Maior competição esportiva do planeta, os Jogos Olímpicos vão muito além das disputas entre atletas. Envolvem assuntos como economia, cultura, comportamento, meio ambiente e ciência. Com esse olhar diferenciado, o Jornalismo da Globo acompanha de perto, em telejornais e programas, a preparação da delegação nacional, da torcida brasileira e da cidade sede para o evento, que começa em Tóquio, no dia 23 de julho. Na reta final da contagem regressiva para o acendimento da pira olímpica, estreiam séries especiais sobre o tema. A primeira, neste domingo, dia 27, no ‘Fantástico’.
Durante os Jogos de Tóquio, a TV Globo terá mais de 200 horas de transmissões olímpicas, principalmente de provas que envolvam atletas brasileiros e as grandes decisões. Mas como se formam os grandes nomes que entram para a história ao alcançarem o pódio olímpico? É o que mostra “A Construção do Atleta”, do ‘Fantástico’. O primeiro dos quatro episódios mostra aspectos essenciais para o nascimento de um atleta olímpico, como a genética e o ambiente, além de pesquisas que comprovam que os olímpicos vivem mais e têm menos doenças graves que a maioria da população. Um exemplo é a americana Kerry Walsh, do vôlei de praia, que vai tentar o quarto ouro aos 42 anos; e a brasileira Formiga, dona de duas medalhas no futebol e que, aos 43 anos, se tornará a recordista de participações olímpicas do Brasil.
Em cinco episódios, “Caminho das Medalhas” estreia segunda-feira, dia 28, no ‘Jornal Hoje’, e faz um passeio pelos 101 anos de participação brasileira nos Jogos. O repórter Edgar Alencar mostra as dificuldades dos atletas brasileiros nas primeiras edições do evento; os pioneiros e as primeiras medalhas; o caminho trilhado pelas mulheres para poderem competir; e a importância dos imigrantes no desenvolvimento do judô e da vela, dois dos esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil. A escolha do Rio como sede olímpica de 2016 e o legado deixado pelo evento para o esporte do país também estão na pauta. “É uma série recheada de boas histórias e grandes personagens do esporte brasileiro. Prato cheio para quem, assim como eu, é um apaixonado pelos Jogos Olímpicos”, diz Edgar Alencar, que conversou com nomes como a saltadora Aída dos Santos, única mulher brasileira a competir nos Jogos de Tóquio-1964; e os medalhistas olímpicos Marcelo Negrão, do vôlei; e Mayra Aguiar, do judô. Na terça-feira, dia 29, mais um episódio de “Enciclopíadas”, do ‘Hora 1’ apresenta as regras e curiosidades do taekwondo.
O último trabalho de Tino Marcos na TV Globo mostra a ligação de modalidades olímpicas com o Brasil e com os brasileiros. Uma viagem para quem é apaixonado por esporte, que começa no dia 5 de julho, no ‘Jornal Nacional’. Tino e Kiko Menezes passam por Florianópolis, em Santa Catarina, terra natal do skatista Pedro Barros, seis vezes campeão mundial; pelas praias no Rio de Janeiro, de onde saíram as primeiras campeãs olímpicas da história do esporte brasileiro, e Baia Formosa, no Rio Grande do Norte, residência e local de treinamentos de Ítalo Ferreira, um campeão mundial de surfe. "Fiquei muito feliz desde o início, quando o ‘Jornal Nacional’ projetou uma série que mostrasse o ponto de vista dos brasileiros com relação a cada modalidade. Sempre gostei de contar histórias humanas, com bons personagens, trazendo agora também um pouco do que a gente vai ver nos Jogos de Tóquio, a partir de 23 de julho. Muito contente por ver no ar algo tão realizador como meu último trabalho na empresa. Vai ser um momento para curtir e aproveitar”, diz Tino Marcos. No mesmo dia, o ‘Jornal da Globo’, inicia a série “Sentidos Olímpicos”, do repórter Guilherme Roseguini. A visão é o tema do primeiro episódio. Nathalie Moellhausen, da esgrima, e especialistas explicam como atletas reagem a movimentos aparentemente imperceptíveis das armas e acertam seus rivais em milésimos de segundo.
Com informações da Comunicação Globo
Comentários (0) Postar Comentário
Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!
Leia também
'Quem Ama Cuida' une melodrama clássico e suspense no horário nobre
Quem Ama Cuida: Globo aposta em vingança e mistério na novela das 9
Paloma Poeta e Oscar Filho lideram equipes no 'Boom!' deste domingo
Igor Rickli volta à Globo em novela com o filho no elenco
Mauricio Meirelles fica sem 'Aberto ao Público' e fará humor na Copa da Record
Ferette termina preso e obcecado por Gerluce no final de 'Três Graças'
Record define data de estreia da 7ª temporada do Canta Comigo
Gabriela Loran negocia protagonismo em filme do Globoplay
Globoplay Novelas escala 'O Profeta' para substituir 'Paraíso'
Record procura novo formato para Tom Cavalcante aos domingos
SBT prepara troca de microfones em mês de aniversário da emissora
RedeTV! freia novos programas e mantém reprises na faixa nobre
No júri do 'Dupla do Brasil', o 'Caldeirão' recebe Marcos e Belutti
Globo exibe especial da Turnê Três Graças nesta sexta (15)
Marcos Mion comandará 'Caldeirão' ao vivo no clima do Mundial
Chay Suede vira rosto recorrente dos mocinhos das nove na Globo