O autor foi demitido da emissora, em 2020.
Silvio de Abreu, demitido da Globo em 2020, foi convidado para participar do Tributo a Glória Menezes. O autor aceitou prontamente o convite para falar sobre sua amiga, que atuou em diversas novelas escritas por ele.
Glória Menezes interpretou personagens marcantes, como a vilã Laurinha Figueroa em "Rainha da Sucata" e a temperamental Roberta Leone em "Guerra dos Sexos". Além dessas, a atriz participou de outras quatro novelas de Abreu.
Silvio de Abreu trabalhou na Globo por 43 anos, até ser substituído por José Luiz Villamarim na direção de teledramaturgia em novembro de 2020. Abreu comentou sobre sua saída: “Eu teria que fazer o que mandassem, e não o que eu queria. Preferi não criar atritos. Não tenho queixas. Saí quando quis, assim como entrei quando quis.”
"Tributo" é uma série documental do Globoplay que celebra a vida e a carreira de figuras icônicas da televisão brasileira.
A segunda temporada do "Tributo" também homenageará outros grandes nomes da televisão brasileira, incluindo Walcyr Carrasco, Dennis Carvalho, Tony Tornado, Susana Vieira, Neusa Borges e Francisco Cuoco.