O Planeta TV

Entrevista Walcyr Carrasco: 20 Anos de Xica Da Silva

Autor comenta sobre telenovela tão querida pelos telespectadores.

Por: Emerson Ghaspar - Contato: emerson.ghaspar@hotmail.com

Instigante, forte, ousada, sedutora e bela. Ambos os adjetivos podem ser utilizados tanto para descrever a heroína Xica da Silva (Tais Araújo), quanto para descrever a novela homônima da TV Manchete como obra completa.

Escrita por Walcyr Carrasco, sob o pseudônimo de Adamo Angel, a trama da Rede Manchete conquistou uma legião de fãs, que esperam ansiosos por uma nova exibição. Em uma entrevista com o autor desse enorme sucesso podemos descobrir um pouco mais dessa telenovela tão querida pelos telespectadores.

Colaboração de Duh Secco, autor do blog Vivo no Viva – do canal VIVA.

O Planeta TV - Há em diversos sites informações de que Xica da Silva foi inspirada na obra de Agripa Vasconcelos  “Chica Que Manda”, discordando de outros fatores que hoje sabemos a respeito de Chica. O livro foi sua grande inspiração ou boa parte foi obra de seu talento e originalidade? Tramas paralelas também foram inspiradas em outras obras literárias?

Walcyr Carrasco - Sinceramente falando, não me inspirei em Agripa, embora conste nos créditos. Mas minha imaginação estava muito solta, eu já conhecia a história básica de Xica e ai fui criando e recriando. Sua principal antagonista, Violante, por exemplo, não existe no livro de Agripa.

O Planeta TV - Xica da Silva tinha uma forte retratação histórica, apresentando uma época pouco explorada na nossa TV (o século XVIII), mas mesmo assim faz um paralelo com a década que foi apresentada (1990) e se olharmos bem com o nosso ano 2016, ao mostrar que nossa sociedade pouco evoluiu em 3 séculos. Portanto se crê que é uma obra atemporal, mesmo tendo um tempo (o século XVIII) em que se é ambientada?

Walcyr Carrasco - Nunca parei para fazer esse paralelo. Eu sou muito ligado a história, ao modo de vida, a forma de pensar das pessoas em sua época e creio que sim, isso repercute até hoje. A novela é atual porque tem uma história capaz de superar a época em que aconteceu, como ocorre com os mitos.

O Planeta TV - Ao apresentar cenas de violência, nudez e abordar temas como, por exemplo: preconceito racial (através de Xica), homossexualidade (seu José Maria), a submissão da mulher na sociedade (dona Micaela), Xica da Silva apresentou assuntos que seriam considerados ousados para época em que foi apresentada. Em algum momento você teve receio de tocar em determinado assunto ou recebeu alguma indicação da emissora ou direção para amenizar determinado tema?

Walcyr Carrasco - Nunca recebi pressão da emissora a respeito de nada. E também nunca fui um autor que trava por medo. Quando boto um tema na cabeça, eu me entrego a ele, me aprofundo.

O Planeta TV - Xica da Silva apresentou uma heroína e vilã que eram contrapontos: Xica era alegre, inteligente, ousada, moderna, indo contra tudo que se esperava de uma mulher da época. Já Violante (Drica Moraes excelente como sempre) era amargurada, ressentida, vingativa, porem uma mulher da época, que aceitaria suas limitações, se apoiando na igreja para amenizar ou alcançar seus objetivos. Como foi a construção desses personagens tão distintos, que se sobressaem em relação ao Contratador (Victor Wagner)?

Walcyr Carrasco - Meu trabalho todo é intuitivo, hoje, e na época era ainda mais. Eu simplesmente escrevi, sem racionalizar. Cada uma nasceu de mim, com suas características.  Mas os personagens tinham suas próprias vozes e eu só ouvia essas vozes.

O Planeta TV - Assistindo hoje Xica da Silva, nota-se que Walter Avancini possuía uma linguagem própria de direção utilizando vários planos, enquanto hoje se nota em TV a predominância de 3 (aberto, americano e close).  Em entrevista ao livro Autores: História da Teledramaturgia você cita que ele chamava sua atenção e indicava quando estava indo para o caminho errado. Como foi trabalhar com ele? Até quando ele interferia no seu processo de escrita?

Walcyr Carrasco - Minha vida se divide entre antes e depois de Walter Avancini. Ele nunca interferiu no meu processo de escrita. Sempre foi um parceiro inesquecível. Mas falávamos todos os dias, e eu tinha a felicidade de compartilhar seu conhecimento imenso sobre novelas e tramas.

O Planeta TV - Xica da Silva trouxe a Rede Manchete de volta ao terceiro lugar no ranking de televisão. Mesmo com o sucesso da trama, você chegou a ser cobrado para aumentar os números de audiência? 

Walcyr Carrasco - Nunca. Só felicitado.

O Planeta TV - Você assinou Xica da Silva com o pseudônimo de Adamo Angel, enquanto trabalhava no SBT. Como foi sua rotina durante esse período? Porque não deve ser fácil ter um trabalho, chegar em casa e escrever...

Eu amo escrever. Nunca me senti cansado ou algo parecido.  Só queria mesmo escrever, e me entregar à história.

O Planeta TV - Como ficou sua relação com o SBT e com Silvio Santos após a descoberta de que você assinava Xica da Silva com o pseudônimo de Adamo Angel?

Walcyr Carrasco - Maravilhosa. O Silvio é um grande homem, que entendeu minha vontade de ser autor, de expressar minha criatividade.

O Planeta TV - Recentemente foi veiculado na imprensa que havia interesse para realização de um remake de Xica da Silva no horário das 23h na Rede Globo. Há realmente interesse, pelo menos de sua parte, para que isso ocorra?

Walcyr Carrasco - Não tenho a menor ideia, pessoalmente nunca ouvi falar disso.

O Planeta TV - Quais são os destaques de Xica da Silva? Há alguma cena que o marcou?

Walcyr Carrasco - Tenho por regra nunca falar em destaques. Xica é no todo uma novela inesquecível.

O Planeta TV - Sucesso absoluto em sua exibição pela Manchete, Xica da Silva ganhou nova exibição em 2005 pelo SBT. Houve algum contratempo com relação a essa exibição?

Walcyr Carrasco - Não, de maneira alguma. O Sílvio Santos foi tão maravilhoso comigo, que eu jamais colocaria algum empecilho.

O Planeta TV - Xica da Silva possui uma legião de fãs, mais de 7000 pessoas curtiram do perfil da novela no Facebook, esperançosos com uma nova exibição. Além de ser sucesso no Brasil, a trama tem muitos fãs em diversos países onde foi exibida, entre eles no Chile, onde foi um sucesso estrondoso. Gostaria que deixasse um recado para os fãs dessa saudosa novela.

Walcyr Carrasco - Xica foi uma experiência única, uma novela que marcou minha vida.  É uma felicidade compartilhar as emoções, os risos, as lágrimas e a sensação maravilhosa que essa novela trouxe a mim com todos vocês. Todos nós, fãs de Xica!





Comentários (3) Postar Comentário

Vlad comentou:

Para mim foi a melhor novela de Walcir......sem sombra de dúvida. Assisti a reprise no SBT...pena que substituiram a abertura original, que era muito linda, de um bom gosto incrível.....

Mateus comentou:

Interessante essa entrevista, as perguntas são melhores q as respostas.

aNDRÉ comentou:

VERDADE... CONCORDO... WALCIR DEVERIA TER UM POUCO MAIS DE VONTADE DE FALAR NÉ? nÃO GOSTEI DAS RESPOSTAS

Veja também