O Planeta TV

TV Globo lança a terceira temporada de "Mestre do Sabor"

Apresentadores e mestres revelam quais são seus utensílios de cozinha do coração.

por Redação, em 04/05/2021

Foto: Victor Pollak/Globo

Cheiro de bolo saindo do forno; de arroz fresquinho sendo preparado para o almoço; o movimento da faca cortando os temperos para um refogado; o ritmo das mãos batendo uma massa com a colher de pau. A cozinha é capaz de nos fazer viajar no tempo e trazer à tona memórias que confortam a alma. Na contagem regressiva para a estreia da terceira temporada de ‘Mestre do Sabor’, marcada para o dia 06 de maio na TV Globo e dia 07 no GNT, Claude Troisgros, Batista, Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva participaram de um ensaio de fotos em que elegeram seus utensílios de cozinha do coração e falaram sobre lembranças emocionantes de suas trajetórias na gastronomia.

“Eu venho de uma família de cozinheiros, sou a terceira geração. O meu utensílio do coração é um moedor de pimenta que pertencia ao meu pai, Pierre Troisgros, lá na França. Pertencia a ele, na cozinha pessoal da casa dele. Eu convivi com esse objeto a vida inteira, desde quando nasci até hoje. Meu pai faleceu recentemente e deixou essa pimenteira de presente. Realmente, é um objeto sentimental e eu uso na minha cozinha”, afirma Claude. Seu fiel escudeiro Batista conta sobre sua relação com a concha feita de coco que o acompanha desde a chegada ao Rio de Janeiro. “Essa concha de coco pertencia à minha avó, mãe da minha mãe. Ela passou para a minha mãe e, como tenho muita memória afetiva em relação a ela, passou para mim. Eu a trouxe para o Rio de Janeiro comigo e estou guardando essa peça como uma lembrança até entregar para o meu filho, passando para a próxima geração”, conta.

A chef Kátia Barbosa relata que, em sua casa, a relação da família sempre foi em torno da comida. “Tenho uma panela simples e pequena que me traz a memória de uma pessoa que se foi há muito tempo. Toda vez que eu pego essa panela ou falo sobre ela, eu me emociono e me arrepio. Pode parecer uma bobagem como um objeto é capaz de nos levar de volta. E essa panela me leva de volta para um momento muito feliz na minha vida”, revela. O chef mineiro Leo Paixão conta sobre o simbolismo do pilão em sua trajetória profissional. “Meu utensílio do coração é o pilão. Em Minas Gerais, a gente pila o alho com sal, que é a base do nosso tempero. E eu tenho um pilão, que ganhei do meu avô, que é muito importante para mim. É o utensílio que os mineiros usam como a primeira coisa que fazem na cozinha; sempre descascam e pilam o alho com o sal para cozinhar. Isso, para a gente, é o carinho, a importância de realmente colocar sabor na cozinha”, afirma. O chef Rafa Costa e Silva não pensou duas vezes ao revelar seu utensílio culinário favorito: “Desde pequeno, eu como queijo quente feito numa sanduicheira exatamente como essa. Sou muito purista com queijo quente; muita manteiga, queijo em quantidade suficiente, nem muito, nem pouco e bem tostado. É muito reconfortante, um abraço. Não consigo pensar em coisa melhor para se comer antes de dormir”.

Sob o comando de Claude Troisgros, com Batista e Monique Alfradique, a terceira temporada de ‘Mestre do Sabor’ vai selecionar 18 chefs – personagens com trajetórias profissionais e histórias de vida inspiradoras – que vão mostrar suas habilidades em sete fases da competição: Prato de Entrada; Na Pressão; Duelos; Repescagem; Na Peneira; Semifinal; e Final. Eles estarão divididos em três times, que serão comandados pelos mestres Kátia Barbosa, Léo Paixão e Rafa Costa e Silva. Quatro finalistas participarão da final ao vivo, prevista para julho, e o grande vencedor receberá o prêmio de R$ 250 mil, além do título de ‘Mestre do Sabor’.

Sucesso entre os formatos originais da Globo, ‘Mestre do Sabor’ tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aída Silva. O programa estreia no dia 06 de maio, e vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Império’, na TV Globo. Já no GNT, estreia no dia 07 e será exibido às sextas-feiras, às 21h30.

Com informações da Comunicação Globo.


Deixe o seu comentário