O Planeta TV

"Tudo saiu conforme o planejado", diz Aguinaldo Silva, satisfeito com Império

Em entrevista exclusiva, o autor fala sobre audiência; e nega boatos, como a morte de Reginaldo (Flávio Galvão) e Maria Clara (Andrea Horta).

Por: Jeferson Cardoso, com colaboração de Victor Rezende e Emerson Ghaspar

A nova novela das nove, Império, estreou, há quase dois meses, com uma grande responsabilidade: recuperar a audiência e a simpatia do público. Com 48 capítulos no ar, a trama, assinada por Aguinaldo Silva, soma uma média de 30 pontos em São Paulo. Um índice questionado, mas que ainda coloca a novela das nove da Globo como o produto de maior audiência da TV brasileira.

O Portal O Planeta TV! convidou o autor - responsável pelas maiores audiências de minisséries e telenovelas da TV Globo – para um bate-papo. Ele avaliou o primeiro mês de Império; comentou sobre os números do Ibope; e negou especulações, como a morte de Maria Clara (Andrea Horta) e Reginaldo (Flávio Galvão), que será testemunha de defesa do comendador José Alfredo (Alexandre Nero).

Confira a entrevista:

O Planeta TV! – Como autor, qual a sua avaliação do primeiro mês de Império? Alguma coisa não saiu conforme o planejado?

Aguinaldo Silva - Desde Senhora do Destino nunca uma novela minha funcionava tão bem no primeiro mês. Tudo saiu conforme o planejado, e ainda tive, como prêmio extra, a aprovação das redes sociais ao meu trabalho. Atribuo isso ao capricho da produção, a afinação do elenco e ao esforço da direção, para a qual nada em Império é impossível.

O Planeta TV!  - Quais as suas impressões do resultado do primeiro grupo de discussão?

Aguinaldo Silva - Vejo essa história dos grupos de discussão com certa reserva. Não acho que as pessoas selecionadas para falar sobre a novela consigam se desligar do fato de que estão ali não para ser sinceras, mas para emitir juízos de valor. Elas acabam se tornando personagens de um evento - o "julgamento"  da novela. De qualquer modo, muita coisa importante é falada. Dessa vez a aprovação foi quase unânime - a não ser pelas atitudes de Beatriz em relação às preferências do marido, que causaram certo choque. Mas como esta era a minha intenção... Acho que acertei em cheio.

O Planeta TV!  – Você tem uma participação ativa na Internet. Acredita que, por meio das redes sociais, é possível identificar antecipadamente o que está dando certo e o que está dando errado?

Aguinaldo Silva - Sim. Levando em conta que os números oficiais de audiência andam meio estranhos (não é possível que 54% das pessoas que compraram aparelhos de televisão caríssimos prefiram mantê-los desligados), é nas redes sociais que a gente consegue a resposta mais imediata sobre o que está dando certo ou errado na novela. Eu acredito demais nessa tendência cada vez mais forte de levar a reação imediata dos internautas em conta, e acho que a medição da audiência, como ela é feita agora, está totalmente defasada.

O Planeta TV!  – Para ajustes pontuais, caso necessário, tem trabalhado com quantos capítulos de frente?

Aguinaldo Silva - Quantos capítulos tenho de frente é um segredo que costumo manter em todas as minhas novelas - ou a produção exige todos! Mas sou conhecido pelo fato de nunca ter atrasado um bloco sequer durante as 14 novelas que esqueci. Sou uma espécie de operário padrão neste sentido, produzo um capítulo por dia seis dias na semana... E não falho um dia sequer. Só pra você ter uma idéia: Império acaba na segunda semana de março... E, se Deus quiser, no dia 20 de fevereiro eu estarei de férias.

O Planeta TV!  – Quando desenvolve as suas sinopses, você define o começo, meio e fim das tramas ou elas são definidas por partes?

Aguinaldo Silva - Nenhuma sinopse de novela consegue ir além do capítulo 80 (algumas não chegam nem ao 20, rsrsrsrs). Assim, no capítulo 80 eu faço outra sinopse a partir do que já foi ao ar... Mas ela é apenas para meu consumo e dos meus colaboradores, não é entregue à emissora. E no capítulo 160, numa grande reunião de trama, que às vezes dura vários dias, aí sim, é definido o final da novela.

O Planeta TV!  – O horário político está prejudicando a audiência da novela. Está satisfeito com a média de 30 pontos?

Aguinaldo Silva - Eu não estou nem um pouco satisfeito porque, como você sabe, neste capítulo eu sou voraz, me alimento de altas audiências. Mas a emissora está muito satisfeita sim, principalmente com a poderosa capacidade de recuperação da novela, que pega do horário eleitoral com 13 pontos e em poucos minutos chega aos 30. O problema é que, quando você vai tirar a média, aqueles 13 pontos iniciais contam, bem como contam os que você ponteou antes de chegar aos 34 com que a novela em geral termina. Mas não esqueça que, antes do horário eleitoral, ela estava dando 35 de média.

O Planeta TV! – Assiste aos capítulos da novela acompanhando a audiência deles? Se sim, até que ponto as prévias podem ajudar? No consolidado há alterações de até dois pontos para mais ou para menos.

Aguinaldo Silva - Como já disse antes, vejo com muitas reservas os números atuais de audiência, e não apenas os meus. Insisto: não acredito que a nova classe média, depois de comprar aparelhos de televisão caríssimos, prefiram deixá-los desligados o dia inteiro. Tem alguma coisa errada nessa medição, embora eu diga isso como um não-especialista. Não vejo a novela com o real time do lado, porque pra mim, importante é ver a novela. A audiência eu só vou ver qual foi depois que o capítulo termina.

O Planeta TV! – Que avaliação você faz do atual momento da teledramaturgia brasileira? E como vê o atual cenário em relação à audiência?

Aguinaldo Silva - Da audiência já falei mais do que devia - cala-te boca. Do momento atual da teledramaturgia brasileira? Há muito tempo que ela não era tão criativa e, principalmente, que não se preocupava tanto em buscar novos caminhos. Basta ver o quanto são diferentes e como tentam ser inovadoras as novelas, minissérie e seriados no ar atualmente. Nem sempre se acerta, mas o importante é tentar, e isso é o que os autores estão fazendo.

O Planeta TV!  - Foi noticiado que Reginaldo, personagem de Flavio Galvão, morrerá. Isso já estava planejado ou é reajuste de trama?

Aguinaldo Silva - Reginaldo não pode morrer por uma razão muito simples - e essa é uma notícia inédita de presente pra você. Ele estava lá no garimpo do Monte Roraima quando a morte de Sebastião Ferreira aconteceu... E será testemunha de defesa do comendador José Alfredo quando ele for acusado do crime. Até hoje eu não disse do que vive Reginaldo com suas três mulheres, mas digo agora: ele deixou o garimpo, porque não tinha mais idade para isso, mas continuou, tipo formiguinha, no pequeno comércio de pedras preciosas. Por isso ele viaja e some... E tem uma mulher em cada cidade por onde passa.

O Planeta TV!  – E como ficarão as personagens Tuane (Nanda Costa) e Jurema (Elizângela)?

Aguinaldo Silva - Tuane se desinteressa de Reginaldo depois que descobre que o irmão de Cristina e pai do filho dela ficou rico. Já viu, né? Jurema sim, vai perdoar todos os pecados de Reginaldo e continuar com ele, já que eles têm dois filhos adultos.

O Planeta TV!  – Reginaldo terá um infarto ou será assassinado? Seria ele a vítima de Cora (Drica Moraes)?

Aguinaldo Silva - Bom, que Reginaldo não vai morrer - não sei de onde saiu essa notícia falsa - eu já deixei bem claro. Muito menos vai morrer Maria Clara - outra notícia falsa. Se vai morrer alguém em Império? Olha, o recurso de matar alguém pra esquentar a novela já foi tão usado que se tornou trivial e pobre. Por isso não pretendo usá-lo. Pretendo, isto sim, é fazer uma falsa morte - justamente a do protagonista.Como ele mesmo diria: I beg your pardon? Isso mesmo, o comendador José Alfredo Medeiros vai morrer sem nenhuma dúvida por volta do capítulo 120, tanto que será - também sem nenhuma dúvida - velado de caixão aberto e depois enterrado... Só que, decorridos três dias, ele fará a travessia ao contrário... E aparecerá vivo de novo! Como isso será possível? Ah, essa eu não conto.

O Planeta TV!  – A Cora será mesmo capaz de matar? O que podemos esperar da personagem personificada como a vilã?

Aguinaldo Silva – Cora não é psicopata, como era o caso de Nazaré Tedesco. Ela é manipuladora, e esta é sua grande arma. Ela leva as pessoas a fazer o que ela quer na base do papo, da conversa, do fuxico, da intriga... E por esse caminho ela irá longe. Mas essa história de que a vilã, pra ser vilã, tem que matar, pra mim está superada.

O Planeta TV!  –  Maria Marta é má, mas, nos últimos capítulos, o lado humano da personagem, com a reaproximação com o filho e a luta para reconquistar o amor de José Alfredo, conquistou o público. O carisma de Lília Cabral, em união ao texto sarcástico, contribuiu para isso. Você esperava essa reação do público?

Aguinaldo Silva - Ninguém é apenas mau ou apenas bom na vida real, e eu acho muito bom que as novelas, ou as obras de ficção de um modo geral, reproduzam isso. Voltemos a Nazaré: ela era capaz de cometer os piores crimes... Mas o amor dela pela filha era enorme, estava acima de tudo. Tão grande que, no final da novela, quando ela percebe que nunca vai deixá-la em paz, ela se joga no Rio São Francisco. Essa ambiguidade dos personagens é o que me fascina.

O Planeta TV! - O romance entre José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Isis (Marina Ruy Barbosa) tem despertado o interesse do público, mas não é um consenso geral. Existe a possibilidade de um novo personagem se juntar a essa trama para compor um triângulo amoroso?

Aguinaldo Silva - Quando a novela começa, Isis para José Alfredo é apenas uma distração. Ele só diz que a ama - pela primeira vez - depois que dorme com Marta. A partir daí o romance entre os dois vai se tornando cada vez mais sério - não esqueça que até agora só foram ao ar 48 capítulos! Isis também muda, arranja um trabalho, se torna mais adulta... E eu gosto de pensar que essa linda história de amor dos dois vai apaixonar o país inteiro.

Aguinaldo escrevendo Império em seu escritório. Foto: Fco. Patrício

O Planeta TV!  – João Lucas (Daniel Rocha), que é filho do Comendador, apaixonou-se por Maria Isis, que é a amante de seu pai. Pai e filho disputarão pelo amor dela? E como ficará a relação entre os dois?

Aguinaldo Silva - José Alfredo nunca deixa de ser pai. E é como pai, e não como rival, que ele vê Lucas. Assim, ele sabe que a atração deste por sua amante faz parte da rebeldia do rapaz. O comendador lida com esta suposta paixão de Lucas de forma adulta... Mesmo porque ele confia no - como se diz - próprio taco, e sabe que Isis é dele e  ninguém tasca.

O Planeta TV!  – Muito se tem falado nos cortes feitos a novela, que envolveriam cenas de beijo gay, e até de comédia. Isso procede?

Aguinaldo Silva - Você vai me dar licença de não responder a esta pergunta.

O Planeta TV!  – Antes da estreia de Império, no entanto, você disse que não haveria beijo gay na novela. Essa possibilidade, independentemente da ‘censura’, está descartada até o fim da novela?

Aguinaldo Silva - Eu disse que não haveria... E não escrevi nenhum beijo gay. O que eu escrevi foi uma sugestão de beijo, que é visto à distância, pelas lentes da fotógrafa Érica, e que dará início ao processo de destruição da reputação de Cláudio por Téo Pereira. Este foi o beijo gay que eu escrevi, e ele foi ao ar sem cortes.

O Planeta TV!  – Daqui a duas semanas, Enrico (Joaquim Lopes), personagem homofóbico, descobrirá a orientação sexual do pai. A partir daí, qual a função de Claudio (José Mayer) e Téo (Paulo Betti) na história?

Aguinaldo Silva - Os dois vão se digladiar na Justiça. Veja bem, não é de beijo gay, ou de relação homo-afetiva que eu quero falar nessa trama - é do direito à privacidade. Cada vez mais as pessoas têm suas vidas expostas e destrinchadas, mesmo que não queiram. O que eu quero discutir é o direito que cada um tem de manter a própria vida em segredo... E o direito que cada um tem de não sair do armário, se achar que é melhor ficar lá dentro.

O Planeta TV!  – E quanto às especulações de Enrico se envolver com Leonardo? Procedem?

Aguinaldo Silva - É a primeira vez que esta especulação me chega! Será que vou ter que passar a novela inteira desmentindo essas invenções absurdas?!... O engraçado é que ninguém especula de modo positivo. Por exemplo: que tal inventar que alguém na novela vai ter uma visão de Nossa Senhora de Fátima? Aliás, pensando bem... Isso sim, daria uma boa trama. Quanto a Enrico, desculpem, mas ele foi, é, e sempre será espada.

O Planeta TV!  - A personagem Xana Summer (Aílton Graça) esconde algo em seu passado? E ela realmente pode se envolver com Naná (Viviane Araújo)?

Aguinaldo Silva - Meu Deus, Jeferson, mais do que já estão envolvidos? É evidente que aqueles dois são completamente apaixonados um pelo outro! E os dois atores mostram isso lindamente, com a maior delicadeza... Não vejo outra saida para essa trama senão Xana e Naná terminarem juntos.

Alexandre Nero, Aguinaldo Silva e Lília Cabral na coletiva de Império. Foto: Divulgação/TV Globo

O Planeta TV!  – O tradicional capítulo 100 das novelas tem sido marcado por reviravoltas. O de Império será marcado com o sumiço do diamante que o Comendador (Alexandre Nero) esconde no Monte Roraima?

Aguinaldo Silva - O diamante some bem antes, aí pelo capítulo 70. O telespectador acompanha todo o sumiço passo a passo, mas o comendador só descobre que ele sumiu no capítulo 90, quando resolve levar Isis ao monte. O diamante é o talismã de José Alfredo, sua pedra da sorte, por isso ele não a vendeu nem a tirou do monte. Quando ela some, tudo começa a dar errado para ele, e aí sim, o capítulo 100 marca o início da segunda novela.

O Planeta TV!  – É aí que o Comendador simulará a própria morte?

Aguinaldo Silva - Isso mesmo. Não sei se ele simulará ou se realmente morre - e depois volta à vida - prefiro não esclarecer isso agora.

O Planeta TV!  – Antes, será comprovada a paternidade de Cristina (Leandra Leal)?

Aguinaldo Silva - Tem uma história aí que é bem mais criativa do que esta comprovação, mas eu não posso revelar, senão perde a graça.

O Planeta TV! – E o embate entre Cora e Maria Marta? Quando começará?

Aguinaldo Silva - Quando Cristina um cargo na diretoria da Império.Mas aí também haverá um embate entre Cristina e Clara.

O Planeta TV!  - Algum personagem ou intérprete tem se destacado além do previsto?

Aguinaldo Silva - Meu elenco e meu dream team. Deus me ajudou nisso, pois ganhei o melhor elenco possível. Cada um trata de dar seu recado com uma garra que me emociona. O mesmo para os diretores - que chegam a dormir no Projac! - e para a produção, que faz qualquer sacrifício, inclusive o de voltar ao Monte Roraima e ainda achar isso ótimo.

O Planeta TV!  – Império tem previsão de durar quantos capítulos? Procede a informação de que ficará no ar até o fim de fevereiro?

Aguinaldo Silva - Império terminará no dia 14 de março e terá 203 capítulos.

O Planeta TV! – A trilha sonora de Império tem sido bastante elogiada. A regravação de “Dona”, do grupo Roupa Nova, tema da personagem Porcina de Roque Santeiro, de sua autoria, é uma homenagem? Foi uma sugestão sua ou não participou do processo das escolhas das músicas?

Aguinaldo Silva - "Dona", cantada por Alex Cohen, foi uma sugestão minha.

O Planeta TV!  - Marjorie Estiano, um dos destaques da primeira fase de Império, está confirmada em Doutora Priscila?

Aguinaldo Silva - Marjorie Estiano estará confirmada em qualquer trabalho que eu faça... Desde que ela esteja disponível. Grande atriz, grande pessoa... Eu a adoro.

O Planeta TV!  - O que pode adiantar sobre a série? Há alguma previsão de quando irá ao ar?

Aguinaldo Silva - O futuro, como dizia minha mãe, dona Maria do Carmo Ferreira,  a Deus pertence.

Para encerrar, um rápido bate-bola:

Falta às novelas hoje em dia...: o politicamente incorreto. Novela muito certinha é chata.
Ligo a TV para...: ver a Globo News.
Desligo a TV para...: não ver horário eleitoral, isso é coisa do tempo da ditadura.
Um vilão inesquecível: Cândido Alegria, em Pedra sobre Pedra.
Uma novela inesquecível: Senhora do Destino. Foi meu renascimento.
O público deve assistir a minha novela porque...: ela é - até que enfim! - uma novela.
Um autor: Lauro César Muniz.
Uma atriz: Lília Cabral.
Um ator: Alexandre Nero.
Um diretor: Rogério Gomes.
Um filme: Vertigo, ou Um Corpo que cai.
Uma mania: todas as do comendador. Na verdade, são as minhas!
Um sonho: trabalhar até o último dia.
Uma frase: Deus me deu muito mais do que eu merecia.

Império vai ao ar de segunda a sábado, às 21h20, na Globo!





Comentários (21) Postar Comentário

LUIS comentou:

hola, espero que entendam mi portugues, aclaro que sou extranjeiro. mi pergunta so ira referido a atual novela. uma coisa nao entendo o porque o comendador tem tanto odio rancor resentimento pelo irmao, sendo quem colocou o xifre no propio irmao foi ele,, dpois de ter suseso nunca mais procurou pelo irmao, pelo que eu sei eles nao brigaram, ele rejeita a propia filha, "me faz lembrar um jogador famoso kkk" ele nega vinculo com a filha, mesmo se nao fose filha dele, pelo menos sobrinhos ta certo que eles sao, e nem asim ve o maneira de ajudalos. outra coisa, a Cora ta sendo um figurante de luxo, tanto barulho fizeram e ate agora nao fes nada, deixei de acompanhar a novela desde o dia que a cristina procurou o pai. por ultimo, a melhor novela do autor sem duvida, SENHORA DO DESTINO, apior DUAS CARAS


Thiago Manito respondeu:

Aguinaldo Silva melhor que Walcyr Carrasco,Imperio ganha da novela Amor a Vida apenas


Bru comentou:

Espero que um dia ele junte Marjorie, Nero e Dalton em uma novela! Amei ela e Dalton em Duas Caras, e é uma das minhas favoritas do Brasil, junto com o Nero. Adoraria ver eles em uma novela, principalmente ela e Nero que são incríveis! E adoro a novela, tenho meus favoritos, mas o comendador é o comendador, e já estou apaixonada e apoiando e muito o casal que ele forma com a Ísis! E realmente, ele confia no próprio taco. Quem pode com ele? Não mesmo, muito menos aquele filho mimado dele.

Miller Teixeira comentou:

Marjorie tem que está em todas as suas novelas , ela é uma monstra Atriz , fez a Cora perfeita , e é Maravilhosa em todas as Novelas !!!!!!!

Paulo comentou:

O novelao prometido eo que não é, então não saiu como planejado!! saiu uma novela chata, o personagem de Nero não é lógico, até mesmo para os padrões de uma novela, concordo com Luis.
O elenco exceto alguns nomes, é fraco, pouco atraente. A novela desaponta.
Tanto ele criticou Carrasco e Maneco!! e não alcançou a média de Amor a vida e tem junto com En Família o más bajo ibope!!
E ser honesto: antes do horário político ja tinha esses números, por isso não foi prejudicado, manteve-se o mesmo ibope.

Cas comentou:

Não entendi o estranhamento quanto aos números da audiência. O fato de as pessoas terem aparelhos de televisão caríssimos não significa que elas tenham que assistir a programação das redes abertas.

Eu comentou:

Como assim saiu como tudo planejado? O mesmo ibope de Em Família!!!! Horário político não atrapalha em nada se for uma boa trama!!!! Avenida Brasil é A Favorita fazia c que eu saísse pra balada só depois das novelas em questão! Imperio não pegou, fato! É um dos maiores erros foi ter matado o personagem da Vanessa Giacomo!!!!! Assim como o irmão.... Poderia haver um embate na segunda fase entre irmãos! O reencontro do grande amor da novela! Sem contar que Cora tá sem graça!!!!!

Alex comentou:

Aguinaldo Silva sempre tem uma justificativa (desculpa esfarrapada) para os fracassos. Com "Duas Caras" culpou a Globo por não ter feito bem o trabalho de divulgação à época da estreia; já com "Fina Estampa" responsabilizou o Wolf Maya, rs... Acho exagero culpar o horário político e principalmente a novela anterior. O telespectador realmente interessado sabe a hora certa que o programa começa... Eu acompanhei "Em Família" do início ao fim, e após 1 mês vendo "Império", desisti!

Alex comentou:

NUNCA acompanhei uma novela da Record, porém, com tanta besteira acumulada do Aguinaldo, mudei para Vitória, e estou adorando! Tive que correr atrás dos capítulos perdidos, afinal, ela foi lançada em junho. Cristianne Fridman apresenta uma história envolvente e com ótimos ganchos!

loirinho comentou:

a novela se perdeu e eu me desinteressei,como muitos amigos meus tbm nao assistem mais,a novela enfraqueceu,chata mesmo ,nada de novelao,sera mais uma e logo esquecida,como foi mesmo fina estampa?

Veja também