O Planeta TV

VIVA reprisará remake de "Selva de Pedra" que não foi escrito por Janete Clair

A adaptação é de Regina Braga e Eloy Araújo, com supervisão de Daniel Filho.

por Redação, em 09/07/2019

Foto: Divulgação/Nelson Di Rago/TV Globo

A ambição pelo poder em uma metrópole deu o tom de “Selva de Pedra” (1972), que consolidou Janete Clair como grande autora popular. A obra ganhou uma versão em 1986 nas mãos de outros autores: Regina Braga e Eloy Araújo, com supervisão de Daniel Filho.

E será a versão de 1986 que o Canal Viva reapresentará a partir do dia 22 de agosto, no horário das 14h30, em substituição de “Terra Nostra”.

A trama central

Cristiano Vilhena (Tony Ramos) é um homem ambicioso, disposto a lutar por um lugar na sociedade. O jovem vive com os pais – Sebastião (Sebastião Vasconcelos) e Berenice (Yara Lins) – em Duas Barras, no interior do Rio de Janeiro. Um dia, Cristiano se envolve em uma briga com um playboy da cidade, Gastão Neves (Marcelo Ibrahim). O playboy puxa uma faca e, acidentalmente, morre vítima de sua própria arma. Desesperado, Cristiano foge para o Rio de Janeiro, acompanhado da escultora Simone (Fernanda Torres), a única pessoa que presenciou o confronto entre os dois rapazes, testemunha da inocência de Cristiano. Ela foge com ele, os dois se apaixonam e se casam no Rio de Janeiro.

Ao chegar à capital carioca com Simone, Cristiano procura o tio Aristides Vilhena (Walmor Chagas), dono do Estaleiro Celmu S.A., e consegue um emprego na empresa do milionário. No passado, Aristides escolheu caminhos ilícitos para subir na vida, mas, apesar disso, tem um bom caráter. É casado com Laura (Maria Zilda Bethlem) e pai de Caio (José Mayer) e Cíntia (Beth Goulart), fruto de seu casamento anterior.

Através do tio, Cristiano conhece Fernanda (Christiane Torloni), uma das acionistas do estaleiro, mulher que entra em sua vida transformando-a inteiramente. Bonita, rica e espirituosa, Fernanda, que está noiva de Caio, apaixona-se por Cristiano.

Outro personagem que cruza o caminho de Cristiano é o mau-caráter e aproveitador Miro (Miguel Falabella). Miro tem o passado marcado por uma crueldade: seu pai, miserável, jogou-o em uma estrada para que fosse atropelado, de olho no auxílio-funeral. Miro, com apenas 5 anos, conseguiu sobreviver e criou-se sozinho, tornando-se uma pessoa amargurada. Sabendo do interesse de Fernanda por Cristiano e percebendo a ambição do rapaz, Miro o convence a romper o relacionamento com Simone para se casar com Fernanda. Para isso, ressalta os benefícios que Cristiano teria com essa união, deixando a vida simples ao lado de Simone para se tornar um acionista do Estaleiro Celmu S.A.

Para deixar o caminho definitivamente livre para os dois, Miro planeja matar Simone. Perseguida pelo vilão em uma autoestrada, ela sofre um acidente de carro e é dada como morta. Culpado com a morte de Simone, Cristiano não consegue se casar com Fernanda e a abandona na porta da igreja. Fernanda, humilhada e mentalmente perturbada, passa a infernizar a vida dele.

No decorrer da novela, Simone reaparece na história como a bem-sucedida artista plástica Rosana Reis. Quando Cristiano e Rosana se encontram, ela, acreditando que o marido planejou seu assassinato junto com Miro, nega-se a revelar sua verdadeira identidade, deixando Cristiano desesperado. Ele, então, decide contar para a polícia que Simone está viva. O delegado responsável por investigar o desaparecimento de Marlene (Jacyra Silva), a empregada que estava no carro com Simone no dia do acidente, chama a artista plástica para depor. Pressionada, Rosana acaba revelando que é Simone e é indiciada por crime de falsa identidade e pela morte de Marlene.

Simone não consegue acreditar que Cristiano não planejou sua morte e mantém distância dele, mas ele insiste em procurá-la. Enquanto Simone foge de Cristiano, Miro e Fernanda fazem tudo para prejudicá-lo. Ambiciosos, os dois se aproximam cada vez mais. Miro seduz Diva e descobre que Cristiano é o principal suspeito da morte de Gastão, ocorrida no início da trama. O vilão decide ir atrás dos pais do rapaz em Duas Barras e revela o paradeiro de Cristiano, suposto assassino de seu filho. Paralelamente a isso, Fernanda, junto com Miro, tenta convencer Caio, com quem ela acabou se casando, a prejudicar Cristiano nos negócios do Estaleiro. Caio não concorda com a ideia, e Fernanda e Miro buscam outros aliados.

Fernanda também fica cada vez mais perto de Simone, de quem se aproximou quando a conheceu como Rosana Reis. O objetivo da vilã é prejudicar a imagem de Cristiano e separá-lo de vez da escultora, mas, apesar de resistir, Simone acaba se envolvendo novamente com seu grande amor. Quem também não quer a aproximação do casal é Chico (Rogério Márcico), pai de Simone, que não confia no rapaz. Em determinado momento da história, Fernanda chega a se aliar a Chico para separar os dois.

Os pais de Gastão chegam ao Rio de Janeiro, e Cristiano é indiciado pela morte do rapaz. Seu advogado, Sampaio (Hilton Prado), convence Simone a fingir que está brigada com Cristiano, pois assim seu testemunho terá mais validade. Fernanda, já dando sinais de loucura, teme que Cristiano seja absolvido e decide sumir com Simone, a única testemunha de sua inocência. Ela coloca um sonífero em sua bebida e a esconde em uma casa velha. Todos ficam preocupados com o desaparecimento de Simone, enquanto ela sofre com as loucuras de Fernanda. Cada vez mais perturbada, Fernanda obriga Simone a escrever uma carta dizendo a todos que está bem e que só retornará à cidade após o julgamento de Cristiano, pois decidiu que não quer mais ajudá-lo. Simone se recusa a escrever tal carta, e Fernanda a deixa presa, sem comida.

Caio começa a desconfiar que sua mulher está envolvida no desaparecimento de Simone e passa a segui-la. Ela percebe a movimentação e decide mudar o esconderijo de Simone, levando-a para a casa de sua avó Maria Amélia (Regina Macedo). Fernanda, já inteiramente perturbada, esquece de vigiar a casa, e Simone acaba sendo resgatada. Muito fraca, em uma cadeira de rodas, ela consegue chegar a tempo ao julgamento de Cristiano e dá seu depoimento. Cristiano é absolvido e finalmente corre para os braços de Simone. Os dois terminam juntos e felizes.

Além de Fernanda, que termina a novela louca, Miro também tem um final trágico. Pedro (Stênio Garcia), morador de um barco que fica no Estaleiro Celmu e de quem Cristiano tornou-se amigo, conta para Caio as armações de Miro e de Fernanda para prejudicar Cristiano. Caio fica indignado com as revelações de Pedro e decide denunciar os dois à polícia. Perseguido, Miro acaba sofrendo um acidente de carro e morre.

Autoria: Regina Braga e Eloy Araújo
Supervisão: Daniel Filho
Direção-geral: Walter Avancini e Dennis Carvalho
Direção: José Carlos Pieri e Ricardo Waddington
Período de exibição: 24/02/1986 – 23/08/1986
Horário: 20h30
No. de capítulos: 150

*Com informações do site Memória Globo.



Publicidade

Comentários (9) Postar Comentário

Eduardo comentou:

Oba até que enfim uma novela boa agora volto para o Viva.


vlad respondeu:

to voltando correndo com ingresso comprado!!!!!!


Mario comentou:

Oba. Nao via a hora. Vai ser um sucesso. Agora falta mandala. Do horario das seis tem varias dos anos 80 e sonho meu dos anos 90.


vlad respondeu:

As novelas das 7 também mandaram ver nos anos 80.....tanto que 5 delas ganharam troféu imprensa.....


CHAVES comentou:

PREFERIA VER O FILME DO PELÈ...

Danillo comentou:

Ótima escolha, porém Chocolate com Pimenta é muito recente até nas reprises 2006, 2012. Final Feliz ou Paraíso 1982 poderia substituir Porto dos Milagres em outubro.

Amigotvtudo comentou:

Aguardando Roda de Fogo/ O Salvador da Pátria/Brega e Chique/Final Feliz/ Amor com amor se paga/Sonho meu.


VLAD respondeu:

Vc só citou grandes audiências e novelas que merecem voltar, com exceção de Salvador da Pátria, que foi um pouco cansativa, problemática e enrolada, apesar de ser a 3ª maior audiência da história. Completo a lista com GUERRA DOS SEXOS, VEREDA TROPICAL, CIRANDA DE PEDRA, TI TI TI , SASSARICANDO, LIVRE PARA VOAR , PÃO PÃO,, CORPO A CORPO, LOUCO AMOR e ELAS POR ELAS......


Ralf comentou:

Tenho os dois lps desse novelão, pq não cancelam a Dona do Pedaço e coloca essa no lugar?

Marcus Teixeira comentou:

Selva de Pedra de verdade é a primeira versão, esta sim merecia reprise. Regina e Cuoco, eternidade.

Televisivo comentou:

Lembro de poucas coisas da versão de 86. Será como se fosse inédita, foram 33 anos, sem reprise ou fragmentos da novela. Vai todo mundo assistir como se fosse a primeira a vez.

Que venha "O Salvador da Pátria", "Roda de Fogo", "Mandala", "Brega & Chique", "Sassaricando", "Amor com Amor se Paga" e outras...


VLAD respondeu:

Quando acabar o arsenal do VIVA, ( porque de 2000 prá cá se contam nos dedos as novelas de sucesso) ou ele se volta para os anos 80 ou então começarão as re re re re reprises



Televisivo respondeu:

Vlad, já voltaram com "Por Amor" e "Vale Tudo", ambas sucessos, nas duas exibições. Tenho certeza que o Viva ainda vai re-reprisar as primeiras novelas do canal. "Quatro por Quatro", "Rainha da Sucata", "Renascer", são clássicos que devem retornar. Mais alguns anos e não terão muito o que reprisar, pois realmente anos 2000 da Globo, foram fracos. Se re-reprise traz lucro, eles não vão ter problema nenhum com isso, rs.



vlad respondeu:

Pois é, Televisivo, pelos dislikes que recebemos pode-se ter a resposta de porque o viva não está interessada em reprisar as novelas dos anos 80....... não admitem que a qualidade das novelas diminuiu muito.....e nós não temos culpa disso...kkkkk



Mario respondeu:

Mandala, brega e chique, amor com amor se paga, roda de fogo, direito de amar, bambole, sonho meu, pao pao, sassaricando, vereda tropical, final feliz, salvador da patria, tititi 1985, salsa e merengue, guerra dos sexos 80, etc


Andre Luiz comentou:

Pra mim eu quero que reprise o salvador da pátria, suave veneno, mandala, o outro, salomé, de corpo e alma, coração de estudante, guerra dos sexos, tititi, sassaricando, brega e chique, olho no olho, os gigantes, coração alado, etc.


vlad respondeu:

cara, vc citou grandes flops e novelas que jamais voltarão !!!!! Se nem muitos sucessos ainda não voltaram, imagine a maioria do que vc citou!!!


Veja também

Publicidade