As emoções dos próximos capítulos da novela de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes.
Depois de infringir a lei várias vezes em Nova Primavera, Sidney (Paulo Roque) voltou à cidade para extorquir Tadeu (Claudio Gabriel). Quem também está preocupada com esse retorno é Irene (Gloria Pires), afinal, o forasteiro é o seu principal aliado em alguns crimes cometidos por ela, como a morte da família do mecânico que sabotou o carro em que Daniel estava na noite em que morreu.
Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, Sidney se envolve em uma perseguição eletrizante com a polícia, mas acaba se dando mal. E vai acabar sobrando para a Irene... O podcast Papo de Novela conta o que vai acontecer nesse encontro e, também, explica por que Luigi (Rainer Cadete) será expulso de casa e fala tudo sobre o noivado de Lucinda (Debora Falabella) e Marino (Leandro Lima).
Em um embate com a polícia, Sidney é preso por Marino. Mas um advogado contratado por Irene o visita na prisão e diz que tem um plano de fuga. E com uma condição: Sidney deve sumir do mapa e nunca mais dar as caras em Novas Primavera. Claro que aceita.
Mas Sidney não cumpre o acordo! Ao fugir da prisão, ele vai para a casa de Tadeu e surpreende Irene dormindo:
"Eu sei que você mandou o Ramiro me matar, Irene. E agora quem vai morrer é você! Você me traiu e agora vai morrer!"
"Eu não traí ninguém, Sidney!! Eu mandei um advogado pra te ajudar a fugir. E mandei um monte de dinheiro! Se quiser, eu te dou mais, muito mais!"
Irene tenta jogar a culpa pra cima de Antônio La Selva (Tony Ramos), mas ele não quer saber de desculpas: "Agora deu! Cala essa boca! Você vai morrer!".
Mas nesse momento, Irene consegue fugir e os começam uma luta decisiva pela vida. Correndo pela casa, ela consegue alcançar uma faca e ameaça: "Se você der mais um passo, eu enfio essa faca no seu pescoço!". Mas ele não leva a sério e vai pra cima da inimiga.
Irene aproveita um momento de distração de Sidney e mata ele a facadas.
Hélio (Rafael Vitti) está com as mãos atadas, afinal, Agatha (Eliane Giardini) disse que ele precisa se casar com Petra (Debora Ozório), caso contrário, ela terá um fim terrível. Querendo salvar Petra, ele prepara um encontro romântico e pede a namorada em casamento.
Mais tarde, na fazenda, Petra revela ao italiano que foi pedido em casamento por Hélio e que por isso, gostaria de colocar o divórcio em ação. Mas para a surpresa da agrônoma, Luigi afirma:
"Scusa, Petra, ma... Io non vou dar o divorcio per te."
Luigi afirma que Hélio não é confiável e conta a sua suspeita de que ele é filho de Agatha. Mas Petra não acredita. O que eles não imaginam é que Agatha está escutando toda a conversa.
No outro dia, Agatha procura Petra e mostra uma pasta: "Infelizmente eu vou ter que revelar pra você tudo o que eu descobri sobre o Luigi, Petra. Está tudo documentado aqui. Estas são as provas de que o Luigi vem tirando dinheiro das empresas e enganando o seu pai desde que começou a trabalhar no grupo La Selva."
Petra não perde tempo e confronta Luigi sobre a descoberta. Ele admite que entrou na família com a finalidade de se dar bem, mas jura que nunca roubou um tostão da empresa. Com as "provas" em mãos, Petra toma uma decisão:
"O que importa é que agora eu sei quem você é de verdade, Luigi! E eu não vou admitir que você continue enganando a minha família! Eu quero que você vá embora desta casa hoje mesmo!"
"Io non vou deixar você casar com Hélio! Io non vou permitir que questo bandito ti faça sofrer!", diz o italiano.
Mas Petra está decidida e avisa, chorando:
"Quem tá me fazendo sofrer é você, Luigi! Eu quero que você arrume as malas e suma daqui!".
Criada por Walcyr Carrasco, e escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, a trama conta com o apoio de Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina em seu roteiro. Com a direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente, a produção tem João Paulo Jabur como diretor-geral e Luiz Henrique Rios como diretor artístico.
"Terra e Paixão" vai ao ar de segunda a sábado, a partir das 21h20 na TV Globo.