Novo sistema vai ampliar os dados para as emissoras de TV e agências de publicidade.
A Kantar Ibope Media vai ampliar a sua medição de audiência. A partir do segundo semestre, dados relativos às plataformas on-line estarão disponíveis para os canais de TV e empresas de publicidade interessadas. Sendo assim, será possível saber o tamanho do público de Os Dez Mandamentos na Netflix, por exemplo.
O Ibope já reconhece o público que assiste TV aberta e fechada nos televisores conectados à internet, mas só com essa nova metodologia vai contemplar os números absolutos, incluindo os computadores, smartphones e tablets.
A medição em streaming reconhece o programa de TV através do som e cruza essa informação com o endereço do site ou aplicativo (Globo Play, Youtube e similares), segundo o UOL. A audiência do streaming será somada aos dados do sistema em tempo real e dos programas gravados e assistidos até sete dias após a transmissão original.
A ampliação dos métodos de medição da audiência tende a confirmar o que dados do Ibope já revelaram: o brasileiro está assistindo mais TV aberta a cada ano. Contrariando o discurso de muitos, o Ibope constatou que o telespectador passou em média 6 horas e 1 minuto diante do televisor em 2015. Em 2008, a medição indicou média de 5 horas e 9 minutos, segundo informações publicadas pelo UOL.