Em qualquer livro sobre teledramaturgia brasileira, Janete Clair sempre vai merecer um capítulo especial. Mais de 30 anos após a sua morte, os recursos criados pela autora permanecem como trunfos de grande parte dos novelistas. Janete completaria 90 anos no próximo dia 25 de abril, e a Casa do Autor Roteirista resolveu homenageá-la, segundo a coluna de Patrícia Kogut (O Globo).
O evento é paralelo à Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), que acontece em julho. Além de uma exposição em homenagem à autora, convidados especiais vão compor uma mesa redonda para debater a sua obra.
Janete Clair escreveu clássicos como Selva de Pedra, Irmãos Coragem e Pecado Capital, essas três já renderam remakes depois do seu falecimento, em novembro de 1983. Ficou conhecida como a "Maga das Oito", pelo seu talento único em mobilizar o Brasil com suas tramas na TV Globo.
Comentários (2) Postar Comentário
Assisti, desde Selva de Pedra, todas as novelas de Janete. Professora!!!
Infelizmente o canal Viva ainda não prestou a devida homenagem a essa grande novelista, que contribuiu em muito para a consolidação e o sucesso das novelas no Brasil. Ela sabia, como poucos, mostrar o que o público queria ver e todos acreditavam e se emocionavam com suas tramas. Sou um dos privilegiados por ter tido a oportunidade de assistir suas grandes novelas, desde a reprise em 75 (com apenas 5 anos de idade) de Selva de Pedra e jamais esqueci a cena do acidente de Simone (Regina Duarte) e outras tão inesquecíveis quanto, como O astro, Pai Herói, Pecado Capital,Sétimo Sentido e outras mais! A Globo deve muito à Janete e em seus 50 anos a emissora deveria reprisar um dos seus sucessos!