O Planeta TV

A cultura do Tocantins na festa de lançamento de O Outro Lado do Paraíso

Elenco se reúne em festa de lançamento.

por Redação, em 21/10/2017

Foto: Divulgação/Globo

O tradicional Parque Lage, no Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para marcar o lançamento de O Outro Lado do Paraíso, próxima novela das nove, com estreia na segunda-feira, dia 23. O conhecido parque público, tombado como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural da cidade, é um dos pontos turísticos mais visitados no Rio, e fica localizado aos pés do morro do Corcovado. O emblemático casarão, construído em torno da famosa piscina, é composto por mármores, azulejos e ladrilhos italianos. A arquitetura clássica é obra do italiano Mario Vodrel e as pinturas decorativas dos seus salões são assinadas por Salvador Paylos Sabaté.

Para a festa, a ambientação do espaço foi inspirada em elementos naturais da região Norte. Dentro deste contexto, o capim dourado, símbolo cultural e econômico do Jalapão, no Tocantins, teve um lugar de destaque no evento através da instalação artística inspirada na obra de Lygia Pape. Fixados no toldo, os fios desciam até a piscina e receberam iluminação especial de forma que o reflexo fosse uma extensão da trama, representando o “outro lado”. As bordas da piscina, com uma iluminação em led na cor verde, representavam a abundância de verde da região Norte do país e estabelecia uma conexão com as esmeraldas, elemento marcante na história e objeto de desejo de muitos personagens da novela.

O autor Walcyr Carrasco foi um dos primeiros a chegar à festa. Bastante animado, ele falou sobre a expectativa para a estreia. "Quero que o público se emocione assistindo à novela da mesma forma que eu quando estou escrevendo", revelou. Walcyr usava um colar com pingente e fazia questão de explicar a origem. "É um pingente do Espírito Santo feito com o ouro do Jalapão. Comprei em Natividade, no Tocantins", declarou.

Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Foto: Divulgação/Globo

Marieta Severo também homenageou o Estado da região Norte com seus acessórios, bolsa e brincos de capim dourado. "Depois que conheci o Jalapão, fiquei encantada pelo artesanto", contou.

Ainda dentro da cultura do Tocantins, a exposição ‘Capim – Olhares do Jalapão’, localizada logo na entrada do Palacete, convidava o público a mergulhar em algumas das inspirações que serviram de base para o enredo e ambientação da novela. Com registros do fotógrafo Ramon Vasconcelos, da TV Globo, e ilustrações do artista plástico João Kammal, a mostra traduz as sensações do Jalapão numa narrativa dividida em três partes: cidades, naturezas e pessoas, com a captação de diferentes impressões sobre o mesmo local: o “outro lado” de cada ponto de vista. Nas paredes, projeções revelam imagens típicas da região Norte. O trabalho é resultado da expedição de dez dias, realizada no mês de agosto pelos profissionais, e inclui também registros feitos nos sets de gravação da novela. A exposição será aberta ao público a partir de amanhã até dia 30.

Durante a festa, as veteranas Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Laura Cardoso mostraram vitalidade e aproveitaram o reencontro para celebrar o novo trabalho. "É uma história muito bem narrada e extremamente bem dirigida pelo Maurinho. Desde a cenografia belíssima até o enredo está tudo impecável. Será um grande trabalho", apostou Fernanda.

Grazi Massafera também falou sobre a personagem Lívia. "Ela vai dar o que falar. Sou do tempo em que querer não é poder, o que é o oposto da Lívia, que consegue tudo o que deseja", contou.

André Felipe Binder, Mauro Mendonça Filho, Walcyr Carrasco, Sergio Guizé e Rafael Cardoso. Foto: Globo

Antes da exibição do clipe, o diretor artístico Mauro Mendonça Filho, convidou o público a acompanhar a história a partir de segunda, dia 23. "Temos uma grande saga, com temas importantes e um elenco incrível. Estamos todos muito felizes e empenhados nesta nova jornada", disse. 

Ítens típicos da região Norte, em especial do Tocantins, também estavam presentes no cardápio da festa. Colherzinha com paçoca de carne de sol e aipim na manteiga de garrafa; bombom de gorgonzola na castanha de caju; tapioquinha com coco e camarão; pastelzinho com banana da terra e carne de sol e arroz de pequi com galinha caipira e farofa de barú foram algumas das delícias oferecidas. Os convidados puderam ainda desfrutar do refrescante suco de mangaba com gengibre, tradicional na região. Já a pista de dança da festa ficou a cargo do renomado Dj Nepal.

O Outro Lado do Paraíso, próxima novela das nove, que trata da lei do retorno e da crença de que um dia a justiça chega para todos, vai contar uma história de amor, ambição e vingança. A obra é escrita por Walcyr Carrasco com direção artística de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder. A novela estreia no dia 23 de outubro.  


Deixe o seu comentário