O Planeta TV

"A Vida Pela Frente": GloboPlay estreia série dirigida por Leandra Leal

A nova série Original da plataforma que será lançada em duas partes.

por Redação, em 15/06/2023

Foto: Divulgação/TV Globo

Diferentes gerações vão se encontrar a partir de 22 de junho no Globoplay com a estreia de ‘A Vida Pela Frente’, nova série Original da plataforma que será lançada em duas partes: os cinco primeiros episódios chegam na data de estreia e a outra metade em 6 de julho. A produção reflete a intensidade do final da adolescência e o início da vida adulta e seus dilemas atemporais. Leandra Leal, Rita Toledo e Carol Benjamin são as criadoras da obra, produzida por Maria Barreto – sócias da Daza Filmes, produtora da série. Dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi, conta com supervisão de roteiro de Lucas Paraizo.     

Ambientada na virada do milênio, entre 1999 e 2000, no Rio de Janeiro, a trama mergulha em seus 10 episódios nessa volta ao tempo repleta de referências pop e aborda temas muito atuais ao debater saúde mental, responsabilidade afetiva, luto, sexualidade, romance, drogas, diversão, festas, pertencimento e descoberta da homoafetividade. Trazendo a nostalgia dos que viveram a efervescência da juventude e proporcionando identificação a quem vive hoje as transformações únicas dessa etapa, entra em cena um sexteto de amigos, formado por jovens atores promissores: Flora Camolese, Jaffar Bambirra, Nina Tomsic, Muse Maya, Henrique Barreira e Lourenço Dantas.    

Além de ser uma das criadoras da produção e fazer sua estreia na direção de uma obra de ficção, Leandra Leal interpreta Tereza, uma mãe solo e superprotetora. A série traz elementos e referências vivenciadas na adolescência da própria Leandra e de suas amigas desde o colégio: Rita Toledo, Carol Benjamin e Maria Barreto. “A Vida Pela Frente tem inspiração em nossa adolescência e diversas histórias, algumas que vivemos, outras que acompanhamos ou soubemos existir. Nem tudo é biográfico, até por termos, hoje, uma visão crítica para os fatos apresentados. E é essa mistura de realidade com permissão poética que usamos para criar entretenimento que faz refletir e que também é atraente por apresentar muitos dos conflitos e ‘primeiras vezes’ da adolescência”, explica Leandra sobre a obra que foi pensada há 10 anos e que agora ganha o streaming: “É a realização de um sonho”.

Um dos intuitos da série é observar essa fase, uma das mais intensas e cheia de euforia, experimentação, superação, descobertas e conflitos comuns a muitos jovens. Por esta razão, para acompanhar a criação da produção desde a sala de roteiros, formada por Carol Benjamin, Fernanda Frotté, Rita Toledo e Victor Nascimento, foi convocada a consultoria da psicanalista Laura Sarmento, que trabalha há mais de 20 anos na área de saúde mental pública, atuando mais diretamente nos campos da infância e adolescência.      

Liberdade, medo, expectativas, conflitos internos e externos, vontade de viver diferentes experiências ao mesmo tempo. Esse é o turbilhão de emoção que seis amigos, de personalidades diversas, encaram durante o último ano do segundo grau na fictícia Jardim do Futuro, escola da zona sul carioca. E é exatamente em uma das fases mais movimentadas de suas trajetórias que os jovens enfrentam um episódio traumático, fazendo o sexteto ver e sentir a realidade por outra perspectiva. Contada em dois tempos, a série explora o antes e depois dessa reviravolta marcante. As consequências, os riscos e os limites que separam a vida jovem da adulta estão só começando.      

O elenco reúne ainda Angela Leal, Estrela Straus, Rodrigo Pandolfo, Ângelo Antônio, Stella Rabello, Claudio Mendes, Letrux, Helena Bonjour, Luiz Henrique Nogueira, Gustavo Vaz, Yara Charry, Josie Antello, Raquel Paixão e Rafael Saraiva. Os roteiros foram escritos por Rita Toledo, que também assina a redação final, Carol Benjamin, Fernanda Frotté e Victor Nascimento, com supervisão de Lucas Paraizo. A direção é de Bruno Safadi e Leandra Leal. A série conta ainda com produção de Maria Barreto, que assina a produção executiva com Marcello Ludwing Maia; direção de montagem de Carol Benjamin; direção de fotografia de Mauro Pinheiro Jr, ABC; direção de arte de Clara Rocha; figurino de Malu Mello; caracterização por Adriana Alves; som direto por Laura Zimmerman; desenho de som e mixagem de Edson Secco; e trilha sonora e supervisão musical de Plinio Profeta.     

Foto: Jorge Bispo/Divulgação

‘A Vida Pela Frente’ é uma série Original da plataforma produzida pela Daza Filmes, em parceria com Globoplay.     

Dos cenários à trilha, série respira a época do famoso “bug do milênio”      

O clima de nostalgia é ainda mais contagiante com os cenários icônicos do Rio de Janeiro que fazem parte da produção. O tom retrô também é percebido quando o enredo da série explora um universo em que as redes sociais ainda não existiam e o celular dava seus primeiros passos. Elementos como uma secretária eletrônica e um orelhão, bem como o tamanho dos primeiros – e quase inacessíveis – aparelhos celulares, também integram a atmosfera da trama. Um bom ponto para se discutir o mundo atual conectado, seus benefícios e também seus pontos negativos para a saúde mental.     

Mais um destaque que promete conquistar quem estiver do outro lado da tela é a trilha sonora, recheada de clássicos do período e músicas entoadas por várias gerações, como é o caso de hits de Rita Lee selecionadas para a obra: ‘Desculpa o Auê’, na voz da própria Rita e, ‘Lança Perfume’, cantada por Letrux. Há ainda ‘Sonífera Ilha’, dos Titãs; ‘Uma Noite e Meia’, de Marina Lima, ‘Beija-Flor’, de Timbalada; ‘Primavera’, de Los Hermanos; ‘Nobre Vagabundo’, de Daniela Mercury; ‘Palavras ao Vento’, de Cássia Eller, na voz de Jaffar Bambirra; entre outras. O catálogo internacional também marca presença com célebres canções como ‘Creep’, de Radiohead e ‘Take On Me’, de A-HÁ.      

Sobre a DAZA Filmes                                                            

A DAZA Filmes, fundada em 2010 no Rio de Janeiro, é uma produtora independente que reúne as sócias Carol Benjamin, Leandra Leal, Maria Barreto e Rita Toledo. Gerida por mulheres, a DAZA realiza projetos que buscam contribuir para o desenvolvimento de um imaginário social que apoie e celebre a diversidade. Com sete longas e dois curtas no catálogo, a DAZA produz filmes de arte, programas de TV e documentários. É produtora dos premiados documentários Divinas Divas e Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil. É a realizadora da série de ficção ‘A Vida Pela Frente’, em dez episódios, para a Globoplay e o GNT. 

Sobre o Globoplay     

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. O serviço reúne diversos conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só estão disponíveis online. A plataforma conta ainda com uma oferta completa com os canais lineares da Globo através do Globoplay + canais ao vivo, que agrega em um só lugar, além da TV Globo, o Multishow, GloboNews, os canais sportv, GNT, Viva, Gloob, Gloobinho, Off, Bis, Modo Viagem, Megapix, Universal TV, Studio Universal, SYFY, Canal Brasil e Futura. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.        


Deixe o seu comentário