O Planeta TV

Carcereiros: Integridade moral em risco

Série foi vencedora do Grande Prêmio do Júri do Mip Drama, em Cannes.

por Redação, em 29/05/2018

Foto: Divulgação/TV Globo

Antes de ser carcereiro, Adriano (Rodrigo Lombardi) era professor de História. Sua experiência com crianças e adolescentes em sala de aula e também a sua criação o levaram a ser um agente penitenciário que sabe bem como encarar de frente os desafios que se apresentam em uma penitenciária, sem perder a cabeça no trato com os detentos. Durante toda a sua carreira, sempre foi considerado um funcionário íntegro, tanto pelos colegas como por aqueles que têm de obedecer suas ordens.

Manter a conduta sempre alinhada aos seus princípios é um desafio constante para quem vive sob tensão, dia e noite. O que Adriano constata de perto é que têm pessoas que não costumam pensar como ele. É o caso de Jasão (Caco Ciocler), carcereiro da Penitenciária Lavapés, onde o ex-professor vai passar um tempo para cobrir as férias de outro agente, no episódio de Carcereiros desta quinta-feira, dia 31. 

Como quem domina aquele lugar, Jasão faz a apresentação do presídio para o novo colega, deixando claro que, ali, a equipe é “forte”. Adriano se depara, então, com uma realidade bem diferente daquela vista na Vila Rosário: torturas e agressões. E é o próprio Jasão quem faz uso da força excessiva para conseguir as respostas que quer dos presos.

Embora seja contrário a esse tipo de conduta, a pressão do dia a dia coloca Adriano em um nível de estresse tão alto que, por vezes, nem ele mesmo se reconhece. Pressionado em livrar a filha de um juiz das mãos de sequestradores, o carcereiro vê suas emoções superarem a razão e o levarem a fazer algo que tanto condena.

Foto: Divulgação/TV Globo

Série vencedora do Grande Prêmio do Júri do Mip Drama, em Cannes, no ano passado, ‘Carcereiros’ é assinada por Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho, escrita com Marcelo Starobinas e livremente inspirada na obra de Drauzio Varella. A obra é uma coprodução da Globo com a Gullane e a Spray Filmes, tem direção-geral de José Eduardo Belmonte e direção de episódios de Belmonte e Fernando Grostein.

O próximo episódio de Carcereiros vai ao ar nesta quinta-feira, dia 31, depois de Segundo Sol. Além de Rodrigo Lombardi, Othon Bastos, Mariana Nunes, Giovanna Ríspoli, Aílton Graça e Tony Tornado, a série conta com Lourinelson Vladmir, Jean Amorim e Nani de Oliveira e tem participações especiais de Chico Diaz, Matheus Nachtergaele, Projota, Letícia Sabatella, Carol Castro, Caco Ciocler, Gabriel Leone, Samantha Schmutz, entre outros.


Deixe o seu comentário