O Planeta TV

TV Globo: Glória Maria e Sandra Annenberg apresentam a "Retrospectiva 2021"

O especial vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 27.

por Redação, em 23/12/2021

Foto: Mauricio Fidalgo/TV Globo

O início da vacinação no Brasil contra a COVID-19, em janeiro, abriu 2021 com muita expectativa. Era a esperança de que, aos poucos, os reencontros seriam possíveis. Com as famílias, com a cultura e com o esporte. Teatros, cinemas e estádios reabriram as portas para receber o público. Os Jogos Olímpicos emocionaram, trouxeram imagens históricas e cumpriram o papel de reconectar o mundo, mesmo com as arquibancadas em Tóquio vazias. As lutas contra o preconceito se fizeram presentes, cada vez com mais afirmação. O ano de 2021 foi de força a resiliência. Na próxima segunda-feira, dia 27, Glória Maria e Sandra Annenberg relembram os acontecimentos mais marcantes deste ano na ‘Retrospectiva 2021’.

A natureza resistiu, mesmo com índices altíssimos de desmatamento na Amazônia e de queimadas em várias regiões do país. Calor e frio intensos, nuvens gigantescas de poeira, vulcões, tornados e terremotos sacudiram o planeta. Foi um ano de sustos, mas também de muita emoção. “A Retrospectiva é um momento de reflexão. É fundamental analisar o que aconteceu em relação ao mundo e ao que vivemos neste ano. É a chance que temos de ver como está caminhando a humanidade”, afirma Glória Maria.

A batalha contra a COVID-19 continua. Mais de 600 mil vidas brasileiras foram perdidas para a doença, entre elas, os tão queridos atores Paulo Gustavo, Tarcísio Meira e Nicette Bruno. Por outro lado, a população brasileira mostrou que apoia a ciência e abraçou a campanha de vacinação. O país chega ao fim de 2021 com a marca de mais de 140 milhões de pessoas totalmente imunizadas e com os índices da doença em declínio em todo o país. No fim do ano, a Ômicron traz apreensão novamente, ao mesmo tempo em que temos um aumento exponencial no número de casos de gripe fora de época.

Outros assuntos que também estão presentes no programa deste ano são a maior crise hídrica do país dos últimos 90 anos, a CPI da Covid, a volta da inflação e a tensão entre os três poderes. “A ‘Retrospectiva tem o papel de nos fazer olhar para trás, lembrar do que passou e aprender com tudo o que vivemos para conseguir olhar para frente de novo sem repetir os erros do passado, com esperança no futuro”, resume Sandra Annemberg.

Os assinantes Globoplay terão uma versão exclusiva da ‘Retrospectiva 2021’ em três episódios – “Democracia”, “Esperança” e “Resistência” –, disponíveis também no dia 27, que contarão com a participação de repórteres que participaram diretamente das coberturas.


Deixe o seu comentário