A atriz fará uma Dona Patroa bem diferente da original no remake.
Camila Morgado está confirmada no elenco da próxima novela da TV Globo, "Renascer", com previsão de estreia em 22 de janeiro de 2024. Esta será a segunda vez que a atriz colabora em uma trama de Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi, após sua participação no remake de "Pantanal" em 2022.
No enredo, a atriz dará vida a Iolanda, a Dona Patroa, personagem originalmente interpretada por Eliane Giardini na versão de 1993. Na história, Iolanda é casada com Teodoro, papel agora desempenhado por Vladimir Brichta, rebatizado como Egídio, mantendo o comportamento vilanesco. Em entrevista à colunista Marcia Pereira, do site Notícias da TV (UOL), a atriz detalhou aspectos de sua personagem e as adaptações realizadas para o remake.
Camila ressaltou uma alteração feita pelo autor Bruno Luperi, explicando: "Ela acredita que, por meio da fé, poderá transformar seu marido. A mudança proposta por Bruno achei bastante pertinente. Por que essa mulher, a Dona Patroa de hoje, em 2024, aceitaria todas as coisas que o marido faz, todas as perversões? Foi acrescentada essa questão da crença, de ser uma crente fervorosa, com uma visão dogmática sobre as questões religiosas."
Sobre o convite para interpretar Dona Patroa, a atriz comemorou: "Ela é uma personagem que até fiquei muito contente de terem me escolhido, porque é muito caseira, dona de casa, e geralmente não me chamam para papéis assim. Então, achei ótimo poder ser vista de uma outra maneira."
Camila Morgado também abordou aspectos importantes da personagem, como o tema do assédio: "Ela sofre. A Dona Patroa traz essa questão do assédio, que é interessante discutirmos. O marido é um perverso, um pervertido. Ela enfrenta um assédio moral, psicológico. Então, é fundamental reforçar e dar nomes para essas situações, para que as mulheres também possam identificar."
Ao longo da trama, a personagem passa por transformações significativas: "Ela começará a enxergar as coisas, a dar nome para as situações que ela associa. Desenvolverá uma visão mais progressista sobre o que está vivenciando. É nesse ponto que ocorre a virada dessa mulher", explicou Camila Morgado.