O Planeta TV

Bom Sucesso: A construção dos universos da literatura e do subúrbio na novela

A próxima novela das sete da Globo estreia no próximo dia 29.

por Redação, em 10/07/2019

Foto: Globo/Victor Pollak

O universo da literatura é um dos principais panos de fundo de ‘Bom Sucesso’, e os livros têm presença marcante nos cenários da novela. Pelo menos seis espaços contam com livros em grande quantidade: a editora Prado Monteiro, as bibliotecas de Alberto (Antonio Fagundes) e do Colégio Estadual Dias Gomes, as casas dos editores Mario (Lucio Mauro Filho) e William (Diego Montez) e uma livraria. Para isso, o acervo da cenografia, assinada por May Martins, Marcelo Carneiro e Ana Aline, comporta cerca de 30 mil livros. Além disso, a equipe de produção de arte, encabeçada por Eugenia Maakaroun, ainda produziu mais de 200 artes para estampar capas de livros de domínio público nas coleções da Prado Monteiro. “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan”, “O Mágico de Oz”, “As Mil e Uma Noites”, além de outros títulos de fábulas e obras de teólogos, filósofos e poetas estarão nas prateleiras da editora e da biblioteca de Alberto. 

“Tivemos um grande cuidado para construir esse universo literário. Pensamos em cada detalhe, desde o design da logomarca da editora até a elaboração das capas. Buscamos muitas referências de livros antigos, com capa de couro e ilustração de bico de pena em dourado. Cada capa tem uma cor e quando colocamos na estante as lombadas formam um degradê”, aponta Eugenia. O designer responsável pela arte dos livros, Mauro Britto, explica o trabalho minucioso que desenvolveu: “Todos os títulos de fábulas têm um animal relacionado ao livro na lombada. Por exemplo, a de ‘Alice no País das Maravilhas’ é o coelho”. Além disso, as capas têm uma arte que forma uma moldura remetendo à história escrita: em ‘Rapunzel’ é uma trança, em ‘Cinderela’, o pé de abóbora e por aí vai”.

Foto: Globo/João Miguel Júnior

Outro universo que estará muito presente na novela é o subúrbio, onde o núcleo da protagonista Paloma (Grazi Massafera) mora com seus filhos. Será possível ver bastante cor e agitação nas sequências realizadas no bairro de Bonsucesso. Os cenógrafos fizeram diversas visitas ao bairro do Rio de Janeiro para reproduzir a atmosfera local na cidade cenográfica da novela nos Estúdios da Globo. “É preciso sentir o bairro para poder pinçar o que é representativo daquele mundo. Trouxemos todo o colorido e a alegria que presenciamos lá”, May explica. O comércio, muito caraterístico na região, estará presente com camelôs e lojas de roupas, artigos para festa, itens de decoração e de material elétrico, lanchonete, pastelaria, farmácia, além de mais de 150 manequins espalhados pelas ruas. Haverá muitas placas e letreiros e uma entrada para a estação de trem, transporte que Paloma usa praticamente todos os dias. “Ainda temos uma área mais residencial, onde fica a casa da protagonista, que é uma construção da década de 1930, e outro espaço onde fica a quadra de basquete”, destaca Marcelo.

‘Bom Sucesso’ é escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, e tem direção artística de Luiz Henrique Rios e direção geral de Marcus Figueiredo.


Deixe o seu comentário