O Planeta TV

'Verão 90' vai recordar moda e expressões da época

Autoras e elenco comentam alguns dos temas do folhetim.

por Redação, em 20/12/2018

Foto: Divulgação/TV Globo

Verão 90 está chegando! Para deixar todo clima da década de 90 na sua telinha, a trama, que tem previsão de estreia para o começo de 2019, contará com expressões e estilos que marcaram a época. Em apresentação da trama à imprensa, ocorrida na última sexta-feira, 30/11, elenco e autoras trouxeram mais novidades sobre a próxima novela das 7.

Claudia Raia, que terá música-tema de Gretchen e Rosana e, na trama, viverá Lidiane, uma ex-atriz de pornochanchada, explica: “"Te contei, não?” e "arrebentei a boca do balão" são algumas das expressões da época que estarão no texto. "Cair a ficha", por exemplo, é pós novela".

"A gente fala muito expressões como “arrebentou a boca do balão”, “pomba”, “não transo isso” e outros termos da época", conta a autora Paula Amaral.

Moda nos anos 90

Roupa com ombreiras, legging com escarpin, muito neon e faixas na cabeça são alguns dos adereços que serão vistos pelo público quando a trama for ao ar.

Dira Paes, que viverá Janaína em Verão 90, analisa o estilo de sua personagem:

"As minhas roupas são mais livres na novela. Tenho uma roupa dos anos 90, um vestido branco, uma faixa na cabeça salmão. Quando os jovens virem essa explosão de cor e brilho, vão se apaixonar".

Verão 90 tem colaboração de Daisy ChavesIsabel MunizJoão Brandão e Luciane Reis, direção artística de Jorge Fernando, direção geral de Jorge Fernando e Marcelo Zambelli e direção de Ana Paula Guimarães e Diego Morais.



Publicidade

Comentários (3) Postar Comentário

Cabuloso comentou:

"arrebentei a boca do balão" “não transo isso” "pomba" "te contei" roupa com ombreiras... nada a ver! tão confundindo modismo dos anos 80 com 90. Posso falar de cátedra pq vivi essa época. Podem verificar nas novelas e malhação dos anos 90 que ninguém mais falava essas merdas e se vestia mais daquele jeito.


Televisivo respondeu:

"pombas" até falava. Lembro que em "A Viagem", usavam muito esse termo. Mas "arrebentei a boca do balão", "não transo isso", "te contei", é tudo gíria anterior aos anos 90. Estão bem equivocados, em termos de produção (figurinos) e vocabulário. Anos 90, começou "a pampa", "mano", "chaveco", "gata", "mala", "pagar mico","queimar o filme",enfim...



Televisivo respondeu:

O mais engraçado, é que nós noveleiros das antigas, podemos citar como era a moda até a primeira metade dos anos 90 e da segunda em diante, apenas por ter assistido a tantas novelas dessa época, rs. Vivi os anos 80 e 90 e afirmo, a produção está equivocada.



Podiscrê respondeu:

"pombas" "transo isso" "te contei" eram gírias dos anos 70. Impressionante como a Globo que tem uma fonte factual de consulta em seus arquivos diários dos anos 70/80/90 é nota zero em reconstituição de época em suas produções. Até naquele programa mequetrefe de confronto de épocas tipo anos 60 com 80 fazem confusões absurdas!


Eduardo comentou:

Tá com cara de novela boa que vai arrebentar a boca do balão.

Kley comentou:

Tá ótimo, melhor que o lixo "vomitado" hoje em dia. Que venha as recordações de 90 ou não.

Veja também

Publicidade