O Planeta TV

Diretor artístico roda sequências finais de Velho Chico

Luiz Fernando Carvalho e equipe voltam ao Nordeste.

por Redação, em 08/09/2016

Foto: Divulgação/Globo

No início, no meio e no fim: assim foi representado o Nordeste em Velho Chico. Em janeiro deste ano começou a saga. Meses antes de a novela ir ao ar, equipe, elenco e direção da obra de Benedito Ruy Barbosa já respiravam o rio São Francisco. Por mais de 60 dias, viveram o sertão, ali, na terra, nas águas e no encontro sensível com as pessoas. A volta ao Nordeste durante a novela se deu graças à criação de um modelo novo de produção e engenharia da TV Globo, envolvendo tecnologia de ponta. E, agora, o diretor artístico Luiz Fernando Carvalho retorna ao Velho Chico para terminar de contar a história a um mês de seu final.

"Estamos indo para Alagoas e para o Ceará gravar os defechos de alguns personagens. TeremosEncarnação (Selma Egrei) nas margens do rio São Francisco, em Piranhas (AL), e Afrânio (Antonio Fagundes) nas dunas de Canoa Quebrada (CE)", detalha o diretor artístico. Para ele, o retorno às raízes do Brasil é essencial para completar o desenho artístico que desenvolveu para a novela. "Neste final, voltamos a este território com cenas mais dramáticas. Voltamos para escancarar ainda mais a janela da brasilidade que abrimos, para agradecer às águas do São Francisco e, deste modo, lutar ainda mais pela sua sobrevivência", explica Luiz Fernando Carvalho.

Ainda segundo o diretor artístico, estes locais trazem realidade à obra que ele e sua equipe se propuseram a produzir. "Estas terras foram também personagens da história, emoldurando os nossos personagens em um contexto de brasilidade, beleza, mas também de dramaticidade. As amplidões do sertão e sua cultura, o rio que vai secando abandonado, a sensualidade das águas, tudo sempre foi pensado para que a narrativa da novela se desenvolvesse no Brasil real, revelando sua poesia, sua gente, mas também seu abandono e sua enorme força de esperança e renascimento", contextualiza.

Ainda durante a semana, Luiz Fernando Carvalho volta aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, para dar prosseguimento às demais gravações. Até o fim do mês, a equipe ainda retorna para o Nordeste para rodar outros desfechos, como o de Luzia (Lucy Alves), Miguel (Gabriel Leone) eOlívia (Giullia Buscacio), Cícero (Marcos Palmeira) e Dalva (Mariene de Castro), Bento (Irandhir Santos) e Beatriz (Dira Paes), Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga).


Deixe o seu comentário