O Planeta TV

Após fim de Segundo Sol, Globo Repórter mostra as belezas da Bahia

Edição especial vai ao ar logo após o último capítulo da novela.

por Redação, em 08/11/2018

Foto: Globo/ Divulgação

A trama de ‘Segundo Sol’ conquistou o Brasil tendo como cenário as belezas da Bahia. Após o último capítulo da novela de João Emanuel Carneiro, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 9, o ‘Globo Repórter’ mergulha ainda mais fundo nas atrações do estado. É uma viagem pelas regiões mais frias da Chapada Diamantina, a Bahia das alturas, cruzando montanhas desafiadoras, cachoeiras de águas geladas e recantos que os brasileiros – e até mesmo os baianos - pouco conhecem. “Vamos revelar, no município de Piatã, histórias e personagens surpreendentes, de uma região onde o povo bate o queixo de frio. Não imaginava que tiraria agasalhos do armário para enfrentar, em pleno sertão nordestino, temperaturas abaixo dos 10 graus. Tive a sensação de estar na Patagônia. A Patagônia baiana" brinca o repórter José Raimundo. 

Outra atração são as trilhas para chegar ao topo do Pico do Barbado, o ponto mais alto do Nordeste, mais de dois mil metros acima do nível do mar. “É uma das paisagens mais impactantes da Bahia”, lembra José Raimundo. Pelo caminho, a equipe encontra boa acolhida no clima temperado da Chapada, com direito a café, morangos, uvas viníferas, como Shiraz, Malbec, Pinot Noir e Chardonnay, e descobre que os campos agrícolas estão ganhando espaço nas terras férteis das alturas. Em Morro do Chapéu, pequenos produtores colhem as primeiras safras das uvas e já produzem, experimentalmente, vinhos de boa qualidade. Em Mucugê, uma vinícola de porte médio está em fase final de construção e pretende lançar seus rótulos no mercado no próximo ano. 

Os ventos da Chapada atraem para a região grandes parques de energia eólica. Cerca de 700 torres já foram montadas nas montanhas que ficam entre Jacobina e Morro do Chapéu e outras 700 devem subir em breve. Em uma pequena montanha do município de Lençóis, pinturas curiosas nas pedras são registros da pré-história. A Serra das Paridas, como é conhecida, tem painéis raríssimos e informações que, segundo pesquisadores, representam fases da transição entre o homem caçador e o homem contemporâneo. 

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 9, logo após o último capítulo da novela ‘Segundo Sol’.


Deixe o seu comentário