O Planeta TV

Sílvio de Abreu analisa os baixos índices de audiência das novelas

por jeferson, em 07/07/2011


Sílvio de Abreu: remake de 'Guerra dos Sexos' é seu próximo projeto. Foto: Onofre Veras/AGNews

Em entrevista à Revista Veja, da Editora Abril, o dramaturgo Sílvio de Abreu analisou os baixos índices de audiência que as novelas do horário nobre estão atingindo.

A trama das nove da Globo, "Insensato Coração", vem obtendo bom desempenho no Ibope nas últimas semanas, com índices acima de 40 pontos na Grande São Paulo. A novidade é um alívio para a emissora carioca. Em seus primeiros quatro meses, a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares teve dificuldades para atingir 35 pontos. Silvio de Abreu, que escreveu "Passione", também deve a mesma dificuldade e a novela só emplacou em sua reta final.

A demora na arrancada, segundo o dramaturgo, se deve à lentidão das classes populares para entender o que se passa na tela.

"Leva um tempo para o público entender. É assim: quando você tem uma audiência de 30 pontos no Ibope, está pegando uma determinada classe, o público A/B. Mas falta o público D/E, que ainda não entrou e que é a plateia maior. O público D/E tem dificuldade de perceber as coisas. Eles precisam de tempo. O público A/B percebe com mais propriedade porque tem raciocínio mais rápido", explica.

O desafio do Ibope retornará em breve para Silvio de Abreu. O dramaturgo trabalha no remake de Guerra dos Sexos, novela de sua autoria exibida com sucesso nos anos 1980. A nova versão do folhetim, que deve contar com Tony Ramos e Irene Ravache nos papeis principais, está prevista para 2012.

Quanto ao remake, ele avisa que fará ajustes na sinopse original:

"A sinopse vai ter de mudar. A novela era a história de um grupo masculino que não queria ser suplantado pelo feminino. A primeira exibição aconteceu numa época em que a mulher estava ainda cavando o seu lugar fora de casa, principalmente nas empresas. Hoje, uma mulher é presidente do Brasil, então, a situação se inverteu. Eu vou ter de considerar isso, o campo de força se inverteu. Eu não posso fazer do mesmo jeito ou será uma novela de época", justifica.


Deixe o seu comentário