Folhetim escrito por Gloria Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho estreia em 10 de outubro.
A espera tá acabando! Travessia estreia em outubro e se você não aguenta mais de ansiedade pra ver os personagens da nova novela das 9, calma: temos detalhes e imagens!
Quer saber tudo sobre Brisa (Lucy Alves), Ari (Chay Suede), Oto (Romulo Estrela), Chiara (Jade Picon) e companhia?
Vem que a gente te conta tudo sobre esse novelão de Gloria Perez que está chegando!
Brisa, uma força da natureza!
Nossa protagonista é uma jovem que cresceu órfã no Maranhão e tirou desta ausência forças para se tornar uma mulher determinada e batalhadora.
Ela pulsa a cultura de seu estado: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi, quando não está jogando nas sete para garantir o próprio sustento.
Quando começa a história de Travessia, Ari e Brisa – e o filho Tonho (Vicente Alvite) – já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento. A dupla engatou um romance ainda na infância.
Já Ari é o filho adorado de dona Núbia (Drica Moraes), uma comerciante local que destinou todas as economias para dar ao menino condições de galgar um futuro melhor.
Ari estudou, se formou em arquitetura e, incentivado por Dante (Marcos Caruso), seu professor desde menino e mentor, se dedica à defesa do patrimônio histórico maranhense.
Quem não gosta nada disso é Núbia. Para ela, o filho “estudado” e promissor merecia coisa melhor do que gastar com esse casamento o tempo e o dinheiro que poderia estar usando para ser um homem bem-sucedido na capital São Luís, onde se formou.
Brisa não entende, já que é ela quem topa qualquer trabalho para garantir o sustento da família, enquanto Ari se aprimora em sua tese de doutorado.
Tudo muda quando Ari vai para o Rio de Janeiro.
Brisa, que apoia e confia nos planos de Ari, topa adiar a data do casamento. Só que ele demora tempo demais em terras fluminenses e passa a dar cada vez menos notícias.
A maranhense estranha o comportamento e, preocupada, decide ir atrás do rapaz.
Quando está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas acusam Brisa de ser uma sequestradora de crianças.
Trata-se de uma deepfake. Um vídeo foi editado de maneira despretensiosa e irresponsável, do outro lado do mundo, e o rosto da criminosa foi trocado pelo seu.
É nesse momento que o destino de Brisa cruza com o de Oto, um hacker, sem endereço fixo, meio nômade, que está em uma missão secreta em São Luís.
Sua estada na cidade deve ser o mais invisível possível, por isso ele se assusta ao se deparar com aquele tumulto no meio da rua.
Oto precisa sair dali rápido e sem chamar atenção. Ele consegue escapar, mas não tem ideia da “surpresa” que está levando consigo, no porta-malas do seu carro: Brisa.
O pesadelo de ambos começa. Há um clima de desconfiança e antipatia mútuo no ar. E um alto potencial de atração também, embora nenhum dos dois esteja consciente – ainda – disso. Juntos, com toda aquela tensão instaurada, eles seguem para o destino final, o Rio de Janeiro.
Em terras cariocas, Ari faz amizades e, através delas, conhece Chiara. Seus horizontes se ampliam e um mundo novo se descortina para ele.
Já Chiara, embora não dê o braço a torcer, logo se interessa pelo jovem vindo do Maranhão. Ela é uma menina mimada e manipuladora, acostumada a ter tudo o que quer.
É a filha de Guerra, dono da construtora que quer destruir o casarão histórico de São Luís.
Dono de uma construtora, o empresário rompe com seu sócio e melhor amigo após descobrir uma traição: noivo de Débora (Grazi Massafera), ele flagra a futura esposa na cama com Moretti.
O caminho encontrado é um acordo para que Moretti suma de vista. Quem costura esse acordo é Cidália (Cássia Kis), braço direito de Guerra na empresa.
Contrariado, mas sem saída, Moretti se muda para Portugal, onde passa a se dedicar ao remodelamento de prédios antigos.
E eles ficam cerca de 20 anos sem se ver.
Moretti convoca Oto para hackear Guerra e se vingar do desafeto: atrapalhar o maior projeto da construtora da qual foi sócio.
Ele não é o único.
Empenhado na preservação do patrimônio histórico do Maranhão, Ari aproveita um convite de hospedagem de Gil (Rafael Losso) – amigo que fez na internet graças ao fascínio do carioca pelos azulejos maranhenses – para ir ao Rio de Janeiro reunir provas contra Guerra e reencontrar Dante (Marcos Caruso).
Dante é para Ari uma referência. E o professor, por sua vez, vê o jovem como seu sucessor na luta pela preservação do patrimônio maranhense.
No Rio, Ari descobre que Gil namora Talita, que acaba de conquistar um emprego na construtora.
Talita é uma mulher inteligente e antenada, que cativa Guerra com seu tino para os negócios e ideias inovadoras, por isso vira uma peça importante para a empresa.
E torna-se estratégica também para Ari, já que por meio dela o maranhense conhece Chiara e, consequentemente, se aproxima mais rapidamente de Guerra.
Guida está de casamento marcado com Moretti. Eles se reencontraram há pouco tempo, mas são velhos conhecidos: anos atrás, o empresário foi namorado de Leonor, irmã de Guida.
Ela, por sua vez, está a caminho do país especialmente para participar da cerimônia depois de uma temporada no Canadá. Mas o reencontro das irmãs não é tão especial quanto elas esperam.
De personalidade brincalhona, Guida faz suspense sobre quem é seu noivo. Ela não faz de propósito. É uma mulher bem-humorada e, até então, tinha certeza de que Moretti era página virada na vida da irmã.
Quando Leonor descobre quem é o noivo, um mar de ressentimentos vem à tona. Mágoas antigas e profundas que nunca haviam sido verbalizadas aparecem, e a relação das duas, que parecia ser sólida e de cumplicidade, fica muito fragilizada.
A dupla é prima de Helô.
Casada com o professor de História Monteiro, com quem tem Theo (Ricardo Silva) e Isa (Duda Santos), Laís ela não tem tanto tempo para acompanhar de perto o dia a dia dos filhos.
Prefere colocar panos quentes sobre o que acontece debaixo de seu teto para que a coisa não se transforme em mais um problema que terá que resolver.
Enquanto isso, Theo cresce uma criança que é capaz de passar horas a fio trancada no quarto, à frente do computador, jogando games que provavelmente a mãe desconhece. Sua conexão com o mundo é a internet.
Já Isa, a filha mais velha, é uma adolescente alegre e sociável, que vive usando as mais variadas artimanhas para escapar das regras estipuladas pelo pai superprotetor.
Travessia é uma novela de Glória Perez e com direção geral de Mauro Mendonça e Filho. A novela estreia no dia 10 de outubro.