A dramaturgia da emissora está passando por um instabilidade.
Em crise, a TV Globo vem realizando uma reestruturação na dramaturgia. A recente demissão de Aguinaldo Silva chamou a atenção e deixaram os noveleiros preocupados. A emissora está dispensando autores consagrados e que fizeram com que o canal se tornasse referência mundial, principalmente nas décadas de 80 e 90.
A Globo está deixando de lado medalhões com idade avançada, se junta ao lado de Aguinaldo Silva: Manoel Carlos, Antonio Calmon, Benedito Ruy Barbosa, Walther Negrão, Carlos Lombardi.
Gilberto Braga, provavelmente, em sua última chance, terá uma oportunidade na faixa das seis. Ele está escrevendo uma adaptação de um livro.
Com as saídas dos veteranos, a Globo vem apostando em novatos. Atualmente, com Manuela Dias, fazendo sua estreia na faixa das 21h, a audiência deixa a desejar. Com índices abaixo de uma novela das sete e com desempenho parecido com O Sétimo Guardião, que decretou a permanência de Aguinaldo Silva na Globo.
Postado em Bastidores Aguinaldo Silva Benedito Ruy Barbosa Gilberto Braga Globo Manoel Carlos Novelas TV Globo
18,8 pontos
Os momentos finais de Alma Gêmea continuam surpreendendo na faixa do fim de tarde.
3,6 pontos
Reapresentação de As Aventuras de Poliana foi uma das atrações menos assistidas do SBT.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Fabio comentou:
A INSTABILIDADE DA GLOBO É A MESMA DO BRASIL. A GLOBO TÁ PENSANDO NA FRENTE, NAS MUDANÇAS QUE ESTÃO AI, E ESSA RENOVAÇÃO É MAIS QUE NORMAL, QUEM NÃO MUDAR VAI COMER POEIRA. QUANTO AMOR DE MÃE VAI MELHORAR COM OS AJUSTES, A GLOBO ERROU EM ESTREAR A NOVELA NO FIM DE ANO, A AUTORA ERROU EM MUDAR A CARA DA NOVELA E DAR CARA DE SÉRIE, ERROU EM APOSTAR EM VÁRIAS TRAMAS E NÃO CONSOLIDAR AS TRAMAS PRINCIPAIS. NO MAIS QUEM NÃO MUDA FICA PRA TRÁS.
Laurinha Figueroa respondeu:
Concordo 100%, acho suicido estrear nos dias de hj, uma novela em pleno fim de novembro, ja que uma novela precisa de 1 mês mais ou menos pra pegar, e essa justamente caiu em dezembro, deveria ser proibido estrear novelas fim de ano, igual quando proibiram estrear novela das 18hs em horário de verão desde 2007 E acho cedo demais pra decretar o flop de ADM, a novela nem tem 2 meses ainda, falta muito tempo, tem tempo de sobra pra fazer a pesquisa de opinião e fazer os ajustes, e sim, novela é novela, série é série, não adianta misturar isso radicalmente que não dá certo
Fábio Cézar respondeu:
muito pelo contrário, a Globo teve a oportunidade de se renovar, e foi tocando com a barriga, deixou chegar a um ponto em que está sendo forçada a se renovar, estou baseando minha opinião pelo fato de entre 2000 e 2020 (duas décadas) no horário nobre (21h) a Globo lançou apenas 3 autores o JEC o Walcyr e agora a Manu Dias, todas as outras novelas das 21h foram de autores já carimbados, e testados no horário nos anos 80 e 90. Ou seja ela evitou a renovação e agora está sendo forçada.
Matheus Barbosa comentou:
Acho que a gente precisa separar as coisas. Manuel Carlos, por exemplo, hoje em dia pelo que sei tem a saúde debilitadíssima. Assim que ele se aposentou das novelas, a Globo encomendou uma minissérie de 10 capítulos e pelo que li, na época, ele nunca conseguiu terminar de escrever. Benedito Rui Barbosa também não tem mais saúde para aguentar uma novela. Ou ele quer escrever novela fechada ou bota a família dele fazendo isso e ele fica só de supervisor. Agora com o resto dos medalhões que ainda tem saúde para isso, vejo um certo descaso mesmo. Mesmo que Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e cia tenham escrito alguns fracassos, eles também já fizeram a Globo ganhar muita grana no passado. Também andei lendo esses dias (não sei até que ponto é real), mas no caso do Aguinaldo foi uma série de fatores: parece que ele não quiz ter salário reduzido; não aceitou escrever para outros horários (como Gilberto Braga); o caso da acusação de plágio (da autora do livro); os processos dos alunos; ele não ter modificado nada após os grupos de discussão; e o fato dele ter culpado a direção (parece que o Papinha tercerizou a direção ao diretor geral e Aguinaldo disse que esse cara não soube interpretar o texto dele). Mas realmente acho que a Globo trata mal seus medalhões. Tem como descobrir novos talentos sem desmerecer os antigos.
Mario respondeu:
Concordo com quase tudo mas a direçao errou porque era pra ser como antes nas novelas dirigidas por paulo ubiratan e marcos paulo mas fez a direçao parecida con a de imperio, mas era outro tipo de novela. Claro o texto nao ajudou... Mas acho que o alto salario foi o que determinou.
Laurinha Figueroa respondeu:
Exatamente, ele não seria dispensado somente por causa de OSG, lembrando que em 2013 quando ele renovou o contrato, ele tbm exigiu salario milionário, clausulas pra não escrever pra outro horário, teve até diretor que mandou ele ''ir bater na porta da Record se não estava satisfeito''. Antônio Calmon passou a década de 2000 flopando em todos os trabalhos, e só foi dispensado agora depois de quase 10 anos de inatividade, com Aguinaldo não seria diferente, teve mais coisas ai, Carlos Lombardi saiu por orgulho ferido, desde Kubanancan que ele queria o horário das 20hs, sempre negado, e quando Walcyr teve a entrada confirmada no horário, foi o estopim pra saida dele em 2012, até cancelaram a reprise de Kubanacan por causa disso
Laurinha Figueroa respondeu:
Manoel Carlos desde Mulheres Apaixonadas pensa em se aposentar (MA foi feita as pressas em 1 mês a sinopse) Benedito Ruy Barbosa depois de varias doenças não consegue mais escrever fisicamente, Velho Chico mesmo, era o neto dele que transcrevia os textos do avô, ja que esse não podia mais usar um PC Gilberto Braga teve AVC inicio da década, mas felizmente se recuperou totalmente
Ricardo Lacerda comentou:
Acho que a Globo poderia ter sido mais elegante na dispensa do Aguinaldo Silva, como tem sido por exemplo com o Manoel Carlos ou o Benedito Ruy Barbosa. Mas tem uma diferença também a considerar: faltava muitas vezes só Aguinaldo Silva um pouco de elegância para tratar os assuntos. Falava muito, inclusive de colegas.
Pastor Etevaldo, o representante de Deus respondeu:
Mais elegante? O Aguinaldo deveria ter sido enxotado da Globosta a pontapés pelos seguranças e jogado num chiqueiro (em homenagem ao Walcyr).
Amigo TV Tudo comentou:
Agora so restam: Gloria Perez,Walcir Carrasco,Joao Emanuel Carneiro os nossos medalhoes.
Ludovic respondeu:
Walcyr Carrasco e JEC, são autores da "Geração 2000", a primeira novela do Walcyr na Globo como autor principal foi O cravo e a rosa já no ano 2000 e a do JEC foi Da cor do pecado em 2004.... Glorinha sim tem novelas nos anos 80 e 90, ela pode ser considerada medalhão... os outros medalhinhas ainda.
Ono respondeu:
Se o JEC não ficar esperto, provavelmente vai rodar cedo ou tarde.
Fábio Cézar respondeu:
acredito que irá mais cedo ou tarde se adotar um novo modelo, eles vão aderir ao modelo internacional, passar a comprar o direito de obras literárias de sucesso e contratar roteiristas pra desenvolver a novela (que infelizmente a tendencia é q fique cada vez mais parecida com as séries) então não vai ter muito essa de novela do fulano, eles vão pegar algum livro com potencial pra virar novela e jogar para a equipe de roteiristas. A tendência é q todos os que n se adptarem rodem.
BRUNO comentou:
Depois de Duas Caras, Fina Estampa, Império, O Sétimo Guardião, farpas nas redes sociais, briga com alunos da sua Casa de Criação, insistência numa estória boba e sem graça, queria o que a Suzana Vieira de calças, hein?
André Cutrim comentou:
Diferente do Aguinaldo Silva, os autores citados na matéria escreveram para outros horários. Ambos sempre foram educados, com ética, independente de resultados. Já Aguinaldo Silva, não perdia a oportunidade de alfinetar os colegas de trabalho, vivia batendo no peito com arrogância que era o único que só escrevia para às 21h, além de gritar que tinha um super salário. Suas últimas novelas foram ruins, lembram de Cinquentinha? E até quando foi colaborador ( Tempos Modernos), não vingou. Se ele fosse mais humilde, poderia continuar na emissora.
Evelyn Mortmagus comentou:
Chegou a hora dessa emissora acabar, e seus programas imbeciloides irem junto para o ralo. É o preço a ser pago por idiotices como Faustão aos domingos goela a baixo....e as novelas que a anos vem denegrindo a sociedade.....
Sem contar que internamente a humilhação e a soberba sempre estiveram juntos destruindo carreiras por pessoas inescrupulosas...
O Brasil sem rede globo será melhor.
Wilson Borges comentou:
Como a maioria se posicionou, concordo que essas mudanças forçadas são em decorrência da não renovação de autores no horário das 21. Antigamente, a Globo colocava um autor novato e um medalhão para fazer supervisão dos textos. Isso vinha dando muito certo. Inclusive, vários desses, hoje medalhões, iniciaram assim. Mas parece que não querem mais esse tipo de projeto. Agora, acrescento algo fundamental para a qualidade das novelas terem caído nos dias de hoje: não temos mais grandes atores. Com todo respeito, uma coisa é você escrever para Suzana Vieira, Glória Menezes ou Tarcísio Meira; outra é escrever pra esses atores recém saídos de Malhação. Nossos grandes atores estão idosos, sem contar aqueles que já se foram. Isso pesa bastante na conta também!!!
Apresentada por Luiza Possi, atração vai ao ar aos sábados, ao meio-dia.
Documentário marca os cinco anos da morte do apresentador e traz depoimentos inéditos de familiares sobre os últimos momentos do apresentador.
Saiba mais sobre o personagem oferecido ao ator, que se destacou na segunda temporada de Rensga Hits!.
Manuela Dias garante que a personagem não será transformada em uma "boazinha".
Rejeitado, Rudá é vítima de petição online.
Confira outras novidades na programação da Globo na área músical.
A novela retorna à grade da Globo no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 2 de dezembro.
A emissora ainda não confirmou oficialmente o dia de exibição.
O Globo Esporte perderá cinco minutos de duração.
A novela está sendo adaptada pela roteirista Manuela Dias.
Marcos Mion grava temporada de verão do programa.
A edição vai comemorar os 50 anos de parceria do cantor com a Globo.
Inicialmente, a atriz foi cogitada para interpretar Heleninha.
Apresentadora mostra bastidor do local que o responsável pelo personagem fica durante o programa.
O projeto havia sido inicialmente apresentado à Globo em 2021, mas não avançou na emissora.
A emissora confirmou que a cobertura esportiva não terá um programa diário dedicado.