
Em crise, a TV Globo vem realizando uma reestruturação na dramaturgia. A recente demissão de Aguinaldo Silva chamou a atenção e deixaram os noveleiros preocupados. A emissora está dispensando autores consagrados e que fizeram com que o canal se tornasse referência mundial, principalmente nas décadas de 80 e 90.
A Globo está deixando de lado medalhões com idade avançada, se junta ao lado de Aguinaldo Silva: Manoel Carlos, Antonio Calmon, Benedito Ruy Barbosa, Walther Negrão, Carlos Lombardi.
Gilberto Braga, provavelmente, em sua última chance, terá uma oportunidade na faixa das seis. Ele está escrevendo uma adaptação de um livro.
Com as saídas dos veteranos, a Globo vem apostando em novatos. Atualmente, com Manuela Dias, fazendo sua estreia na faixa das 21h, a audiência deixa a desejar. Com índices abaixo de uma novela das sete e com desempenho parecido com O Sétimo Guardião, que decretou a permanência de Aguinaldo Silva na Globo.
Comentários (9) Postar Comentário
A INSTABILIDADE DA GLOBO É A MESMA DO BRASIL. A GLOBO TÁ PENSANDO NA FRENTE, NAS MUDANÇAS QUE ESTÃO AI, E ESSA RENOVAÇÃO É MAIS QUE NORMAL, QUEM NÃO MUDAR VAI COMER POEIRA. QUANTO AMOR DE MÃE VAI MELHORAR COM OS AJUSTES, A GLOBO ERROU EM ESTREAR A NOVELA NO FIM DE ANO, A AUTORA ERROU EM MUDAR A CARA DA NOVELA E DAR CARA DE SÉRIE, ERROU EM APOSTAR EM VÁRIAS TRAMAS E NÃO CONSOLIDAR AS TRAMAS PRINCIPAIS. NO MAIS QUEM NÃO MUDA FICA PRA TRÁS.
Acho que a gente precisa separar as coisas. Manuel Carlos, por exemplo, hoje em dia pelo que sei tem a saúde debilitadíssima. Assim que ele se aposentou das novelas, a Globo encomendou uma minissérie de 10 capítulos e pelo que li, na época, ele nunca conseguiu terminar de escrever. Benedito Rui Barbosa também não tem mais saúde para aguentar uma novela. Ou ele quer escrever novela fechada ou bota a família dele fazendo isso e ele fica só de supervisor. Agora com o resto dos medalhões que ainda tem saúde para isso, vejo um certo descaso mesmo. Mesmo que Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e cia tenham escrito alguns fracassos, eles também já fizeram a Globo ganhar muita grana no passado. Também andei lendo esses dias (não sei até que ponto é real), mas no caso do Aguinaldo foi uma série de fatores: parece que ele não quiz ter salário reduzido; não aceitou escrever para outros horários (como Gilberto Braga); o caso da acusação de plágio (da autora do livro); os processos dos alunos; ele não ter modificado nada após os grupos de discussão; e o fato dele ter culpado a direção (parece que o Papinha tercerizou a direção ao diretor geral e Aguinaldo disse que esse cara não soube interpretar o texto dele). Mas realmente acho que a Globo trata mal seus medalhões. Tem como descobrir novos talentos sem desmerecer os antigos.
Glorinha e Reicyr intactos!
Acho que a Globo poderia ter sido mais elegante na dispensa do Aguinaldo Silva, como tem sido por exemplo com o Manoel Carlos ou o Benedito Ruy Barbosa. Mas tem uma diferença também a considerar: faltava muitas vezes só Aguinaldo Silva um pouco de elegância para tratar os assuntos. Falava muito, inclusive de colegas.
Agora so restam: Gloria Perez,Walcir Carrasco,Joao Emanuel Carneiro os nossos medalhoes.
Depois de Duas Caras, Fina Estampa, Império, O Sétimo Guardião, farpas nas redes sociais, briga com alunos da sua Casa de Criação, insistência numa estória boba e sem graça, queria o que a Suzana Vieira de calças, hein?
Diferente do Aguinaldo Silva, os autores citados na matéria escreveram para outros horários. Ambos sempre foram educados, com ética, independente de resultados. Já Aguinaldo Silva, não perdia a oportunidade de alfinetar os colegas de trabalho, vivia batendo no peito com arrogância que era o único que só escrevia para às 21h, além de gritar que tinha um super salário. Suas últimas novelas foram ruins, lembram de Cinquentinha? E até quando foi colaborador ( Tempos Modernos), não vingou. Se ele fosse mais humilde, poderia continuar na emissora.
Chegou a hora dessa emissora acabar, e seus programas imbeciloides irem junto para o ralo. É o preço a ser pago por idiotices como Faustão aos domingos goela a baixo....e as novelas que a anos vem denegrindo a sociedade.....
Sem contar que internamente a humilhação e a soberba sempre estiveram juntos destruindo carreiras por pessoas inescrupulosas...
O Brasil sem rede globo será melhor.
Como a maioria se posicionou, concordo que essas mudanças forçadas são em decorrência da não renovação de autores no horário das 21. Antigamente, a Globo colocava um autor novato e um medalhão para fazer supervisão dos textos. Isso vinha dando muito certo. Inclusive, vários desses, hoje medalhões, iniciaram assim. Mas parece que não querem mais esse tipo de projeto. Agora, acrescento algo fundamental para a qualidade das novelas terem caído nos dias de hoje: não temos mais grandes atores. Com todo respeito, uma coisa é você escrever para Suzana Vieira, Glória Menezes ou Tarcísio Meira; outra é escrever pra esses atores recém saídos de Malhação. Nossos grandes atores estão idosos, sem contar aqueles que já se foram. Isso pesa bastante na conta também!!!