O Planeta TV

Atores negros de "Vai na Fé" refletem sobre questões raciais da novela

Guthierry Sotero e Isacque Lopes, Vini e a versão jovem de Ben na novela, revelam detalhes da preparação para cenas sobre racismo.

por Redação, em 22/04/2023

Atores negros de "Vai na Fé" refletem sobre questões raciais da novela

Em Vai na Fé, o público acompanha um caso de racismo ocorrido durante os Jogos Jurídicos, um evento esportivo universitário que acontece no Icaes, a faculdade da novela das 7. O crime, que acontece após a partida, é evidenciado pelos estudantes, que vão atrás de justiça.

Para o elenco negro da novela, falar sobre temáticas sensíveis como discriminação racial e preconceitos requer muito preparo — artístico e psicológico – já que, na vida real, o racismo é um problema que permanece no cotidiano da sociedade.

Guthierry Sotero, que interpreta o estudante e ativista Vini na trama, sensibiliza ao falar sobre os momentos de gravação da cena.

“A gente fez uma cena, onde dava de cara com a parede pichada e eu travei vendo aquilo, foi realmente muito pesado. A Bela, nossa diretora, olhou para gente e disse: 'É, guardem exatamente esse sentimento quando a gente for rodar’", conta o ator.

A trama aborda também a ausência de jogadores e torcedores negros na equipe rival da faculdade. Já o Icaes, em contraste, tem uma diversidade de alunos e negros na quadra e nas arquibancadas durante o campeonato.

Para se aprofundar no tema, Guthierry precisou consultar amigos universitários, e não faltaram relatos sobre racismo dentro de eventos esportivos acadêmicos.

“Nos jogos de faculdade isso é muito comum, principalmente contra as universidades privadas. Eu vi como meus amigos passaram por aquilo, e mesmo sabendo o que vai rolar através do roteiro, o sentimento é de revolta e angústia."

Fora das câmeras, o racismo também se faz presente na vida do ator de 21 anos. Guthierry conta que foi recentemente perseguido por seguranças em um shopping no centro de São Paulo, enquanto passeava com amigos.

"Estava a trabalho, gravando uma série em um bairro de elite. Eu e alguns amigos de elenco fomos em um shopping na Avenida Paulista, e literalmente todos os seguranças nos seguiram. Eles se comunicavam entre si para avisar onde a gente passava, e toda nossa estadia foi desse jeito.”

O ator Isacque Lopes está em outra cena forte. Ele, que faz o Ben jovem, aparece no flashback de Ben lembrando quando ouviu gritos de "macaco" enquanto jogava pelo time do Icaes. Isacque reflete sobre o peso e a importância das discussões raciais na trama, destacando que ainda há muito o que fazer a respeito.

“Fazer esse episódio foi muito forte, me fez relembrar essas situações que passei, então pude transferir todos meus sentimentos para dentro de cena. Mas, como li recentemente, o racismo não está piorando, está sendo filmado. Agora, ao menos, tudo está sendo visto, o que sempre aconteceu. Mas a nossa luta ainda tem muito pela frente.”

Enquanto o Ben de Isacque Lopes revive o episódio de racismo, na vida real, o ator relembra as próprias marcas do passado, quando vivenciou o preconceito durante o ensino fundamental no colégio.

“Na época, tinha um cabelo grande e crespo, sempre sendo alvo de piadas relacionadas a isso, brincavam e faziam chacota. Não era referência de beleza nem nada, mas meus colegas brancos, já eram vistos de outra forma."


Deixe o seu comentário