Confusão em festa organizada às pressas pela mãe da noiva.
Com a eminência de ter a gravidez descoberta pelos seus familiares e noivo, Lídia (Bruna Griphao) acaba aceitando o seu destino de se casar com o Capitão Otávio (Pedro Henrique Müller), mesmo sem amor. A mais nova das irmãs Benedito acabou engravidando de Uirapuru (Bruno Gissoni) em sua aventura com o poeta pela cidade grande. Assim que sua mãe descobre sua gravidez, ela é orientada a se casar o quanto antes com o seu pretendente.
A cerimônia é organizada às pressas por Ofélia (Vera Holtz), para desespero do Capitão Otávio, que está com os seus sentimentos um pouco embaralhados e não tem interesse algum em Lídia, mas se vê forçado a cumprir a sua promessa para não levantar boatos quanto à sua masculinidade. Mesmo com a simplicidade da ocasião, todos no Vale do Café comparecem à igreja para prestigiar o enlace de Lídia. Inclusive dona Josephine (Christine Fernandes), que percebe uma oportunidade de abalar o romance de Mariana (Chandelly Braz) e Brandão (Malvino Salvador) levando Uirapuru como seu acompanhante na igreja.
O que Josephine não imagina é que Lídia, ao ver seu amado poeta, se ilumina e acredita que o rapaz veio resgatá-la do compromisso com Otávio. A mocinha não pensa duas vezes e anuncia a todos que está gravida de Uirapuru. Ofélia desmaia, a igreja inteira vem abaixo e o capitão Otávio se alivia, mas mantém a pose e se diz obrigado a acabar o noivado com Lídia, dada a gravidade de sua revelação.
Uirapuru se assusta com a revelação de Lídia e sai correndo da igreja. Passado o susto, ele se queixa com Josephine por ter lhe colocado nesta situação embaraçosa. A nova dona da Mansão do Parque jura que não tinha conhecimento da gravidez de Lídia, porém anuncia ao seu affair que não poderá apresentá-lo a seus filhos, já que o rapaz tem essa má reputação no Vale do Café. Uirapuru não se dá por vencido e afirma que irá revelar a todos da cidade o passado de luxúrias de Josephine.
Essas cenas estão previstas para irem ar na próxima terça-feira, dia 24. ‘Orgulho e Paixão’ é uma novela de Marcos Bernstein, escrita por Marcos Bernstein e Victor Atherino, e tem direção artística de Fred Mayrink.