O programa é produzido pelo núcleo de Pedro Bial, responsável por documentários e outros programas da emissora.
De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a Globo decidiu cancelar a produção de uma edição especial do Som Brasil, que seria uma homenagem à cantora Marília Mendonça, que estava prevista para ir ao ar em novembro. A emissora está agora avaliando um novo tema para o programa.
O Som Brasil, que voltou à grade da Globo em 2022, é produzido pelo núcleo de Pedro Bial, responsável por documentários e outros programas da emissora.
O cancelamento da homenagem à Marília foi atribuído a dificuldades nas negociações com o elenco, que incluía cantores sertanejos e familiares de Marília, conhecida como a "rainha da sofrência". A família da cantora não desejava a participação de Maiara e Maraísa, que foram amigas próximas de Marília. Contudo, a Globo considerava a presença da dupla essencial para o programa.
Nos bastidores, a situação é tensa. Ruth Mendonça, mãe de Marília, e João Gustavo, seu irmão, romperam relações com as gêmeas sertanejas há cerca de um mês. O clima se agravou quando Maiara e Maraísa recusaram participar do show "This is Marília Mendonça", promovido pelo Spotify, que ocorrerá em outubro no Allianz Parque, em São Paulo. Após essa recusa, Ruth e João deixaram de seguir a dupla nas redes sociais.
João Gustavo fez críticas indiretas a Maiara e Maraísa em uma publicação nas redes sociais, mencionando a ausência delas no evento do Spotify. Ele expressou seu descontentamento, afirmando que estava "cansado" e que, quando decidisse se manifestar, falaria sobre tudo o que havia guardado.
A Globo foi procurada para comentar o cancelamento do especial, mas não se manifestou. A família de Marília Mendonça e a assessoria de Maiara e Maraísa também não responderam aos contatos da Folha de São Paulo.