela estavam prestes a se casar.

Os dois rapazes, que já não eram próximos, iniciaram uma rivalidade inflamada pelo amor a mesma mulher, onde Tertulinho estava disposto a roubar o coração de Candoca. E não mediria esforços para isso!

Até que o momento certo apareceu para Tertulinho...

Um temporal muito forte caiu durante uma viagem a trabalho de Zé Paulino e Tertulinho, e um deslizamento de terra fez com que o carro rolasse de uma ribanceira. Somente o filho do coronel Tertúlio (José de Abreu) conseguiu se salvar - era o que todos haviam pensado.

Zé Paulino, que ficou preso dentro do carro, caiu no lago e desapareceu, sendo dado como morto. O que ninguém fazia ideia, era que ele havia sido salvo por um pastor de cabras na beira de um rio.

Entre a vida e a morte, Zé Paulino recebeu os cuidados de Adamastor (Everaldo Pontes), até ter condições de ser transferido para um posto médico. Porém, como o vaqueiro não podia ficar sozinho, o pastor de cabras, que estava ajudando em seus cuidados, foi até Canta Pedra avisar a alguém sobre o estado de saúde de Zé Paulino. E é aí que entra Tertulinho!

O filho do coronel, que encontrou na morte de Zé uma oportunidade de se aproximar de Candoca, acabou dando de cara com Adamastor na estrada, e descobriu que seu rival no amor estava vivo.

Para impedir que outras pessoas soubessem, Tertulinho decidiu se apresentar como Rivaldo Pereira, suposto primo de Zé Paulino.

Com a ajuda de Vespertino (Thardelly Lima), o estudante de Direito falsificou uma certidão de nascimento, entrou no hospital se passando por parente do vaqueiro e não mediu as consequências dos seus atos: desligar os aparelhos que mantinham José vivo!

Mas o cabra era mais arretado do que o filho do coronel poderia imageinar e Zé Paulino sobreviveu.

Mais que isso: o cabra também enriqueceu, está bem?

Longe de Canta Pedra, Zé Paulino enriqueceu e fundou ao lado de seus acionistas a multinacional JM Chaddah, voltando à sua cidade natal dez anos depois como José Mendes. A essa altura, Tertulinho havia conquistado o coração de Candoca e assumido o filho que José não sabia que existia.

José, que chegou na cidade com o objetivo de mudar as leis do sertão, se deparou com grandes desafios, velhos e novos inimigos. Mas o cabra também se deparou com o amor de Candoca, que havia reacendido ainda mais forte que a primeira vez.

Tertulinho, casado com a doutora, acabou se encontrando em um abismo cada vez mais fundo ao se deparar com uma Candoca descontente com a relação, se divorciando para reviver o antigo amor com Zé Paulino.

A partir daí, a rivalidade entre os dois ficou mais forte: Tertulinho disposto a fazer de tudo para afastar os dois, começou a arquitetar a segunda morte de Zé Paulino, contratando um dos matadores de aluguel mais temidos do sertão: Fubá Mimoso (Marco França).

Por outro lado, José, que começou a desconfiar das retaliações que estava sofrendo na cidade, decidiu investigar um grande mistério do seu passado: afinal, quem foi o suposto primo que tentou matá-lo?

De um reencontro com Adamastor, à uma visita no posto de saúde onde esteve internado, as pistas apontavam cada vez mais para um único suspeito.

Ao descobrir que o criminoso se apresentou como Rivaldo Pereira, ele encontrou o apoio de Firmino (Odilon Esteves) para chegar cada vez mais perto do verdadeiro nome. E sem ter nada a ver com a história, Xaviera (Giovana Cordeiro) foi peça fundamental para encontrar a certidão de nascimento falsa no apartamento de Tertulinho.

José Mendes finalmente conseguiu a prova de que Tertulinho, seu maior rival no amor e na vida, é também a pessoa que tentou matá-lo no passado. Contudo, com a descoberta, um segundo segredo veio à tona: os dois são irmãos.

Eita, que a trama de Zé Paulino se adensa a cada dia que passa. E agora, será o fim dessa rivalidade entre irmãos, ou a situação só vai piorar por conta de tanto rancor e amargura no coração dos dois?

Só acompanhando Mar do Sertão para saber!


Deixe o seu comentário