A novela deixou a desejar em audiência e passou por diversos problemas internos.
Nas redes sociais, Aguinaldo Silva, o autor de O Sétimo Guardião, comentou que já terminou de escrever os últimos capítulos da novela. O último capítulo será exibido na próxima sexta-feira, dia 17.
"Muitas vezes na vida escrevi a palavra 'Fim'... E ela, para mim, sempre significou 'recomeço'. Hoje, mais uma vez a escrevi: 'Fim'! E agora me pergunto, como naquela canção de Ivan Lins: vai valer a pena ter sobrevivido?", escreveu o profissional.
Aguinaldo não tem muito o que comemorar. O Sétimo Guardião, além dos problemas internos (envolvendo vida pessoal de ator) e externos (ameaça de alunos de um curso ministrado pelo autor), apresentou uma narrativa de pouco envolvimento. Na audiência, até o momento, a novela tem média de 28,6 pontos na Grande São Paulo, um índice muito baixo para uma faixa do principal horário da Globo. Sua antecessora, Segundo Sol (2018), marcou 33,4 - e já não tinha sido um sucesso estrondoso.
“O Outro Lado do Paraíso” (2017), de Walcyr Carrasco, teve um desempenho quase dez pontos acima: saiu do ar com média de 38,2.
Nos momentos decisivos, “O Sétimo Guardião” está tendo dificuldade para manter os 30 pontos, longe dos quase 50 conquistados por “O Outro Lado do Paraíso” e “A Força do Querer”, os dois fenômenos dos últimos anos.
Em tempo: na faixa das 21h, a novela que obteve o pior índice, com a exibição do último capítulo, foi “Babilônia” – que no dia 28/08/2015 registrou apenas 34 pontos.
Há uma grande possibilidade de “O Sétimo Guardião” superar o recorde negativo da novela de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga.
Postado em Bastidores Aguinaldo Silva Globo Novelas O Sétimo Guardião TV Globo
12,1 pontos
Em pleno feriado, a edição especial de Cabocla manteve boa performance.
1,4 ponto
Chega Mais segue em situação delicada, com números próximos do traço.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Pedro comentou:
Já disse e repito: Aguinaldo precisa se reinventar. Ele fez isso em Senhora do Destino, quando saiu de uma grande sequência de novelas de realismo fantástico e contou uma história mais real. Esta, apesar de alguns erros foi muito boa, e a grande audiência em todas as exibições mostra isso. E se reinventar não é voltar pro realismo, ainda mais com uma trama fraca como foi O Sétimo Guardião.
Júlio respondeu:
Discordo parcialmente. Senhora do Destino marcou por causa da Nazaré. Só. Quando você pensa na novela, lembra apenas dessa personagem e vagamente de um ou outro. A personagem dela era era muito boa, mas o resto era uma droga e refletia bem o quanto o texto do Agnaldo era pobre e raso.
Pedro respondeu:
Olha, eu consigo lembrar de vários personagens. A novela teve alguns vícios característicos do autor, mas nem de longe foi ruim ou apenas sustentada pela Nazaré. Uma única personagem, mesmo que seja uma boa vilã, não salva uma novela e tampouco garante os recordes que Senhora do Destino obteve em todas as suas exibições. Óbvio que Nazaré é a personagem mais lembrada porque era muito bem construída e foi interpretada magistralmente pela Renata Sorrah. Mas a novela, no conjunto da obra, era boa sim. Claro, essa é minha opinião e acredito que de boa parte dos telespectadores que sempre acompanharam a novela.
Marcelino Pão e Vinho comentou:
Novela péssima! A Globo deveria ter encurtado!!! Consegue ser mais horrorosa que Babilônia e A Lei do Amor.
Márcio Kfuri comentou:
Gostei da novela, Aguinaldo , suas obras me prendem. Estarei aguardando seu retorno em breve.
Não consigo ficar muiti tempo sem Você, Walcyr Carrasco, Gloria Perez, João Emanuel Carneiro.
Mario comentou:
Algumas novelas do aguinaldo tiveram problemas e ele deu a vokta por cima quase sempre exceto em suave veneno. Nao da para entender esta novela. Nada funcionou. Horror é pouco para descrever. Jamais conseguiu melhorar ou parecer dar a volta por cima. Foi pessima do começo ao fim. Agora agoniza por mais 2 semanas. Se ele nao entende por que ela nao deu audiencia e pirque perdeu o discernimento total. Aposentadoria, infelizmente.
Dona do Pedaço comentou:
Aguinaldo, finalize essa porcaria da seguinte forma: mete a loka na cabeça, faça um final bem lixo e jogue a ***** toda na cara da Lilia Cabral.
Dona do Pedaço comentou:
Gente, kkkk escrevi uma palavra e foi censurada no site com ***** vou escrever novamente:
Aguinaldo, finalize essa porcaria da seguinte forma: mete a loka na cabeça, faça um final bem lixo e jogue o côcô toda na cara da Lilia Cabral.
Mil E Uma Coisas comentou:
O circo do Walcyr deve levantar a audiencia na casa dos 36/37.
IMPARCIAL comentou:
Não cativou tanto assim! E pior é quanto todos os holofotes ficam voltados para a atração e essa não corresponde as expectativas...
O autor não é ruim...
O elenco também não é...
Faltaram química, entrosamento, harmonia no enredo!
Saiba mais sobre a sinopse da história idealizada por Rosane Svartman.
A emissora está em fase de reestruturação de sua grade esportiva, especialmente com a iminente saída de Cleber Machado.
Eliana, Rita Batista, Bela Gil e Tati Machado são as apresentadoras.
O ator foi convidado para participar do remake de Vale Tudo.
Em 2025, o narrador se dedicará integralmente ao Canal GB, sua plataforma no YouTube.
Há um impedimento judicial que impossibilita o retorno do reality show à programação.
Confira as curiosidades dos bastidores da próxima reprise da Globo.
Apresentada por Luiza Possi, atração vai ao ar aos sábados, ao meio-dia.
Documentário marca os cinco anos da morte do apresentador e traz depoimentos inéditos de familiares sobre os últimos momentos do apresentador.
Saiba mais sobre o personagem oferecido ao ator, que se destacou na segunda temporada de Rensga Hits!.
Manuela Dias garante que a personagem não será transformada em uma "boazinha".
Rejeitado, Rudá é vítima de petição online.
Confira outras novidades na programação da Globo na área músical.
A novela retorna à grade da Globo no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro.
A emissora ainda não confirmou oficialmente o dia de exibição.
O Globo Esporte perderá cinco minutos de duração.