Luis Roberto será o âncora da transmissão na TV aberta.
Veio de um francês a ideia que originou o maior evento esportivo do planeta. O Barão Pierre de Coubertin é considerado o “pai” dos Jogos Olímpicos da era moderna. E a 33ª edição do torneio acontece pela terceira vez na cidade natal de seu criador – a última há exatamente um século. A partir das 14h30 (de Brasília) desta sexta-feira, dia 26, a Cerimônia de Abertura dos Jogos de Paris ocorre de forma inédita, com as delegações desfilando em barcos no Rio Sena. Pela primeira vez, fora de um estádio. A transmissão na TV Globo começa logo depois do ‘Jornal Hoje’, sob o comando do narrador Luis Roberto, que estará ao lado da ex-ginasta Daiane dos Santos, do surfista Italo Ferreira, primeiro campeão olímpico da modalidade, e de Galvão Bueno. No sportv2 a cobertura começa a partir de 13h sob o comando de Milton Leite, direto da capital francesa, com Fabi Alvim, Cesar Cielo e o jornalista Marcelo Lins. No barco da delegação brasileira, o apresentador Marcelo Barreto acompanha de perto os bastidores desta cobertura. Em um ponto exclusivo da Globo, com vista para os principais pontos turísticos da cidade-sede, o correspondente Guilherme Pereira traze informações da festa que abre oficialmente as Olimpíadas.
“É uma honra participar da transmissão de uma cerimônia diferente, cujos atos de cultura serão entremeados com as embarcações. Há grande expectativa pela participação de artistas estrangeiros, como Lady Gaga e Celine Dion – que não estão confirmadas, evidentemente – e de uma cantora francesa, Aya Nakamura, de apenas 23 anos, que é o maior sucesso na Europa e deve cantar o hino da França. Ela é uma ativista na luta contra o racismo e símbolo de força feminina”, avisa Luis Roberto, que nos Jogos de Paris chegará à marca de seis coberturas de Olimpíadas na TV Globo.
As disputas em Paris já começaram antes mesmo da Cerimônia de Abertura e vão até o dia 11 de agosto. A Globo fará uma cobertura multiplataforma para não deixar passar nada do que acontecer durante os Jogos. Serão 16 equipes de reportagem na Cidade Luz e uma no Taiti, onde acontecerão as disputas do surfe. Logo no primeiro fim de semana, alguns destaques da delegação brasileira já estarão em ação, como skatista Rayssa Leal, que luta por medalha no street no domingo – eliminatórias às 7h e final, caso avance, a partir de meio-dia –; e a ginasta Rebeca Andrade, que disputa as eliminatórias por equipes da ginástica artística a partir de 16h10, também deste domingo. O fim de semana também marca a estreia das duplas de vôlei de praia masculinas e femininas, do basquete e do vôlei masculino, e o segundo jogo do futebol feminino. Confira abaixo a programação.
BATE-BOLA – LUIS ROBERTO
Nestes dias em Paris, como você tem visto a mobilização da cidade para receber os Jogos Olímpicos?
É muito diferente, está tudo acontecendo no coração da cidade e isso provoca, evidentemente, transtornos para os moradores e turistas que visitam Paris fora das Olimpíadas, porque está tudo fechado, com um esquema de segurança muito forte. A França é um país visado pelo terrorismo internacional, então existe uma preocupação excessiva. Para andar pelas ruas, no nosso caso, precisamos estar com a credencial para ter acesso aos lugares. Não apenas às arenas olímpicas, mas aos locais próximos ao Rio Sena, por exemplo.
Você já tem informações sobre como acontecerá o desfile das delegações pelo Rio Sena?
O Brasil está num barco sozinho. Terão muitas embarcações. Tem os bateau mouche, barcos maiores, outros menores. A delegação brasileira não irá dividir a embarcação com ninguém. Virá logo depois de uma com Bolívia, Bósnia, e Botsuana. Vai ser uma espécie de segundo ato. O primeiro tem 18 embarcações, começando com a Grécia. A expectativa é enorme para que tudo corra bem. Será algo muito diferente. E claro, existe a curiosidade de quem vai carregar a tocha e como a pira olímpica será acesa.
Apresentado por Tadeu Schmidt e Fernanda Garay, ‘Central Olímpica’ estreia nesta sexta-feira, na TV Globo
A receita para um programa leve e bem-humorado para as noites olímpicas na TV Globo passa pelo apresentador do BBB; uma campeã olímpica do vôlei de quadra; um quadro de humor feito por Marcelo Adnet; a presença da apresentadora Karine Alves sentindo a vibração de um evento deste tamanho nas ruas da cidade-sede; um destaque do dia escolhido por Galvão Bueno; e a irreverência de um gato com pedigree e elegância francesa. Sob o comando de Tadeu Schmidt e Fernanda Garay, a ‘Central Olímpica’ estreia também nesta nesta sexta-feira, com a responsabilidade de fazer um resumo do dia, contando histórias e curiosidades de Paris de segunda a sábado, depois da novela ‘Renascer’.
No quadro “Cabeça de Atleta”, Fernanda Garay usará sua experiência nas quadras para identificar o que se passa com os esportistas em momentos cruciais. Ela também ficará responsável por fazer um termômetro de quem teve um desempenho bom ou ruim. Tadeu, por sua vez, fará uma crônica diária. No quadro “Olha o Que Ele Viu”, Galvão Bueno comentará todas as noites um destaque dos Jogos naquele dia. Já a missão de Karine Alves é mostrar curiosidades e histórias nas ruas da capital francesa. O apresentador Tiago Medeiros também participa do programa acompanhando as provas dos atletas brasileiros junto com amigos e familiares. Também será dele a missão de ir para as ruas desafiar as pessoas a praticar modalidades que estarão sendo disputadas na capital francesa.
O elenco da Globo também terá seu momento dentro da ‘Central Olímpica’. Em seus mais variados ambientes de atuação, eles convocam os telespectadores a ficarem de olho do que vem pela frente nos Jogos no quadro “É Amanhã”. O chef Claude Troisgros e a atriz Suzana Vieira estão entre os que já confirmaram participação.
‘Ça Va Paris’ ganha formato diário no sportv2 e marca a estreia do moderno e tecnológico estúdio olímpico
Programa apresentado por Fabi Alvim e Marcelo Barreto desde setembro de 2021 nas noites de sexta-feira, acompanhando de perto o ciclo olímpico dos atletas brasileiros, o 'Ça Va Paris' ganhará um formato diário com o início das disputas na capital francesa, repleto de novidades. Diariamente, a atração vai ao ar das 19h às 21h, no sportv2. É dele, aliás, a missão de estrear o moderno e tecnológico estúdio desenvolvido nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Como Fabi estará em Paris para a Cerimônia de Abertura, nos primeiros dias caberá ao comentarista Nalbert estar ao lado de Andre Rizek antes do retorno da apresentadora. Direto da capital francesa, Marcelo Barreto participa diariamente do ‘Ça Va’ com a responsabilidade de testemunhar e passar a temperatura do evento.
Todos os dias, Fabi e Rizek receberão três convidados, integrantes do time de comentaristas da Globo. Além de falar das modalidades, a ideia deste formato mais estendido é aproveitar também para debater questões sociais que são inerentes a um evento que mobiliza todo o planeta. Também diretamente de Paris, o produtor Guilherme Costa participa do programa com o "Termômetro Olímpico", trazendo a projeção de medalhas para o dia seguinte de disputa na capital francesa e uma análise dos desempenhos dos representantes brasileiros. O 'Ça Va Paris' também contará com um quadro de análise tática, usando a tecnologia disponível no estúdio. Nele, os comentaristas de diversas modalidades explicarão alguns detalhes que o público em geral pode não ter observado da disputa.
Cobertura da Globo nos Jogos Olímpicos de Paris
A TV Globo acompanha de perto a trajetória dos atletas brasileiros. Serão mais de 200 horas de transmissão (cerca de 12 horas/dia). Além da ‘Central Olímpica’, que todas as noites, de segunda a sábado, logo depois de ‘Renascer’, conta de forma leve e bem-humorada o que aconteceu em Paris naquele dia, séries e quadros sobre o esporte e os atletas olímpicos estarão no ar dentro dos programas do entretenimento e dos telejornais.
O sportv terá quatro canais – sendo um deles, o sportv2, com transmissões em 4K – e mais de 40 sinais extras ao vivo no Globoplay e nas operadoras para trazer 100% da competição. Serão cerca de 16 horas por dia, totalizando mais de 1000 horas de transmissão. Além dos eventos, o sportv trará uma programação especial para cobrir os Jogos, com destaque para o Ça Va Paris Especial. E o ambiente do sportv no Globoplay terá, junto aos canais e sinais extras, uma ampla oferta video on demand (íntegras, compactos, programas), além de muitas novidades para enriquecer a experiência de consumo, como mosaico, painel de estatísticas e agenda com serviço de notificação. Além de toda essa oferta, vale lembrar que, no Globoplay, o público pode assistir, de graça e de onde quiser, toda a programação da TV Globo em simulcasting.
O ge também vai promover uma ampla cobertura em tempo real das Olimpíadas de Paris. O portal esportivo trará análises de especialistas para cada esporte, guias com regras das modalidades, bastidores, agenda das disputas, quadro de medalhas, acontecimentos marcantes e histórias inspiradoras. Ao longo de toda a competição, a plataforma publicará vídeos com os resumos do dia e as pautas que repercutiram nas redes sociais.