O Planeta TV

Autor de novelas e minisséries, Euclydes Marinho processa a Globo com ação trabalhista

O autor entrou com ação trabalhista contra a Globo exigindo vínculo empregatício como pessoa física.

por Micael Constantino, em 04/10/2022

Autor de novelas e minisséries, Euclydes Marinho processa a Globo com ação trabalhista

Contratado pela Globo por mais de 40 anos, incluindo as duas passagens pela emissora, o autor Euclydes Marinho entrou com uma ação trabalhista contra a Globo na Justiça do Trabalho. O autor pede reconhecimento de vínculo empregatício e pagamento de direitos trabalhistas, como 13° salário e adicionais de férias desde 1982. O processo está no valor de R$ 3,5 milhões e a Globo venceu em primeira estância.

Segundo informações do Notícias da TV, do Uol, que teve acesso aos autos do processo, que corre no TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região),  Euclydes alega que foi contrato com carteira assinada em 1978, mas em 1980 foi demitido pela Globo para recontratar logo em seguida, já contratado como PJ (Pessoa Jurídica).

O autor então criou a Euclydes Marinho Produções Artísticas LTDA e foi considerado prestador de serviço pois seria uma forma de burlar a legislação trabalhista. A defesa da Globo, por sua vez, negou essa tese e que o autor tinha qualquer liberdade para negociar prazos e entregar seus projetos de trabalhos no momento que entendesse porém com orientação de direção da dramaturgia. Marinho saiu da emissora em 2019.


 

 


Deixe o seu comentário