Remake escrito por Bruno Luperi conta com Marcos Palmeira, Humberto Carrão, Sophie Charlotte, Vladimir Brichta, Xamã, e outros talento.
Renascer, a nova novela das 9, estreia na próxima segunda-feira (22) e promete muitas emoções. Para entrar no ritmo do remake, o elenco participou da festa de lançamento da trama nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro.
Marcos Palmeira, que na versão original interpretou João Pedro, filho de José Inocêncio, dessa vez, no remake, vai interpretar o próprio protagonista da novela. O ator fala como é a sensação de estar presente no remake, 31 anos depois de brilhar como o filho rejeitado do fazendeiro.
"Amadureci junto com a história. Estou muito feliz. Esta força do cacau vai encantar todo mundo."
O jovem José Inocêncio será vivido pelo ator Humberto Carrão. Durante o evento, ele declarou sobre Renascer:
"É um dos textos mais lindos que vi na minha vida. É muita paixão nesta novela."
Na história criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi para o remake, Maria Santa é o grande amor de José Inocêncio (Humberto Carrão). Quem dá vida a essa personagem doce e encantadora é a atriz Duda Santos. Ela, que viveu a Isa na novela Travessia, comenta a diferença entre as duas personagens:
"É uma personagem linda, muito diferente do que fiz. Isso é bom de transitar. Estou ansiosa pra ver o resultado. É uma responsabilidade, uma coisa que já foi feita. Dá um medo, nervoso, mas acho que não tem como dar errado. Foi um renascimento pra mim. Acho que foi uma das coisas mais bonitas que já fiz."
Sophie Charlotte está na trama para dar vida a Eliana, mulher que largou a profissão para viver com o marido José Venâncio (Rodrigo Simas) no Rio de Janeiro. "Eu estou muito feliz. O coração está a mil. Esta historia vai ser linda. Estamos começando a gravar e ela (Eliana) chega pra dar uma sacudida na trama. Sempre tem a emoção, parece que é sempre a primeira personagem. Estou com uma expectativa grande. Renascer é uma novela que está na história da dramaturgia,. Transformar esta história é uma responsabilidade e alegria."
Na pele do bondoso Padre Santo, Chico Diaz acredita que a novela vai conquistar o coração dos noveleiros: "É uma novela que revisita o Brasil. O Brasil de agora para o Brasil de agora. Tenho certeza que vai conquistar esse Brasil."
Antonio Calloni, que vive o coronel Belarmino, inimigo de José Inocêncio (Humberto Carrão), falou sobre estar interpretando o papel que foi de José Wilker na primeira versão: "É um personagem icônico. Não tive dificuldades. A forma como encaminhei esse personagem não foi diferente dos outros. Ele tem um amor profundo pela terra, pela tradição e por tudo que envolve o trabalho dele."
Ele sabe de tudo o que se passa na cidade, afinal, ser o dono da venda faz com que as notícias cheguem todas por ali. Assim é Norberto, personagem que será interpretado por Matheus Nachtergaele. O ator revela sobre as expectativas para viver o personagem que foi vivido por Nelson Xavier na primeira versão.
"Melhor das expectativas. Essa é a novela mais bonita. Herdei um personagem lindo e o elenco é impressionante. Nem vou citar nomes Os veteranos são impressionantes e a juventude faz o coração bater. São jovens mas vocacionados."
Matheus também fala da cobrança que sentia do público para voltar às novelas.
"Faz 10 anos que só faço série. Uma parte do público estava me cobrando já há algum tempo."
Xamã, que viverá o matador Damião, personagem que foi de Jackson Antunes na primeira versão, fala do sentimento de realização ao integrar o elenco da nova novela das 9:
"Sempre foi meu sonho trabalhar com dramaturgia e cinema. Demorou bastante, mas está sendo gostoso. [...] O Damião me permitiu me expressar de várias formas."
O artista também dá mais detalhes sobre Damião: "Emblemático, com muitas camadas, muito intenso com dois amores. O que mais empresto a ele é a intensidade do poeta."
Gabriela Medeiros está pronta para viver um grande desafio aos22 anos: interpretar a icônica Buba. Na primeira versão, a personagem, vivida por Maria Luisa Mendonça, era intersexo. No remake, ela será uma mulher trans, assim como a atriz.
Vladimir Brichta falou sobre a expectativa para viver o seu novo personagem. "Eu estou com muita fé de que esta vai ser a novela da minha vida."
Ele explicou que desejou participar do remake antes mesmo de ser convidado: "De fato, eu estava planejando a vida e não estava contando com novela, exatamente, nesse período. Mas antes de ficar encantado pelo Egídio, a possibilidade de participar dessa novela para mim já foi encantador. Essa tinha um atrativo tão grande, que é uma novela tão marcante para mim, uma das novelas que mais marcaram a minha vida, que eu estaria nela independente do Egídio, e eu queria estar."
Criador de várias maldades ao longo da novela, Vladimir explica a personalidade de Egídio e conta um pouco do que vem por aí: "O Egídio certamente será o vilão com certeza. Tem todos os atributos para ser dos piores. Planeja a morte do José Inocêncio, que ele considera inimigo, assedia moralmente a mulher, assedia uma funcionária, que é Joaninha, explora mão de obra dos trabalhadores, cria uma situação análoga à escravidão... Ele é um cara que tem todos os atributos de um vilão reprovável. Mas espero que ele pague por todos os crimes."
Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, fala da expectativa para o remake de Renascer e da responsabilidade em adaptar um sucesso da dramaturgia:
"Espero que seja um sucesso. É muito difícil mexer num clássico, ainda mais do seu avô. Estamos falando de 30 anos, alguns temas precisam ser revisitados, mas sem mexer na essência da obra-prima. Transformar a Buba em trans e discutir hoje o papel do homem também. [...] A novela é um canal de diálogo e traz discussões importantes."
A novela, que terá muitas cenas com o Boi-Bumbá, levou para a festa esse personagem tipicamente brasileiro.
A novela escrita por Bruno Luperi é baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa e conta com direção artística de Gustavo Fernández. Entre os atores, estão Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Juliana Paes, Juan Paiva, Antonio Calloni, Marcelo Mello Jr, entre outros.