Trama escrita por Claudia Souto, e estrelada por Jéssica Ellen e Jão Fabrício Boliveira, estreia nesta segunda (30).
Histórias ficcionais que poderiam ser verdadeiras. Volta Por Cima, a nova novela das 7, vai mostrar narrativas de superação, de brasileiros que, mesmo com as dificuldades da vida, nunca deixam a peteca cair. Um dos principais cenários da trama é a Vila Cambucá, bairro fictício do subúrbio carioca onde, entre tantos personagens, vivem os protagonistas Madá (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira).
Conheça todos os núcleos de Volta Por Cima!
Família Souza em Volta por CIma: Tati (Bia Santana), Doralice (Tereza Seiblitz), Lindomar (MV Bill) e Madá (Jéssica Ellen). — Foto: Globo/ Beatriz Damy
Madalena, a Madá, é uma jovem mulher batalhadora que teve que adiar seus sonhos pessoais para ajudar no sustento da família. Ela mora com os pais, Lindomar (MV Bill) e Doralice (Tereza Seiblitz), a irmã adolescente Tati (Bia Santana), e o tio folgado Osmar (Milhem Cortaz), em um subúrbio carioca.
Quando seu pai sofre um infarto no volante do ônibus, morrendo logo depois, Madá e sua família terão um grande baque. Apesar das dificuldades, a moça não esmorece diante das lutas diárias e vislumbra no empreendedorismo o caminho para um futuro mais próspero.
Nas contas da família Souza entra também o tio Osmar, que mora de favor na casa deles. Depois da morte de Lindomar, Osmar descobre um bilhete de loteria premiado feito pelo cunhado e faz de tudo para abocanhar o prêmio a fim de se safar de uma dívida de vida ou morte.
Criado pela mãe Neuza (Valdineia Soriano), Jão valoriza a história da matriarca, que trabalha na lanchonete do ponto final de uma das linhas de ônibus onde o filho faz turno de fiscal. É uma mulher alegre e forte, no entanto, esconde um segredo: a paternidade do filho.
Jão começou como trocador de ônibus na Viação Formosa, se esforçou para conquistar o sonhado diploma de Administração e agora almeja um cargo melhor na empresa.
Num primeiro momento, Madá e Jão não se bicam, porém, uma fatalidade os aproxima: a morte de Lindomar, motorista de ônibus que sofre um infarto no volante do veículo, causando um grave acidente, que muda a história dos envolvidos. Tudo poderia ter sido pior se não fosse pela liderança do Jão. Madá também acaba no veículo, já que vai ao encontro do pai para lhe entregar o escapulário que ele esquecera em casa. Se antes a relação de Madá e Jão era marcada por constantes desentendimentos e implicâncias, o momento de tensão que vivem juntos pacifica a convivência.
Diversos personagens moram na Vila Cambucá, bairro fictício do subúrbio carioca. Entre eles está Chico (Amaury Lorenzo), noivo de Madá, mas que mantém um tórrido caso extraconjugal com Roxelle (Isadora Cruz). Seu Moreira (Tonico Pereira) é o pai de Chico e não aprova o caso do filho.
Quem mora lá também é Cida (Juliana Alves), que se mudou com o filho Lucas (Caique Ivo) do norte do estado do Rio de Janeiro para a capital depois que o marido morreu. Na pequena cidade onde viviam, ela dirigia um ônibus de transporte escolar e acaba conseguindo emprego como motorista na Viação Formosa. Ela mora com a prima, Miranda (Gabriela Dias) e é grande amiga de Madá.
Jayme (Juliano Cazarré) é vizinho, colega de trabalho na Viação Formosa e grande amigo de Lindomar. Ele é casado com Tereza (Claudia Missura).
Nascido no subúrbio do Rio de Janeiro, Edson Bacelar (Aílton Graça) mantém os mesmos hábitos simples que tinha quando novo e via o pai acumular riqueza com a empresa de ônibus Viação Formosa. Hoje, à frente do negócio que herdou, quer preparar Nando (João Gabriel D’Aleluia), seu filho, para dar continuidade ao posto, assim como foi com ele.
Edson é casado com Rosana (Viviane Araújo). Vaidosa, a “primeira dama da Viação” malha e faz diversos procedimentos estéticos na tentativa de driblar o tempo e se manter o mais jovem possível. O casal se conheceu quando Rosana era rainha de bateria de uma escola de samba, mas, ao se casarem, Edson pediu para que deixasse o posto. Foi nessa época que ela conheceu Rique (Márcio Machado), um carnavalesco de uma agremiação da segunda divisão. Os dois fizeram vários carnavais juntos, e, por isso, se tornaram muito amigos.
A Viação Formosa é comandada por Edson Bacelar desde que ele herdou do pai o negócio. Ainda jovem, Edson começou a trabalhar na viação e, durante a vida, passou por todos os setores para poder conhecer o funcionamento da empresa.
Na sala de monitoramento da frota está Vanilda (Mari Aldeia). Ela é a responsável por acompanhar o vai e vem dos ônibus nas ruas. Fofoqueira nata, dizem que monitora não só os ônibus, mas também a vida de todo mundo ali. É na sede da empresa que fica também Ana Lúcia (Iara Jamra), encarregada pelos serviços gerais. Pelos corredores, ela cruza com um dos funcionários mais antigos da casa, Alberto Fontoura (Chao Chen), braço direito de Edson no gerenciamento da empresa. Está quase sempre acompanhado de Beth (Bia Guedes), a secretária do dono da empresa.
Sidney (Adanilo) começou como trocador, função que deixou de existir nas empresas do Rio de Janeiro, e atualmente é motorista. O rapaz concilia o trabalho com os estudos e sonha melhorar de vida. Nas horas vagas, toca em uma roda de samba com Jão. Sidney é interessado em Cida.
Viúva de um grande contraventor, Violeta Castilho (Isabel Teixeira) vive com o filho Renato Castilho (Rodrigo García), conhecido como Baixinho, em um casarão no subúrbio do Rio de Janeiro. A relação de mãe e filho se tensiona quando o jovem contraventor descobre sobre a relação amorosa de Violeta com Osmar.
Os Castilho, a família de contraventores de ‘Volta Por Cima’ Baixinho (Rodrigo Garcia), Cacá (Pri Helena) e Jo (Vitor Sampaio) — Foto: Globo/Manoella Mello
Baixinho é um homem vaidoso, está sempre impecável e só anda na companhia dos capangas Jô (Vitor Sampaio) e Cacá (Pri Helena), devido aos muitos desafetos que tem.
Os tempos de fartura e glamour ficaram no passado dos Góis de Macedo. Hoje, os irmãos da tradicional família carioca, Belisa (Betty Faria), Joyce (Drica Moraes) e Gigi (Rodrigo Fagundes), não podem mais ostentar a vida de luxo que tinham. O trio nunca trabalhou e torrou todo o dinheiro que herdou – e manter as aparências custa caro! Eles moram em uma mansão secular que, coberta de dívidas, têm dificuldade de bancar. Quem também resiste à decadência da família é Sebastião, o Sebastian (Fábio Lago), único funcionário que restou na casa, e tem acúmulo de funções.
Em Volta Por Cima, Tati, irmã mais nova de Madá, é fã dos seriados sul-coreanos, conhecidos como k-dramas. Quando ela conhecer o jovem Jin Kwon, vai ter certeza de que ele é o astro de um dos programas que assiste. Jin trabalha em uma floricultura e vai se aproximar de Mirae (Sharon-Cho), filha do dono. Ele tem em Yoo-Na (Gabi Yoon) sua melhor amiga.
Volta Por Cima é criada e escrita por Claudia Souto, com colaboração de Wendell Bendelack, Julia laks, Isadora Wilkinson e Juliana Peres. A novela tem direção artística de André Câmara e direção geral de Caetano Caruso. A produção é de Andrea Kelly e Lucas Zardo, e a direção de gênero, de José Luiz Villamarim.