O Planeta TV

Um novo ciclo se inicia no Pantanal

A chegada de Joventino, José Leôncio, Gil e Maria Marruá à região.

por Redação, em 26/03/2022
Publicidade

Foto: Globo/Divulgação

Quando o velho Ceci (Paulo Gorgulho) começa a dar sinais de cansaço, seu amigo e parceiro de comitivas Joventino (Irandhir Santos) pede que ele se aposente. Ceci, porém, é enfático ao dizer que só pendura as botas quando houver alguém para assumir seu lugar, dando a entender que José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira), filho de Joventino, é o único à altura. Ainda bem jovem, o rapaz mostra que tem essa capacidade e que se destaca entre os demais peões. Até mesmo em relação aos mais experientes, como Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo). Entre as viagens levando gado de um lugar para outro, eles param em um vilarejo, onde Zé Leôncio conhece as prostitutas Jacutinga (Raquel Carro) e Generosa (Giovana Cordeiro). Morena de currutela, como dizem os peões, Generosa marca a chegada do menino à vida adulta. 

O tempo passa, o rapaz cresce e assume de vez o lugar deixado por Ceci, ao lado de Joventino. Junto com um time de peões, pai e filho seguem rumo ao Pantanal, onde resolvem fazer morada. Joventino compra terras no local e entende que é ali que passará o resto de sua vida. Em busca de um sentido maior para ela, contudo, o grande peão desaparece sem deixar rastros, deixando um vazio no peito de José Leôncio.

Longe dali, quem também sofre com as voltas que a vida dá são Gil (Enrique Diaz) e Maria (Juliana Paes). O casal, que já havia perdido dois filhos na luta por terras, perde o terceiro, Chico (Túlio Starling), após uma disputa por terras desta vez compradas, mas na mão de um golpista. Gil vinga a morte do filho matando o fazendeiro, dono das terras, e foge do Sarandi, no Paraná, ao lado de Maria, rumo ao Mato Grosso do Sul. Chegando lá, o casal conhece Eugênio (Almir Sater), dono de uma chalana que os leva ao Pantanal, onde encontram uma tapera supostamente abandonada. Resolvem ficar por ali mesmo, sem saber que a tapera está dentro das terras de José Leôncio. Ao saber da presença do casal, José Leôncio resolve ir pessoalmente até o casebre para entender quem são essas pessoas e o que fazem ali ocupando um espaço que não lhes pertence.

‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.


Deixe o seu comentário


Publicidade


Comentários (0) Postar Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Publicidade

Veja também

Publicidade