"Todo mundo é bem-vindo", diz ele.
Com 73 anos de idade e quase 60 de carreira, Tony Ramos segue se reinventando a cada trabalho. Prova disso é que mesmo após inúmeras novelas, filmes, séries e minisséries de sucesso, ele encara um desafio completamente novo em "Novelei": além de ser sua primeira websérie, o projeto marca uma parceria inédita entre a Globo e o YouTube. De quebra, o veterano ainda contracena com jovens talentos que surgiram na internet e acumulam milhões de fãs.
"Eu sou um homem muito antenado com a tecnologia, mais do que possam imaginar", conta Tony no novo episódio do podcast Papo de Novela. Apesar de não ter conta em redes sociais, o ator refuta qualquer ideia de que seja ultrapassado:
"É que confunde-se isso à minha pessoa do ponto de vista de não ter rede social. Então as pessoas falam: 'Esse cara está fora, não conhece, é um jurássico'. Não, ao contrário. É que não é do meu perfil falar do dia a dia da minha vida. Não vou fotografar um prato de comida e dizer que estou num restaurante. Não vai aqui uma crítica, vai apenas uma constatação que não é do meu perfil. Só isso."
Um mundo sem novelas
A série, criada por Bia Braun e dirigida por Felipe Joffily, propõe pensar um Brasil sem a memória da teledramaturgia. Após um "bug" no sistema, todos perdem as lembranças das novelas - menos o assistente de produção Vitinho (Paulo Vieira), que convoca uma série de influenciadores para recriar 9 clássicos - de "Vale Tudo" (1988) à "Avenida Brasil" (2012). Na trama, Tony interpreta Seu Tony, um elo com o passado que resguarda e defende a telenovela. O time ainda conta com o apoio da Inteligência Artificial Susaninha, que tem a voz de ninguém menos que Susana Vieira.
"Por isso eu topei o 'Novelei': por resgatar e homenagear a telenovela; por falar da importância da cumplicidade de um produto como a telenovela com o seu espectador. Há uma cumplicidade nacional, e não importa a categoria social", explica Tony.
A estreia, já disponível no YouTube, conta ainda com as participações de Kéfera e Gretchen para recriar cenas marcantes de "Vale Tudo". A cada episódio da série, que vai ao ar todas as segundas-feiras, outras novelas serão regravadas.
Se por um lado, grandes astros da teledramaturgia abrilhantam o "Novelei", por outro, a série é estrelada também por novos atores e influenciadores que surgiram nas redes ao longo dos últimos anos, como Babu Carreira, Evandro Rodrigues, Gusta, Phellyx, Thalita Meneguim e muito mais.
No podcast, Tony conta como foi a troca de aprendizados entre os veteranos e a nova geração, e ainda faz uma longa reflexão sobre influenciadores que ganham projeção na internet e atuam como atores e atrizes em produções audiovisuais:
"Você pode ser um bom mestre de obras, mas não pode de repente entrar no CREA como engenheiro, acredito eu, sem ter uma qualificação de que passou pelos bancos acadêmicos, etc. Eu não estou dizendo que só uma universidade forma um ator, em absoluto. Um ator pode estar me ouvindo agora e não teve tempo ou chance de mostrar ser esse ator (...). Portanto, isso não inviabiliza o talento que está escondido, mas ele vai ter que seguir certas normas, porque senão você não moraliza essa relação. Então todo mundo é bem-vindo à minha profissão. Agora, aquele que vê uma cena de novela e fala: 'Isso aí é mole, vou lá, decoro e mando bala!'. Eu falo: 'Então está convidado, vamos lá!' (risos). Não é bem isso. Você tem que ter humildade suficiente para não se colocar no pedestal do mundo."