O Planeta TV

"Os debates viraram barracos", diz Silvia Poppovic

A jornalista revela negociações com o canal pago Sony.

Por: Emerson Ghaspar e Jeferson Cardoso

A jornalista e apresentadora Silvia Poppovic foi a precursora no Brasil de programas de debates sobre o comportamento humano. Já trabalhou nas emissoras da Globo, Record, SBT, Band e TV Cultura.

Perto de completar 36 anos de carreira, ela esta sem contrato com emissoras de TV, desde que se desligou da Band, em 2012, onde apresentava o programa Boa Tarde. 

Adepta das mídias sociais, Silvia lançou o Você Já Pensou Nisso?,  esquetes sobre comportamento, que faz sucesso no YouTube e no Facebook.

Em entrevista ao Portal O Planeta TV, a jornalista disse que negocia com o canal a cabo Sony. Confira:

O Planeta TV - Silvia, obrigado por nos conceder esta entrevista. Antes de qualquer coisa, gostaria que você definisse: a Silvia mãe, a Silvia esposa e a Silvia profissional. Como é cada uma delas e como elas se entrelaçam?

Sílvia Poppovic – São todas parte da mesma mulher mas a cada momento e situação um desses lados se sobressai.  Podemos ser tudo o que quisermos mas cada coisa a seu tempo! A Silvia mãe é atenta e carinhosa; a Silvia esposa é companheira e amorosa; e a Silvia profissional é rápida, ligada e espontânea!

O Planeta TV - Ser mãe era um sonho antigo seu. Conte-nos um pouco sobre o tratamento e as dificuldades que você teve para engravidar aos 45 anos.

Sílvia Poppovic – Na verdade, tive muita sorte! Em seis meses de tratamento já consegui engravidar! Tinha 44 anos e aos 45 fui mãe da Ana. Esses tratamentos são uma loteria. As vezes os médicos demoram muito para diagnosticar as causas da infertilidade do casal; o tratamento é custoso e gera muito desgaste físico e emocional. Mas no final, vale a pena!

O Planeta TV - Onde nasceu a paixão pelo jornalismo? E como surgiu o convite para trabalhar na TV?

Sílvia Poppovic – Sempre fui uma menina curiosa! Na infância admirava as policiais femininas que estavam sempre no olho do furacão. Já era o espírito jornalístico que se manifestava...

O Planeta TV - Você é pioneira em programas que têm como objetivo debater o comportamento humano. Como você vê os programas que tentam seguir a mesma linha dos seus (Encontro com Fátima Bernardes, Casos de Família, entre outros)?

Sílvia Poppovic- Já declarei que me sinto honrada! Afinal fui pioneira nesse tipo de debates na TV. Alguns são mais bem feitos, outros nem tanto...

O Planeta TV - Assiste a esses programas? Gosta?

Sílvia Poppovic – Não assisto, não! Prefiro fazer! kkkk

O Planeta TV - No início, principalmente na década de 1980, havia algum tipo de restrição às pautas? Já foi censurada?

Sílvia Poppovic – Jornalistas naquela época não podiam redigir a palavra GREVE. Tínhamos que escrever ao invés de Greve a palavra paralisação para, segundo os censores, não estimular as manifestações. Ridículo! Na TV não podíamos colocar o Lula falando. Só entravam imagens dele! Pode acreditar?

O Planeta TV - Programas de debates, nos dias de hoje, costumam apelar para a polêmica gratuita. O público mudou e se adaptou a isso ou não existe um programa que realmente debata sem apelar para “baixarias”?

Sílvia Poppovic – Os debates de comportamento, com raras exceções, viraram barracos mesmo. Inclusive os convidados são pagos pra estarem lá muitas vezes se passando por isso ou aquilo só pelos 15 minutos de fama e um cachê barato. É uma pena! A gente pode aprender muito com a experiência alheia se as questões forem abordadas com seriedade e sensibilidade e sem baixaria.

O Planeta TV - Na TV, vale tudo por audiência? Na década de 1980, as emissoras também 'apelavam', não é?

Sílvia Poppovic – Sempre teve programas mais apelativos e popularescos mas hoje em dia a TV aberta disputa a audiência com mais voracidade e não sobra tanto espaço para programas de prestígio e de reflexão. Só no final da noite ou em horários pouco competitivos.

O Planeta TV - Como apresentadora, você se preocupa com a audiência dos seus programas? Até que ponto? Gosta de ser informada no ponto eletrônico sobre os números minuto a minuto?

Sílvia Poppovic – Me preocupo sim mas sem loucuras de ficar perguntando o tempo todo qual a audiência . Isso deixa o apresentador muito ansioso se os números não forem bons e, as vezes, não é seu programa que está ruim mas a concorrência é que colocou uma mulher peladona no ar naquele momento.Felizmente, há patrocinadores que preferem programas que tenham prestígio e uma boa média do que anunciar em programas com números altos mas só com baixaria!

O Planeta TV - Como você avalia a TV brasileira neste atual momento?

Sílvia Poppovic – A TV está se adaptando à chegada das novas mídias e da TV fechada. A TV, em pouco tempo, será mais uma tela no meio de tantas que nós possuímos no nosso dia a dia: a dos celulares, tablets etc...

O Planeta TV - Seus programas eram apresentados ao vivo. Já aconteceu algum imprevisto inusitado ou alguma saia justa?

Sílvia Poppovic – Centenas de vezes! Mas o apresentador tem de ser versátil e bem humorado pra se sair dessas situações.

O Planeta TV - Uma de suas características é a opinião, já que gosta de expressá-las ao entrevistado. Isso já lhe trouxe algum problema, como, por exemplo, um processo?

Sílvia Poppovic – Nunca fui processada, por incrível que pareça! A única vez foi quando fizemos um programa com uma plateia cheia de tatuados e pessoas com piercings. Uma dessas meninas carregava uma argola passando pelas narinas e  quando ví aquilo, levei um susto e comentei que só tinha visto isso usado pra puxar e amarrar vacas. E todos deram risada pela espontaneidade do comentário. Pra chamar a atenção  ela se disse ofendida e tentou me processar mas ganhamos a causa.!

O Planeta TV - Dos programas apresentados por você, qual o que mais lhe agradou ou te marcou? Por quê?

Sílvia Poppovic – Adorava o Canal Livre pela polêmica e liberdade de debater assuntos variados e o programa Silvia Poppovic na Band quando debatíamos com sensibilidade temas, antes proibidos na TV, por puro preconceito!

O Planeta TV - Por que deixou a Band em 2012? Foi uma opção? Estava cansada ou desanimada com a TV?

Sílvia Poppovic – O programa que iria fazer- envolvendo notícias,entrevistas, redes sociais etc -  acabou não rolando. Aproveitei para fazer esse projeto dos vídeos no facebook que estão bombando na internet!

O Planeta TV - Como surgiu o projeto "Você já pensou nisso?", que faz sucesso no YouTube?

Sílvia Poppovic – Pois é. É esse projeto que nasceu da necessidade de me reinventar na internet. E, no final, está sendo muito bem recebido especialmente por todo esse publico que me acompanha há anos e que está se conectando agora.  Quando eles me veem lá, eles se sentem em casa pois já me acompanham faz tempo! Já temos mais de 4 milhões de visualizações e milhares de compartilhamentos!

O Planeta TV - É um projeto voltado exclusivamente para o público feminino?

Sílvia Poppovic – Não necessariamente mas, especialmente, para o público feminino das várias  idades e classes sociais!

O Planeta TV - "Você já pensou nisso? " daria um bom programa ou quadro na TV aberta. Já cogitou? Alguma emissora já propôs algo?

Sílvia Poppovic – Gostaria muito de fazer isso! Eu adoro fazer essas pensatas, provocações e  discorrer sobre essas tendências de comportamento. A Sony está interessada em colocar esses vídeos espalhados no meio da programação para atrair esse meu público feminino. Estamos acertando com patrocinador.

O Planeta TV - Continuará investindo no YouTube? Tem novos projetos encaminhados?

Sílvia Poppovic – Certamente. Quero continuar fazendo esses vídeos curtos e , eventualmente, outros projetos.

O Planeta TV - Em 2001, o livro de auto-ajuda, o “Silvia Poppovic e Você”, ficou durante todo o ano como um dos mais vendidos, segundo a revista Veja. Pretende escrever um novo livro? O que te dá mais prazer: escrever, trabalhar na TV ou para a internet?

Sílvia Poppovic – TV e internet. Sou rato de estúdio! kkk

O Planeta TV - Ana, sua filha, é uma adolescente, acredito que você tenha uma preocupação com o que ela assiste na TV. Você dá sua opinião, proíbe, libera algum programa?

Sílvia Poppovic – Ela quase não vê tv. Gosta mesmo das séries americanas que ela assiste no computador dela. Os tempos mudaram...

O Planeta TV - A televisão valoriza muito a estética. Enfrentou alguma dificuldade ou já sofreu preconceito (dentro ou fora da TV) devido ao seu peso?

Sílvia Poppovic – Nunca. As vezes as pessoas devem se perguntar como é possível se dar bem estando fora dos padrões mas eu, felizmente, tenho outros atributos para oferecer além da beleza. Fora que tem muita gente que gosta de uma gordinha!

O Planeta TV - Neste período afastada da telinha, você acompanha alguma coisa na TV aberta? O que gosta de assistir?

Sílvia Poppovic – Assisto notícias, uma vez por semana acompanho novela da Globo pra ficar por dentro, gosto de Manhattan Connection e eventualmente os talks shows de fim de noite.

Para encerrar, um rápido bate-bola:

Falta à TV hoje em dia...:  debates de comportamento bem feitos e divertidos!
Ligo a TV para...:  ver notícia
Desligo a TV para...:  ler e mexer nas redes sociais
Um momento inesquecível:  a primeira imagem de ultrassom que ví da Ana. Quase morri de emoção!
Um filme:  Magnólia
Uma mania: ver sites de arquitetura e decoração
Uma conquista: minha família
Um sonho:  morar em NY
Uma frase:  Vamos em frente que atrás vem gente
Nunca imaginei que: seria mãe aos 45 anos
Um medo: de não estar viva pra conhecer meus netos
Silvia por Silvia:  uma amante da vida





Comentários (3) Postar Comentário

Glauber Robert comentou:

Como ela faz falta na televisão!! ela tem muito prestigio e é uma diva da televisão !!! volta silvia !!! te adoro

Rose comentou:

Gosto demais de como a Silvia se expressa. Ela é simples. Fácil de se entender e apreciar, apesar de todo conhecimento que tem, as entrevistas dela e com ela, sempre são gostosas, se tornam interessantes e passam voando... Um amigo escritor e poeta, Affonso Romano Sant'Anna, diz que o comunicador tem que se expressar de uma forma simples. Mas é difícil sabia? As vezes as pessoas pensam que para se comunicarem, e serem entendidas como cultas, precisam usar palavras e termos difíceis, que fogem ao cotidiano da maioria. Ok, às vezes a situação exige, mas, para o comunicador de mídia só existe uma opção, expressar-se simplesmente. Tem que ser inteligente pra ser "simples" na comunicação. Sílvia é gênio nisso, além de super simpática e espontânea.

Rosangela Dias da Silva comentou:

assisti muitos programas dela ela é show adoro

Veja também