"Foi um salto qualitativo importante na telenovela brasileira", diz a dramaturga.
Em 2008, João Emanuel Carneiro fez sua estreia na faixa das 21h da Globo. A Favorita estreou com a audiência abaixo do esperado, mas engrenou após a revelação de que Flora (Patrícia Pilar) era a vilã. Os índices surpreenderam e a narrativa do folhetim marcou milhares de fãs.
Em entrevista para o jornal Extra, a autora Thelma Guedes elegeu a história de Flora e Donatela como a mais representativa nos 50 anos da Globo: “Foi um salto qualitativo importante na telenovela brasileira... A Favorita retirou o telespectador de um lugar confortável, de receber tudo mastigado e pronto. A incerteza inicial sobre as figuras da mocinha e da vilã era sensacional. Foi uma história extremamente bem elaborada, uma trama arriscada e moderna, com personagens cheios de sutileza e profundidade. Instigante e eletrizante! Não perdi um capítulo sequer. Fiquei apaixonada mesmo. Essa era uma novela que eu gostaria de ter escrito", admite Thelma, autora de sucessos como Cordel Encantado (2011) e Joia Rara (2013), ao lado de Duca Rachid.
O diretor de núcleo Ricardo Waddington também destacou a obra de João Emanuel Carneiro: "Tenho certeza que Avenida Brasil (2012) só foi possível porque João (Emanuel Carneiro) fez A Favorita. No início, o público estranhou, mas a trama foi um sucesso, principalmente depois da revelação entre Flora e Donatela. Era uma novela que contava com a inteligência do público, num diálogo diário com a plateia, sempre com revelações, mas sem perder a coerência", recordou o diretor.
12,1 pontos
Em pleno feriado, a edição especial de Cabocla manteve boa performance.
1,4 ponto
Chega Mais segue em situação delicada, com números próximos do traço.
Qual a Melhor Novela produzida em 2024?
Samuel comentou:
Concordo em gênero, número e grau. Melhor novela que assisti. Não conseguia perder. Flora e Donatela marcaram demais. Além de Dodi, Gonçalo, Irene idiota, Silveirinha, Lara, Halley, Cel, Orlandinho. Novela incrivel, merece todo reconhecimento. Superior a Avenida Brasil que so foi mais exaltada por ter mais elementos populares.
César Silva comentou:
Concordo em gênero, número e grau. Foi com certeza, uma das melhoras obras da dramaturgia da globo. Elenco excelente, direção primorosa e trilha sonora instrumental impecável. Até agora, é a melhor novela que o João Emanuel Carneiro escreveu (Avenida Brasil foi boa, mas não conseguiu superar A Favorita).
Sophia comentou:
JEC é genial! Eu também não perdi nenhum capítulo de A Favorita. Parabéns!
Vítor comentou:
Sem dúvida uma novela brutal. A melhor dos últimos tempos. Quanto a mim, bem superior a "Avenida Brasil" que se revelou um sucesso. "A Favorita" merecia bem mais esse reconhecimento do público. Era genial e o texto soberbo!
Thiago comentou:
Incrível como "A Favorita " realmente marcou, também considero a melhor novela de João Emanuel Carneiro , simplesmente imperdível, cheia de acontecimentos , ganchos que deixavam o público com aquele gosto de quero mais e uma história diferente da tradicional. Merece ser mais exaltada que "avenida Brasil " embora tenha sido ótima, perde no geral para a novela de estreia do gênio no horário nobre. Estou no aguardo de "a regra do jogo " que espero que traga a dignidade perdida com "babilônia" , essa novela disfarçada como inovadora e que no fundo apenas é rasa e desinteressante .
Marcelo Fantini comentou:
Joao Emanuel Carneiro é um genio... A Favorita é uma obra prima, principalmente sequencia total na qual Flora friamente mata a personagem de Walmor Chagas... Flora inesquecivel...
Gustavo comentou:
Assino embaixo. Aliás se tem prova definitiva de que audiência e qualidade não tem muito a ver uma com a outra, é "A Favorita" que penou na audiência na primeira metade por causa de um arremedo de novela chamado "Os Mutantes". Tive o desprazer de ser obrigado a ver aquele abacaxi enquanto esperava começar "O Aprendiz" na pontualíssima grade de programação da Record, e me surpreendi de ver como era mal escrita, mal dirigida e mal atuada. Fiquei sem entender até hoje como aquilo lá prejudicou a audiência de uma novela maravilhosa como "A Favorita". Pelo menos aqui no RS houve justiça e "A Favorita" foi o fenômeno que merecia ser, o maior desde "O Rei do Gado".
Critico comentou:
Para mim foi vale tudo e roque santeiro as melhores novelas da rede globo.
Pedro comentou:
Avenida Brasil não foi uma boa novela, mas a A Favorita foi. Avenida Brasil tinha muitos "furos".
Antonio Marques comentou:
Merecida a homenagem A Fovorita por que foi uma novela que no começo ninguem daria nada por ela,mais JEC virou o jogo e transformou um fenomeno de sucesso e foi a unica a fechar na meta de 40 pontos na epoca.
Gustavo respondeu:
Na verdade, como as antecessoras tiveram 47 (Páginas da Vida), 43 (Paraíso Tropical) e 41 (Duas Caras), teve gente na época achando que a novela tinha sido um fracasso. Até que veio Caminho das Índias, que gerou muita repercussão, moda e bordões famosos, e mesmo assim teve média de 39. Depois só caiu mais: Viver a Vida, Passione e Insensato Coração caíram e estacionaram nos 35/36. Daí vieram Fina Estampa e Avenida Brasil, consideradas grandes fenômenos com 39/40. Diante disso, hoje A Favorita é lembrada como bem-sucedida.
O telejornal terá novo pacote gráfico e irá ao ar todas as madrugadas.
Cantor também explica no programa quem inspirou a escolha do nome da filha.
No Hora do Faro ainda tem Ticiane Pinheiro e a mãe Helô agitando todas com os sucessos do Bonde do Tigrão no palco.
Cantores levam seus familiares para a brincadeira e comandam o musical do programa.
O Carioca voltará à Globo após um hiato de cinco anos.
Saiba mais sobre a sinopse da história idealizada por Rosane Svartman.
A emissora está em fase de reestruturação de sua grade esportiva, especialmente com a iminente saída de Cleber Machado.
Eliana, Rita Batista, Bela Gil e Tati Machado são as apresentadoras.
O ator foi convidado para participar do remake de Vale Tudo.
Em 2025, o narrador se dedicará integralmente ao Canal GB, sua plataforma no YouTube.
Há um impedimento judicial que impossibilita o retorno do reality show à programação.
Confira as curiosidades dos bastidores da próxima reprise da Globo.
Apresentada por Luiza Possi, atração vai ao ar aos sábados, ao meio-dia.
Documentário marca os cinco anos da morte do apresentador e traz depoimentos inéditos de familiares sobre os últimos momentos do apresentador.
Saiba mais sobre o personagem oferecido ao ator, que se destacou na segunda temporada de Rensga Hits!.
Manuela Dias garante que a personagem não será transformada em uma "boazinha".