Cena emblemática foi ao ar em 1998.
Na próxima quarta-feira (30), o Canal Viva reprisa o capítulo de Torre de Babel em que a cena emblemática da explosão do Tropical Towers foi ao ar.
Lançada pela Globo em 1998, a novela provocou reações negativas de parte do público pelas inúmeras ousadias de Sílvio de Abreu. Além de abordar temas como homossexualidade e drogas, o autor colocou Glória Menezes e Tarcísio Meira como um casal em crise e Tony Ramos vivendo um personagem que mata a esposa com uma pá, logo no primeiro capítulo.
A explosão do shopping permitiu que três personagens rejeitados nas pesquisas da emissora morressem de uma só vez: Rafaela (Christiane Torloni), Leila (Silvia Pfeifer), e Guilherme (Marcello Antony). Já o corpo de Agenor, papel de Juca de Oliveira, fica desaparecido.
José Clementino (Tony), que planejou o atentado por cerca de 30 capítulos, vira um dos principais suspeitos e chega a ser preso, entregue pela filha Sandrinha (Adriana Esteves), a verdadeira culpada. Ao longo da trama, Ângela Vidal (Claudia Raia), Diolinda Falcão (Cleyde Yáconis) e Jamanta (Cacá Carvalho) também foram apontados como possíveis culpados.
Segundo o Viva, mais de 200 mil dólares em equipamentos de efeitos especiais foram importados pela Globo para as cenas da explosão, que durou aproximadamente seis minutos no ar. O capítulo de número 45 rendeu à Torre de Babel recorde de audiência e abriu caminho para a novela se tornar um grande sucesso.
O Viva exibe a novela de segunda a sábado, às 14h30, com reprise 1h15 da marugada.