O Planeta TV

Viagem em frente à tela: relembre as novelas que transportavam para outros países

Para além de emoções, as novelas podem despertar o desejo de atravessar fronteiras.

por Redação, em 02/03/2024

crédito: Divulgação Istock | Capadócia, cenário de Salve Jorge

Explorar o mundo por meio das telas é uma das oportunidades que a tecnologia proporciona desde o surgimento das primeiras televisões.

Com investimentos significativos em telenovelas nos últimos anos, as tramas agora atravessam fronteiras, despertando nos telespectadores o desejo de explorar lugares que anteriormente não estavam em seus destinos de viagem.

Na dramaturgia brasileira, notáveis sucessos de audiência alcançaram fama global, continuando a inspirar turistas a visitar cidades onde foram gravadas cenas memoráveis, a exemplo de "Caminho das Índias", de Glória Perez.

Para relembrar, destacamos algumas das cidades e países que serviram como cenário para momentos marcantes da televisão brasileira.

Caminho das Índias (Índia):

A telenovela transmitida em 2009 teve suas cenas gravadas na Índia e no Brasil, contando a história de amor de Maya e Bahuan, dois personagens indianos.

Quem acompanhou a trama pôde conhecer um pouco da cultura e riqueza em comércios de objetos decorativos e joias, certamente ficando com o desejo de saborear um chai na atmosfera encantadora da Índia.

Viver a Vida (Jordânia):

A obra escrita por Manoel Carlos, intitulada "Viver a Vida", teve algumas de suas cenas filmadas em uma das Sete Maravilhas do Mundo, na cidade de Petra, na Jordânia.

Uma curiosidade a destacar é que em alguns pontos de Petra, a entrada de veículos não é permitida, e os equipamentos de gravação tiveram que ser levados pela equipe com o auxílio de mulas.

Realmente, tudo é válido em prol do entretenimento, não é mesmo?

Império (Suíça):

Vencedora do Emmy Internacional de Melhor Novela em 2015, a trama elaborada por Aguinaldo Silva teve sua primeira fase com as cenas do personagem principal, José Alfredo, gravadas em Genebra, na Suíça.

O charme da arquitetura suíça e a beleza natural dos Alpes enriqueceram as interpretações e abrilhantaram os olhos dos telespectadores.

Os Dez Mandamentos (Chile):

Transmitida em 2015, a trama resume a saga bíblica de Moisés, desde seu nascimento até a chegada de seu povo à Terra Prometida.

Com sucesso incontestável e enaltecida pelas maravilhas do Deserto do Atacama, no Chile, o desejo de explorar esse país certamente foi despertado ao assistir às cenas retratadas com extrema sensibilidade.

Salve Jorge (Turquia):

Embora abordasse um tema polêmico e crucial, como o tráfico de mulheres, a novela "Salve Jorge", escrita por Glória Perez, levou os telespectadores ao desejo de adquirir um pacote de viagem completo para a Turquia, incluindo o famoso passeio de balão pelas deslumbrantes paisagens da Capadócia.


Deixe o seu comentário