O Planeta TV

Cristianne Fridman vai colocar fogo no horário nobre

Cristianne Fridman vai colocar fogo no horário nobre

Amor, traição e vingança estão na nova novela da Record: ‘Chamas da Vida’, que estréia na próxima terça (08/07). ‘Chamas’ é a décima segunda novela da Record desde que a emissora retomou a teledramaturgia com A Escrava Isaura, em 2004. Contudo, algumas coisas mudaram de lá para cá.

Começando pelo lançamento da produção, que teve direito a festa, assim como faz a Globo. Na noite de segunda-feira, dia 30, no Rio de Janeiro, a área militar da Urca foi liberada para imprensa e convidados, que, sinalizados por uma projeção do logo da novela e da emissora em uma pedra, tomavam as dependências da Fortaleza São João, iluminada, como não poderia deixar de ser, por fogo. Mas, mais do que isso, como pode ser visto no clipe de divulgação da novela (veja o especial clicando aqui) a grande diferença fica por conta de cenas que tempos atrás não seriam gravadas na emissora dos bispos, tais como, cenas quentíssimas de sexo e abordagens sobre os temas: drogas, pedofilia e aids.

Assinada por Cristiane Fridman, que já escreveu Bicho do Mato (2007) na emissora, a trama conta com direção de geral de Edgard Miranda e é protagonizada por Juliana Silveira e Leonardo Brício. Cristianne já atuou na TV Globo, onde colaborou em Coração de Estudante (2002), e, pelo SBT com Dona Anja (1996). O site "O Planeta TV!" convidou o autora para um bate-papo e falar sobre sua carreira, bem como, a estréia de sua próxima novela.

O Planeta TV! – Cristianne, é uma honra recebê-la para contar um pouco sobre seus trabalhos e sobre “Chamas da Vida”.

Cristianne Fridman – Imagina...eu que agradeço a oportunidade de divulgar a minha novela!

O Planeta TV! – “Chamas da Vida” é seu terceiro trabalho na TV Record. Como estão as expectativas para mais uma novela?

Cristianne Fridman – Dia 08 de julho se aproxima e a minha expectativa cresce na mesma medida em que tem crescido o ibope da Record, ou seja: está cada vez maior! RS!

O Planeta TV - Você foi co-autora de vários sucessos, como, por exemplo, Essas Mulheres, Coração de Estudante e Dona Anja. Com isto, dividiu grandes sucessos com outros autores, como Marcílio Moraes e Bosco Brasil. Como é trabalhar com outros mestres da teledramaturgia?

Cristianne Fridman – Fui colaboradora nestes trabalhos e não co-autora, excetuando o Bosco Brasil com o qual dividi a autoria de “Bicho do Mato”. Sou muito grata a todos os profissionais com os quais trabalhei. Diria que foram minha lenha e as centelhas deste fogo que agora incendeia a minha criatividade, o meu prazer em estar escrevendo “Chamas da Vida”.

O Planeta TV! – Da onde veio a inspiração para criar a trama? Você realmente acredita na trama do "incendiário"? Qual o verdadeiro fio condutor da novela?

Cristianne Fridman – Quando a Record me encomendou uma novela pensei em fazer algo que fosse pra cima, alto astral, positivo. Daí veio a idéia de trabalhar com o universo do Corpo de Bombeiros. Uma instituição que tem como um dos lemas “nada do que é humano nos é indiferente” e honra este lema já indica o caminhar que a novela vai ter. Acredito que o maior heroísmo destes profissionais esteja muito mais na paixão com que exercem seu trabalho, na generosidade e solidariedade que tem com o outro do que propriamente com a coragem de enfrentar incêndios, desabamentos, enchentes... Eles valorizam a vida! Precisamos de heróis médicos, professores, advogados, políticos...heróis que tenham ética, considerem a vida humana um bem precioso e cuidem dela com carinho!

A trama da novela não é a descoberta do incendiário. Não é um “quem matou do fogo”. Rs! Nas primeiras semanas já revelo o incendiário para o público. Chamas é uma novela de ação com muito romantismo e o seu fio condutor está nesta junção. Pedro e Carolina se reencontram em um incêndio criminoso e se apaixonam. O que está em jogo é este romance, que enfrentará o desejo de vingança de Vilma e seu filho Tomás.

O Planeta TV! – Inicialmente, “Chamas” seria exibida às 21h, mas a emissora acabou optando pela faixa das 22h. Você precisou modificar alguma coisa na sinopse? É verdade que a Record pediu muitas cenas de ação?

Cristianne Fridman – Não modifiquei a sinopse. Tinha, sim, pensado a novela para ser exibida em um horário mais cedo. O que alterei com a mudança de horário foi a abordagem de alguns personagens. Meus “filhotes” são pessoas, tem sangue nas veias, carne, paixões, o bem, o mal...humanidade. O que fiz foi dar mais densidade a alguns aspectos destes personagens.

O Planeta TV! – Chamas da Vida vai mostrar um Rio que passa longe das praias da Zona Sul. Tinguá, na Baixada Fluminense, é o cenário principal. A escolha de Tinguá teve algum motivo especial?

Cristianne Fridman – O mesmo motivo pelo qual escolhi a ambientação do Corpo de Bombeiros. Infelizmente quando falamos de Baixada associamos à violência, mas como os meus personagens, como a vida, nada é uma coisa só. A Baixada tem violência? Tem. Mas tem, também, uma vizinhança amiga. Tem o encontro na pracinha, tem o cruzar a rua e dar “bom dia”, tem a fofoca divertida, tem alegria...tem humanidade! Daí a associação com o lema dos bombeiros...amo... “nada do que é humano nos é indiferente”.

O Planeta TV! - Você sofreu alguma pressão interna da Record por abordar temas como gravidez precoce, pedofilia, drogas e violência familiar?

Cristianne Fridman – Não sofri pressão alguma da Record. Tudo que há na novela é “por minha conta e risco”! Rs! Tenho personagens que naturalmente possibilitam a discussão de alguns temas. Não gosto de didatismo nem que o tema se imponha ao personagem. Mas se tenho, por exemplo, um ferro-velho com jovens que participam de rachas, pichação e raves... é natural que eles possam se envolver com drogas sintéticas. Nada do que é humano, repito, a mim é indiferente. Se meus personagens permitem algumas discussões só agradeço por tê-los criado! Novela tem um alcance enorme e me sinto feliz quando posso discutir algumas questões que afligem a todos nós: as drogas, a pedofilia, a gravidez precoce.

O Planeta TV! – Como esses temas serão abordados?

Cristianne Fridman – Com naturalidade como disse acima. É como se o telespectador estivesse participando de um problema na vida do vizinho ou mesmo dentro da sua família.

O Planeta TV! – É verdade que “Chamas” vai conter cenas bem picantes? Não teme às críticas?

Cristianne Fridman – Chamas é uma novela quente em todos os sentidos! Tem muito humor, romantismo, ação. O horário permite que algumas cenas tenham um colorido mais forte. Mas este colorido é dado com bom senso para não chocar ou desrespeitar o nosso público. Temos um compromisso muito grande para que a novela possa ser vista, sem constrangimento, pela família brasileira.....

O Planeta TV! – A novela é uma obra aberta, o que lhe permite alterar e modificar determinados desfechos. Em Bicho do Mato você teve de mudar os rumos de alguns personagens e fazer adaptações para "agradar" o público. Vale tudo por Ibope? Mudaria 'Chamas da Vida'?

Cristianne Fridman – Não vale tudo por ibope, mas vale buscar com tudo o ibope! Temos que nos preocupar com a qualidade do trabalho. Associar esta qualidade a um bom resultado no ibope. Se deixarmos de lado um ou outro aí a coisa desanda! Você me pergunta se mudaria a novela. Nós nos modificamos conforme a experiência que vamos adquirindo no nosso dia-a-dia. Isto é bom, isto é humano. Com uma novela não é diferente. Pode surgir a necessidade de alguns ajustes e, neste sentido, vamos mudando uma coisinha aqui outra ali, mas a essência da novela não se altera. Você pode mudar e ser um Jeferson que ajustou esta ou aquela característica, mas ainda assim será reconhecido como o Jeferson.

O Planeta TV! – “Bicho do Mato” precisou de algumas mudanças para conseguir elevar os seus índices. Na época falaram que o autor Tiago Santiago foi chamado para auxiliá-la, o que realmente aconteceu?

Cristianne Fridman – Tiago Santiago era o supervisor de Bicho do Mato. Quando uma novela tem um supervisor e precisa de reajuste é normal que a interferência deste seja maior.

O Planeta TV! – Como é a sua rotina quando está escrevendo uma novela?

Cristianne Fridman – Acordo cedo, durmo tarde e lamento os dias de sol quando não posso dar um mergulho no mar! Rs! É uma rotina bem puxada. Me dedico 24 horas à novela porque ate dormindo sonho com os personagens!

O Planeta TV! – Está escrevendo a novela sozinha ou com ajuda de colaboradores?

Cristianne Fridman – Trabalho com colaboradores que são pessoas admiráveis. Camilo Pellegrini colaborou no Bicho do Mato e agora tenho o imenso prazer de poder contar com a parceria dele nesta novela. É o que costumamos chamar de “segundo”. Uma espécie de braço direito. Pra mim um grande amigo e profissional talentoso! Outra grande parceira é a Paula Richard, que trabalhou com o Marcilio em Vidas Opostas. Excelente roteirista! Já disse em outra entrevista que agradeço de joelhos ao Marcílio por tê-la me indicado. Nélio Abbade e Renata Dias Gomes completam este timaço de colaboradores. Ambos tem observações maravilhosas. Me instigam o tempo todo. São dois roteiristas de gabarito! Ou seja: estou muito bem acompanhada nesta novela!

O Planeta TV! – “Chamas” está prevista para ter quantos capítulos? Você já trabalha com a possibilidade da novela ser esticada, de modo que não prejudique a trama?

Cristianne Fridman – Chamas está prevista para ter 200 capítulos o que, para uma novela, é um número alto. Não trabalho com a possibilidade dela ser esticada porque, como autora, sei o quanto é difícil sustentar uma trama já com duzentos capítulos imagina se tiver que ir mais além? Neste sentido não sou uma autora masoquista. RS! Por isso não trabalho com esta possibilidade.

O Planeta TV! – Inicialmente a novela se chamaria Prova de Fogo. Porque houve mudança no nome?

Cristianne Fridman – Este nome já tinha sido registrado. Há males que vem pra bem! Rs! Gosto do nome Chamas da Vida. Traduz a idéia da novela. Tenho nas tramas as chamas da alegria, do romance, da ação, as chamas da vingança, da sedução, do drama...chamas da vida!

O Planeta TV! – Como foi a escalação do elenco? Já tinha os atores em mente quando estava elaborando a sinopse?

Cristianne Fridman – A escalação do elenco se deu com diversos encontros entre eu, o Edgard Miranda, o Hiran Silveira e o departamento de elenco da emissora. Foi um processo em que todos opinaram, discutiram, buscaram o melhor para a novela. Não tinha nenhum ator em mente quando escrevi a sinopse.

O Planeta TV! – Gabriela Moreyra foi considerada por você em outras entrevistas a revelação da novela Bicho do Mato, exibida em 2006 e também de sua autoria. Não houve a possibilidade de trabalharem juntas outra vez?

Cristianne Fridman – A Gabriela é uma excelente atriz. Na época da escalação de Chamas ela estava atuando em Caminhos. Não faltará oportunidade, espero, de voltarmos a trabalhar juntas!

O Planeta TV! – Dado Dolabela está em evidencia na mídia por supostamente causar problemas nos bastidores da novela. Existe a possibilidade de o ator sair, caso venha ocorrer mais incidentes como atrasos ou coisas do tipo? Quem resolve problemas nesse sentido? Autora ou diretor?

Cristianne Fridman – Não recebi nenhum comunicado por parte do diretor, da produção ou da emissora de que o Dado esteja causando problemas. Ao contrário. Ele tem defendido o personagem com muita dedicação e respeito. O destino dos personagens é uma responsabilidade do autor. E quaisquer problemas que porventura possam a acontecer e necessitem de alguma atitude radical serão resolvidos por mim.

O Planeta TV - A personagem Vilma, interpretada pela brilhante Lucinha Lins já é vista nos bastidores como um dos grandes destaques da novela. Acredita que sem um bom vilão não existe uma trama chamativa e atraente?

Cristianne Fridman – O público ama odiar um personagem! Acredito que os vilões ganharam um destaque maior nas tramas porque em contrapartida os mocinhos e as mocinhas ficaram muito “sem sal”. O público não consegue se identificar com a humanidade destes personagens tão perfeitos! Espero que este seja o grande diferencial da minha novela. Em Chamas a vilã e os mocinhos não são somente bons e maus. A Vilma tem cenas divertidas! A Carolina é uma mocinha que vive em 2008! O Pedro é um bombeiro dedicado, um homem responsável, mas que erra também. Ele é um irmão-pai às vezes rigoroso demais e por isso acaba sendo injusto. É herói, mas se enche do irmão problemático.Acho muito atraente uma trama em que as pessoas boas resvalem e as más mostrem um ladinho bom delas!

O Planeta TV! - Em recente entrevista uma atriz afirmou que a novela teria muitos bordões. Quem os cria? Isso vem diretamente no texto ou os atores tem liberdade para incrementar e colocar uma pitada de criatividade nas cenas?

Cristianne Fridman – Não gosto que mexam no meu texto. Criei alguns bordões e é o que espero ver no ar. É importante destacar que o percurso de um personagem está na cabeça do autor. Se a liberdade do elenco em recriar o texto não for cuidada pode afetar diretamente o planejamento da novela. Às vezes uma incrementada pode comprometer um momento posterior da novela em que esta incrementada se daria de forma mais adequada. Por isso não gosto que modifiquem o texto.

O Planeta TV! - Hoje a Record conta com um elenco de primeiro time, e sua novela tem nomes como o de Jussara Freire, Antonio Grassi, Lucinha Lins, Iris Bruzzi dentre outros que trocaram a Globo pela emissora. O que você acha dessa nova fase da teledramaturgia?

Cristianne Fridman – Me sinto honrada e agradecida por estar escrevendo para um elenco do porte que temos em Chamas! É um sonho, uma alegria imensa! E se tenho este prazer é porque a Record surgiu e se estabeleceu no mercado!

O Planeta TV! – O que pode adiantar sobre a trilha sonora? Qual será a música de abertura?

Cristianne Fridman – A musica de abertura será “Fogo e Paixão”cantada pelo Fábio Júnior.

O Planeta TV! - Diante de todo esse sucesso que vem apresentando na Record, chegou a ser sondada para voltar a TV Globo?

Cristianne Fridman – Não.

O Planeta TV! – Bom, agradecemos à sua atenção e desejamos sucesso para “Chamas da Vida”.

Cristianne Fridman – Eu que agradeço pela oportunidade e não percam dia 08 de julho, terça, às 09:45 Chamas da Vida!

"CHAMAS DA VIDA" ESTRÉIA NA PRÓXIMA TERÇA (08/07), ÀS 21H45, NA RECORD.





Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Veja também