O Planeta TV

"Amor de Mãe" derrapa no fim de semana, mas segura os 30 pontos

A novela das 21h da Globo, escrita por Manuela Dias, não tem concorrência.

por Redação, em 26/01/2020

Lurdes (Regina Casé). Foto: TV Globo/Divulgação

Na semana passada, entre os dias 20/01 e 25/01, a novela “Amor de Mãe”, a primeira escrita por Manuela Dias na faixa das 21h da TV Globo, alcançou uma média de 30 pontos na Grande São Paulo. A obra foi razoavelmente bem entre segunda e quinta, mas derrapou na sexta e, principalmente, no sábado.

No Painel Nacional de Televisão (que mede o público em 15 praças), o folhetim, oscila entre 28 e 30 pontos.

Apesar de atingir uma média geral de 28,5 pontos – índice parecido com a de O Sétimo Guardião (considerada um fracasso) –, “Amor de Mãe” é líder isolada. Na faixa das 21h15, a TV Globo não tem concorrência. Pelo contrário, o SBT, que vinha marcando dois dígitos com “As Aventuras de Poliana”, vem perdendo telespectadores.

E uma pergunta fica no ar: para onde foram os 36 pontos de “A Dona do Pedaço” e os mais de 10 pontos atingidos por “As Aventuras de Poliana”? Provavelmente, para a TV por assinatura e outras mídias (como streaming: GloboPlay, NetFlix, entre outros).



Publicidade

Comentários (9) Postar Comentário

Thyago Costa comentou:

Amor de Mãe não está emplacando brasileiros não gosta desse tipo de novela e sim dramalhão e as aventuras de Poliana já deu tá na hora de acabar.

Ralf comentou:

Agora que acabou Bom Sucesso e o programa após a novela é o lixo do BBB, vamos ver se o publico continuara ligado nessa novela. Acho que 30 pontos será seu teto, o que ja é motivo pra comemorar, se levar em conta a péssima história.


Chico Flávio Medina respondeu:

Eu tenho o palpite de que " Marasmo de Mãe " vai despencar na audiência nos próximos dias. A sorte dessa novela é a falta de concorrência, sorte esta compartilhada também por " O Sétimo Guardião " , " Segundo Sol " e até por a " Dona do Pedaço " , que se tivesse opção nos outros canais, nunca teria a audiência expressiva que teve. " Babilônia " só foi o fracasso que foi porque novela bíblica era novidade naquele momento. Se não fosse por isso, " Babilônia " teria a audiência que " Marasmo de Mãe " tem hoje, talvez até mais um pouquinho.


Júlio comentou:

A novela continua razoável, a história está se desenvolvendo e parece que a autora percebeu que estava pesando a mão no excesso de violência e maneirou um pouco. Embora seja interessante de se assistir e tenha avançado em qualidade em relação à péssima novela anterior, ainda falta um pouco de consistência e personagens ou situações para os quais torcer. A novela ainda me prende, mas essa narrativa em círculos está um pouco cansativa. Talvez fosse necessário cortar alguns núcleos secundários desnecessários e investir mais nas tramas principais, diversificando os temas abordados para dar leveza a história e um pouco mais de carisma aos personagens.


Rafael respondeu:

Pessima novela anterior? Peeeeesima novela é essa tal amor de mãe. O povo gosta é drama, papelao, povaoooo.



Robson Israel respondeu:

A anterior era péssima sim e vc fique de boca fechada



Robson Israel respondeu:

A Dona do Bolo era péssima sim,aceita que dói menos


vitor comentou:

Novela chata e sem graça, por mim ja acabava amanha mesmo!

Nando Lopes comentou:

Manuela Dias sabe desenvolver um produto de qualidade, como exemplo Ligações Perigosas e Justiça. Foi ousado e precipitado apostar que este estilo bem sucedido em séries e produções mais curtas também daria certo em um folhetim as 21h. Uma boa novela combina vários elementos de estilos: drama, romance, suspense, emoção, humor, etc. Embora Manuela Dias também tenha feito o roteiro da série Aline, comédia romântica bem sucedida, nenhum casal da gosto de ver em Amor de mãe, a trama parece não ter tempo para ter um bom casal. Uma ou outra fala genuína dita por Lourdes não dá conta da dosagem de comédia que alguns expectadores apontam na novela. Em janeiro, para manter a trama com média acima dos 30 pontos, a novela disparou uma série de reviravoltas. Algumas cenas nas últimas semanas emocionaram o público da trama. Mas a novela ainda não encontrou o seu ritmo e nem o tom. Apenas oscila. Se continuar assim, em breve, nenhuma reviravolta será capaz de fazer a trama ultrapassar as margens dos 30 pontos de audiência. Espero que os equívocos de Silvio de Abreu em colocar Manuela de paraquedas no horário nobre com uma trama tão pesada como foi A Regra do Jogo e Babilônia, não comprometa a trajetória de Manuela Dias. Já temos Maria Adelaide, Manoel Carlos e Benedito Ruy B. afastados da TV desde suas últimas produções das 21h. Erros de escalações de enredos que tem em comum o todo poderoso Sílvio de Abreu.

Andre Luiz comentou:

Amor de Mãe tem previsão de 155 capítulos, eu acho que se a baixa audiência continuar ela vai acabar em abril com uns 131 capítulos, ao invés de maio como o previsto. Se isso acontecer, Em Seu Lugar vai estrear em abril, ao invés de maio. Espero que a sucessora dessa não seja um fracasso.

Hércules comentou:

Na minha opinião, o horário nobre só vai voltar a atingir 35 pontos ou + quando a Globo voltar produzir novelas com imagem de novela, cara de novela, personagens carismáticos e uma história que tenha início, meio e fim. Já deu essa fotografia de cinema, saturou. Não é por que Avenida Brasil deu certo nesse ritmo que todas as demais vão obter bons resultados. Eu como um noveleiro fiel quero de volta os bons e velhos folhetins, daqueles emocionantes, que despertam amor, ódio, assuntos em rodas de conversa porém sem a pretensão de levantar questões. Do que adianta uma produção esteticamente grandiosa mas que não provoca nenhum sentimento no público? Passa despercebida. É o exemplo de Amor de Mãe. Muita preocupação estética da equipe para pouca história. Fina Estampa foi odiada e massacrada sem dó nem piedade pelos críticos especializados mas foi uma novela que o público de casa amou. Teve lá seus absurdos? sim. Mas o que é perfeito a não ser Deus??? Pelo menos teve motivos para ser comentada, despertou emoções no público. Amor de Mãe é muita riqueza estética para pouco conteúdo. Zero dinâmica, zero emoção e um texto que caberia melhor em seriados e não em novela.

Andre Luiz comentou:

Se amor de mãe estreasse agora em janeiro, acho que salve-se quem puder iria estrear no próximo mês fevereiro. Porque a globo não estreia duas novelas no mesmo mês.

Robson Israel comentou:

Luxo de Mãe ainda vai se recuperar.Quem for falar mal dessa novela na minha frente,se entenda com a própria Globo.Chico Medina,vai estudar sobre dramaturgia,que vc não entende nada,e leve o Ralf junto e demais analfabetos dramatúrgicos que nada sabem sobre a Manuela Dias e o José Luiz Villamarin.


Ralf respondeu:

Caro Robinho, se Chatice de Mãe é boa dramaturgia, então prefiro continuar sendo um analfabeto dramatúrgico. Alias achei hilário esses termos que você usa. Tb acho que luxo de mãe vai se recuperar, só passar o carnaval, pascoa e festa junina, dai ela será um estouro.



Robson Israel respondeu:

Primor de Mãe já está se recuperando, e sua boca será fechada por bem ou por mal.


Veja também

Publicidade