O Planeta TV

Confira a programação especial da TV Globo no mês da Consciência Negra

Emissora exibe programas, filmes, shows e novos quadros que exaltam a cultura, resistência e o empoderamento negro.

por Redação, em 11/11/2023

Foto: Fábio Rocha/Divulgação

Na TV Globo, a programação teve início com a estreia de “Música Preta Brasileira”, no "Fantástico" do último domingo. Apresentado por Maju Coutinho e Rael, o novo quadro revisita em quatro episódios, que serão exibidos até 26 de novembro, a história da música baiana, rap, samba e funk, com a participação de grandes artistas nacionais, como Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Alcione, Martinho da Vila, Emicida, Criolo, Negra Li, Buchecha, Cidinho & Doca, Tati Quebra-Barraco, entre outros nomes que ajudaram a sedimentar o caminho da música no Brasil. 

A partir de sábado, dia 11, o "SP2" exibe a segunda temporada da série “Memórias Negras”, que fala sobre a presença negra na história de São Paulo. A repórter Mariana Aldano percorre regiões da grande São Paulo onde a memória do povo negro teria sido apagada. A primeira das quatro reportagens da série, que será exibida aos sábados no telejornal, mostra o desafio de historiadores que se dedicam a remontar a trajetória de heroínas negras do passado.  

Maior evento de cultura negra do mundo, o festival Afropunk 2023 acontece em Salvador nos dias 18 e 19 de novembro. Com transmissão ao vivo no Multishow e simulcast pelo Globoplay + Canais nos dois dias, a partir das 17h50, no sábado, e 17h30, no domingo, o festival, que reúne grandes nomes da música negra do Brasil e do mundo, recebe a cantora norte-americana Victoria Monét, pela primeira vez no país, como uma das principais headliners, além Iza, Alcione, Carlinhos Brown, Djonga, Gaby Amarantos, Majur, Tasha e Tracie, Tati Quebra Barraco, Baiana System e outros artistas nacionais e internacionais. A TV Globo transmite os melhores momentos do evento no sábado, 18, logo após o "Altas Horas" e, no domingo, 19, logo após o "Fantástico". Na semana seguinte, Multishow e BIS reexibem os melhores momentos. 

 Também no domingo, dia 19, véspera do Dia da Consciência Negra, o "Esporte Espetacular" explora as origens de Vini Jr., atacante do Real Madrid e da seleção brasileira, e um dos jogadores conhecidos por se posicionar contra o racismo. Em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o programa ouve pessoas que conviveram com ele na escola, na escolinha de futebol e na base do Flamengo. Em outra reportagem do programa neste dia, a apresentadora Karine Alves vai ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, em São Paulo, para mostrar para crianças a história de importantes atletas negros brasileiros.

Até o dia 20, o "Bom Dia Rio" exibe a série “O Nosso Corre” que conta, em sete episódios, a história de empreendedores negros do Rio de Janeiro. Como é ser uma pessoa negra empreendedora, os desafios e conquistas durante a trajetória, a importância de conseguir enxergar referências de sucesso - ou se tornar uma delas. O quadro mostra exemplos de pessoas pretas que lideram pequenas empresas e geram renda com talento e boas ideias. Histórias que inspiram e fazem refletir.

No dia 20 de novembro, a TV Globo exibe o último episódio da série "Histórias Impossíveis", no especial "Falas Negras". Criada e escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, escrita com Thais Fujinaga, Hela Santana, Graciela Guarani e Renata Tupinambá, a obra de ficção conta a história de Janaína (Grace Passô), uma roteirista negra que ingressa em um novo projeto audiovisual. Seu encontro com o restante da equipe de autores – todos brancos – acontece em uma imersão realizada numa fazenda no interior, herança da era colonial da família do chefe do projeto. Desde a recepção de Janaína, fica claro o estranhamento que sua presença causa. A trama de "Levante" se desenrola até um fechamento surpreendente, que leva a discussões sobre os estereótipos criados para personagens negros ao longo da história do audiovisual, mostrando o quanto a desconstrução de preconceitos e estigmas é um processo em curso na sociedade como um todo. A direção artística é de Luisa Lima, que dirige o episódio com Everlane Moraes e Fabio Rodrigo.

Conduzido pelo repórter Alexandre Henderson e dirigido por Chico Regueira, dia 25 de novembro vai ao ar o especial “Vim de lá”, um programa que pretende contar as origens do povo carioca negro e seus ancestrais, vindos da África. Será exibido para o Rio de Janeiro, logo após o "Jornal Hoje". 

 Uma seleção especial de filmes que abordam a temática negra e títulos de diversos gêneros protagonizados por atores pretos serão exibidos pela TV Globo ao longo do mês de novembro. No dia 11, "Supercine" traz o sucesso "Medida Provisória", primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos. Já no dia 13, "Tela Quente" exibe "A História de Mahalia Jackson", drama musical biográfico sobre a cantora gospel e ativista pelos direitos civis, estrelado por Ledisi e com direção de Denise Dowse. Lançado em 2021, o longa ainda é inédito na TV aberta. "Sessão da Tarde" traz, no dia 16, "Invictus", em que Morgan Freeman interpreta Nelson Mandela. Já no Dia da Consciência Negra (20), "Sessão da Tarde" exibe "Rainha de Katwe", sobre uma jovem de Uganda que faz de tudo para alcançar o seu objetivo de se tornar uma das melhores jogadoras de xadrez do mundo. No dia 26, "Marighella", a produção brasileira mais assistida nos cinemas em 2021, vai ao ar no "Domingo Maior". E no último "Tela Quente" do mês, dia 27, mais um filmaço: "Estrelas Além do Tempo", que destaca mulheres brilhantes depois de anos de apagamento por causa da misoginia e racismo da sociedade. 


Deixe o seu comentário