O Planeta TV

Dentro do set: como são feitas as cenas de ação?

Como atores e cineastas simulam cenas de ação que maravilham espectadores.

por Redação, em 27/11/2024

Créditos: Novela Em Família/Reprodução TV Globo

É muito comum assistir a filmes, seriados ou novelas e pensar: “como essa cena não é real?”. Especialmente em produções de ação, a mágica por trás da câmera se torna algo bastante curioso para quem assiste e, pelo menos por um minuto, se esquece de que aquilo que foi visto não é uma cena real.

A logística por trás de cenas de ação, guerra e violência depende de cada produção e do efeito que cada roteiro exige. Especialmente nos dias atuais, com o poder da computação gráfica e da pós-produção, o cinema é um lugar de possibilidades ilimitadas, onde a criatividade de escritores e roteiristas ganha vida.

Antigamente, os truques existentes para tornar uma cena de ação mais realista eram bastante limitados, quando comparados com os artifícios usados atualmente pelo mercado audiovisual. Confira a seguir alguns dos truques mais usados nos sets de filmagem para produzir cenas de ação inimagináveis!

Dublês

O uso de dublês no cinema e na televisão é um dos artifícios que se manteve ao longo dos anos. Muitas vezes, atores e atrizes são proibidos pela produção de fazerem cenas de ação que possam colocar a saúde dos participantes em perigo, e, por isso, os dublês, profissionais treinados, entram em cena.

Os dublês são extremamente vitais para a indústria audiovisual, evitando acidentes com os atores principais que podem acabar atrasando as gravações. Atualmente, com a ajuda da computação gráfica, as cenas de risco necessitam cada vez menos de gravações realmente arriscadas para os profissionais, permitindo a muitos atores e atrizes se aventurarem gravando suas próprias cenas de ação. 

Esse é o caso de Tom Holland, que interpretou o Homem-Aranha durante os últimos anos na franquia, e, com treinamento adequado e suporte da equipe, afirmou em entrevistas que faz muitas das próprias cenas de voo e piruetas que compõem os filmes. Recentemente, a atriz Cynthia Erivo também confirmou que aceitou o desafio de gravar todas as cenas de voo de sua personagem Elphaba, na nova adaptação de Wicked.

Armas de fogo

Em produções de décadas anteriores, era comum que cenas com armas de fogo fossem gravadas com o uso de armas reais e tiros de festim. Esse foi o caso de uma das mortes mais famosas da televisão brasileira, a de Odete Roitman, na novela “Vale Tudo”, transmitida em 1988 pela Rede Globo.

Com o avanço da tecnologia, o uso de armas reais se tornou facultativo nos sets de filmagem. Ainda que algumas produções prefiram o uso de armas de fogo descarregadas, como a carabina Nova Vista ou pistolas de pressão, por exemplo, para um efeito mais realista durante a cena, a maioria das produções utiliza armas de airsoft. 

As armas de airsoft são réplicas idênticas de armas reais que funcionam a gás ou a bateria e não possuem munição, fazendo com que os efeitos de um tiro real tenham de ser acrescidos na pós-produção. 

Coreografia de luta

Engana-se quem pensa que os atores apenas seguem seus instintos durante uma cena de briga e de luta física. Na verdade, tudo dentro de uma produção é bastante planejado, coreografado e ensaiado, até mesmo os socos. 

Para que movimentos fluidos e realistas sejam alcançados no resultado final, sem comprometer a integridade física dos atores, muitos profissionais estão envolvidos em cenas de ação, como coreógrafos de luta, preparadores físicos e consultores de artes marciais, por exemplo.


Deixe o seu comentário